Perfeição

cross salvation heaven

Existe uma divergência de opinião quanto o significado da perfeição cristã:

  • Alguns acreditam que o Senhor considera perfeito o homem que está vivendo com a plenitude do Senhor Espírito Santo. Portanto está completamente livre da escravidão do pecado, está vivendo sem pecar.
  • Outros acreditam que o Senhor considera perfeito o homem que deixou de pecar de forma habitual, deixou de ser “pecadeiro”. Neste caso o homem pode ser considerado perfeito por Deus mesmo cometendo pecados ocasionalmente.

Afinal quem está com a verdade? Quando o Senhor considera um homem perfeito?

Façamos algumas considerações. Você levaria para casa um carro zero Km que você acabou de comprar após o vendedor lhe dizer que ele apresentará pequenos defeitos ocasionalmente? Você levaria para casa uma televisão que você acabou de comprar após o vendedor lhe dizer que ela apresentará pequenas interferências na imagem apenas ocasionalmente?

Creio que a resposta de todos seria: Não, não levaria e exigiria um carro ou uma televisão que estivesse funcionando de forma “perfeita” sem nenhum defeito nem mesmo ocasionalmente.

Francamente, o mesmo critério que nós usamos para avaliar perfeição de coisas, nós usamos para avaliar para avaliar perfeição de pessoas.

Na verdade não consideramos perfeita uma pessoa que mente ocasionalmente ou que sente raiva de alguém ocasionalmente enfim na prática não consideramos perfeita uma pessoa que peca ocasionalmente.

Agora fica uma pergunta para aqueles que acreditam que o Senhor considera perfeita a pessoa que peca apenas ocasionalmente:

Será que nós somos mais exigentes do que o Senhor no que diz respeito à perfeição?

É bom lembrar que: “Raramente um pecado permanecerá só, ou restrito ao âmbito da transgressão de um preceito ou uma proibição da lei moral. Há sempre uma complicação da desobediência, que leva a consciência pervertida a uma extensão maior de enredamento, entrando em tentações maiores, pecando mais e mais. […]”. Carta 22, 1893. Cristo Triunfante, pág. 171

Pecado não é somente o que fazemos de errado, é pecado também todo pensamento e sentimento contrário à vontade de Deus. O pecado ocasional é um indicativo de que algo ainda está errado no coração do homem.

Perfeito para o Senhor é o homem que foi libertado pela graça de Deus tanto do pecado habitual como do pecado ocasional.

Parece que os homens não querem ter uma mudança radical na vida. Então estão tentando mudar o conceito de perfeição do Senhor para adaptá-lo a vida pecaminosa que levam. Esta atitude acalma a consciência no presente, mas conduz a morte no futuro. Misericórdia!

Este é o objetivo do Senhor para o homem: “A fim de que o homem de Deus seja perfeito e perfeitamente habilitado para toda boa obra.” 2 Tim. 3:17

Para alcançar esta perfeição, Deus proveu sua graça salvadora que atua na vida do homem, com o objetivo de torná-lo nova criatura em Cristo: “Para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo.” Fil. 2:15

Alguns afirmam que a perfeição que o Senhor espera de nós é uma perfeição na esfera humana. Perfeição na esfera humana é para estas pessoas um tipo de perfeição em que o Senhor considera perfeito mesmo o homem que peca apenas ocasionalmente. Nos textos que veremos a seguir, veremos que a perfeição na esfera humana não pode ser interpretada como sendo um tipo de perfeição com pecados ocasionais e sim uma perfeição que imita a vida de Cristo, que reflete o seu caráter:

“Como Deus é puro em Sua esfera, assim o homem deve ser na sua. E será puro, se Cristo, a esperança da glória, habitar no interior; pois ele imitará a vida de Cristo e refletirá Seu caráter. Obreiros Evangélicos, pág. 366.” Cuidado De Deus, pág. 16

“O ideal de Deus para Seus filhos é mais elevado do que possa alcançar o mais elevado pensamento humano. O Deus vivo deu em Sua santa lei uma transcrição de Seu caráter. O maior Mestre que o mundo já conheceu é Jesus Cristo. E qual a norma que Ele deu para ser alcançada por todos os que nEle crêem? – “Sede vós, pois, perfeitos, como é perfeito o vosso Pai, que está nos Céus.” Mat. 5:48. Como Deus é perfeito em Sua alta esfera de ação, assim pode o homem sê-lo em sua esfera humana. O ideal do caráter cristão é a semelhança com Cristo. À nossa frente se abre um caminho de progresso constante. Temos um objetivo a alcançar, uma norma a satisfazer, que incluem tudo que é bom, e puro, e nobre e elevado. Deve haver contínuo esforço e constante progresso para a frente e para cima, rumo da perfeição de caráter. Manuscrito 16, 1896.”  Cuidado De Deus pág. 178

O Senhor deseja que todos tenham um caráter perfeito que se “manifesta na ação perfeita”, não com pecado, nem mesmo ocasional:

“Os seres celestiais cooperarão com o agente humano que procura com fé decidida a perfeição de caráter que se manifeste na ação perfeita. A todo que se empenha nesta obra, Cristo diz: Estou à tua destra, para te auxiliar.” Parábolas De Jesus, pág. 332

“Como era Jesus revestido da natureza humana, assim pretende Deus que sejam os Seus seguidores. Cumpre-nos viver, em Sua força, a vida de pureza, a vida nobre vivida pelo Salvador.”  Testimonies, vol. 8, págs. 286 e 289. Filhos e Filhas de Deus pág. 21

“O Filho de Deus era irrepreensível. Precisamos ter como alvo essa perfeição, e vencer como Ele venceu, caso queiramos ter um lugar à Sua direita.”  Testimonies, vol. 3, pág. 336. Filhos e Filhas de Deus, pág. 154

“Portanto, sede perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste.” Mat. 5:48

Ellen G. White descreve este verso de Mateus 5:48 da seguinte forma:

 “O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o pensamento humano. “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.” Mat. 5:48. Este mandamento é uma promessa. O plano da redenção visa ao nosso completo libertamento do poder de Satanás. Cristo separa sempre do pecado a alma contrita. Veio para destruir as obras do diabo, e tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda alma arrependida, para guardá-la de pecar. 

A influência do tentador não deve ser considerada desculpa para qualquer má ação. Satanás rejubila quando ouve os professos seguidores de Cristo apresentarem desculpas quanto à sua deformidade de caráter. São essas escusas que levam ao pecado. Não há desculpas para pecar. Uma santa disposição, uma vida cristã, são acessíveis a todo filho de Deus, arrependido e crente. O ideal do caráter cristão, é a semelhança com Cristo. Como o Filho do homem foi perfeito em Sua vida, assim devem Seus seguidores ser perfeitos na sua. Jesus foi em todas as coisas feito semelhante a Seus irmãos. Tornou-Se carne, da mesma maneira que nós. Tinha fome, sede e fadiga. Sustentava-Se com alimento e refrigerava-Se pelo sono. Era Deus em carne. Ele compartilhou da sorte do homem; não obstante, foi o imaculado Filho de Deus. Seu caráter deve ser o nosso. Diz o Senhor dos que nEle crêem: “Neles habitarei, e entre eles andarei; e Eu serei o seu Deus e eles serão o Meu povo.” II Cor. 6:16. Cristo é a escada que Jacó viu, tendo a base na Terra, e o topo chegando à porta do Céu, ao próprio limiar da glória. Se aquela escada houvesse deixado de chegar à Terra, por um único degrau que fosse, teríamos ficado perdidos. Mas Cristo vem ter conosco onde nos achamos. Tomou nossa natureza e venceu, para que, revestindo-nos de Sua natureza, nós pudéssemos vencer. Feito “em semelhança da carne do pecado” (Rom. 8:3), viveu uma vida isenta de pecado. Agora, por Sua divindade, firma-Se ao trono do Céu, ao passo que, pela Sua humanidade, Se liga a nós. Manda-nos que, pela fé nEle, atinjamos à glória do caráter de Deus. Portanto, devemos ser perfeitos, assim como “é perfeito vosso Pai que está nos Céus”. Mat. 5:48.” DTN, pág. 311-312

Este texto define claramente que, para o Senhor, perfeição é a completa eliminação do pecado. Não existe no coração em que Cristo reina espaço para o pecado tanto o habitual como o ocasional:

  • “O plano da redenção visa ao nosso completo libertamento do poder de Satanás.”
  • Cristo “Tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda alma arrependida, para guardá-la de pecar.”
  • “Como o Filho do homem foi perfeito em Sua vida, assim devem Seus seguidores ser perfeitos na sua.”
  • “Não há desculpas para pecar.” DTN pág. 311-312

“Cristo não afirmou que o atingir a perfeição de caráter seja coisa fácil. É um conflito, uma batalha e uma marcha dia a dia. É por muita tribulação que entramos no reino do Céu. Para partilharmos com Cristo de Sua glória, precisamos participar de Seus sofrimentos. … Ele venceu por nós. Seremos, então, tímidos e covardes em face das provas que encontramos em nosso caminho?”  Filhos e Filhas de Deus, pág. 198

“Não nos devemos sentar, esperando que nos sobrevenha, por maneira miraculosa, uma mudança de caráter quando Jesus aparecer nas nuvens do céu com poder e grande glória.”  The Youth’s Instructor, 24 de agosto de 1893. Filhos e Filhas de Deus pág. 9

A natureza pecaminosa do homem será erradicada somente na glorificação, então até aquele dia nós continuaremos sendo susceptíveis ao pecado.

Com esta natureza enfraquecida, o homem mesmo após ter sido  libertado da escravidão do pecado pela graça de Deus, continuará necessitando e buscando a cada momento de sua vida, forças em Jesus para continuar livre da escravidão do pecado. Jamais existirá uma ocasião ou uma situação em que o homem possa dizer, “não preciso mais de Jesus.”

Outro detalhe importante é que a pessoa que atingiu a perfeição de caráter jamais dirá de uma forma arrogante que tem um caráter perfeito ou que está vivendo sem pecar por estarem contemplando a Jesus. Estas pessoas estarão sempre almejando mais e mais de Seu caráter e de Sua pureza e tendo uma opinião humilde a respeito de si mesmo. Esta condição de perfeição de caráter é “imperceptível” para aquele que a tem. Outras pessoas com as quais convive é que testificarão que este homem conhece e está andando com Jesus.

“Devemos conservar o Senhor sempre diante de nós. Os que fazem isso, andam com Deus, como fez Enoque, e imperceptivelmente para eles, tornam-se um com o Pai e o Filho.” Filhos e Filhas de Deus, pág. 296

“Todos nós, com cara descoberta, refletindo, como um espelho, a glória do Senhor, somos transformados de glória em glória, na mesma imagem, como pelo Espírito do Senhor.” II Cor. 3:18. “Devemos conservar o Senhor sempre diante de nós. Os que fazem isso, andam com Deus, como fez Enoque, e imperceptivelmente para eles, tornam-se um com o Pai e o Filho. Realiza-se dia a dia na mente e no coração uma mudança, e as inclinações naturais e os caminhos naturais são moldados segundo o caminho e o Espírito de Deus. Eles crescem em conhecimento espiritual, e vão-se desenvolvendo até à estatura completa de homens e mulheres em Cristo Jesus. Refletem para o mundo o caráter de Cristo e, permanecendo nEle e Ele neles, cumprem a missão para que foram chamados a ser filhos de Deus – tornam-se a luz do mundo, uma cidade edificada sobre um monte, que se não pode ocultar. “Nem se acende a candeia e se coloca debaixo do alqueire, mas, no velador, e dá luz a todos.” Mat. 5:15. Os que foram iluminados de cima, irradiam os brilhantes raios do Sol da Justiça.” The Youth’s Instructor, 25 de outubro de 1894.  Filhos e Filhas de Deus, pág. 296

Nos textos a seguir são fundamentais para compreendermos até que ponto o Senhor quer nos transformar:

“O homem não se elevará acima de suas concepções sobre a verdade, pureza e santidade.” Patriarcas e Profetas, pág.91

“Lembre-se de que nunca alcançará mais elevada norma que a que se propuser. Fixe pois alto seu alvo e passo a passo, embora com esforços dolorosos, abnegação e sacrifício, suba até ao topo a escada do progresso.” Parábolas de Jesus, pág. 331

“Jamais se levantará o homem acima de sua norma de pureza, de bondade ou de verdade.” Grande Conflito,  pág. 555

“O Senhor tem plenitude de graça para outorgar a todo aquele que quiser receber o dom celeste. O Espírito Santo levará as aptidões confiadas por Deus ao serviço de Cristo, e moldará e afeiçoará o instrumento humano segundo o modelo divino, na proporção em que o agente humano desejar a transformação. The Youth’s Instructor, 5 de julho de 1894.” Filhos e Filhas de Deus, pág. 28

Falamos de reavivamento, de busca do Senhor Espírito Santo, mas precisamos compreender que o reavivamento que necessitamos é o da “verdadeira piedade”. Também devemos compreender que a “verdadeira piedade” começa quando termina toda “transigência” com o pecado.

Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Buscá-lo, deve ser nossa primeira ocupação. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção.” Mensagens Escolhidas vol. 1 pág. 121

“A verdadeira piedade começa quando termina toda transigência com o pecado.” O Maior Discurso De Cristo pág. 91

É necessário e urgente pararmos de arrumar desculpas para o pecado. É o tempo oportuno de rogar ao nosso Deus para que Ele aumente nossa fé para que não tenhamos nenhuma “transigência” ou tolerância com o pecado. Que o Senhor nos ajude e guarde!

 “Tudo posso naquele que me fortalece” Fil. 4:13

“Cristo tomou a humanidade e suportou o ódio do mundo para que pudesse revelar a homens e mulheres que estes poderiam viver sem pecado, que suas palavras, atos, seu espírito, poderiam ser santificados para Deus. Podemos ser cristãos perfeitos se manifestarmos esse poder em nossa vida. Quando a luz do céu repousar sobre nós continuamente, representaremos a Cristo. Foi a justiça revelada em Sua vida que O distinguiu do mundo e despertou seu ódio. […] As palavras de Cristo são ditas para Seu povo em todas as épocas- para nós sobre quem o fim dos séculos é chegado.”- Manuscrito 97, 16 de outubro de 1909, “ Eu Sou a Videira Verdadeira”, sermão pregado em San José, Califórnia. Olhando Para O Alto MM, pág. 297.

“Quando Cristo vier, será então demasiado tarde para que os erros sejam corrigidos, demasiado tarde para que o caráter seja mudado, demasiado tarde para obter um caráter santo. Agora é o tempo da preparação; agora é o tempo em que podemos ter nossos defeitos removidos; agora é o tempo em que nossos pecados devem ser submetidos, de antemão ao juízo, ser confessados e pelo arrependimento obter perdão para nossos nomes. Que Deus ajude aqueles que ensinam a verdade a serem modelos de piedade, repletos de mansidão e de bons frutos. Carta 60, 1886. 26 de dezembro, Olhando Para o Alto pág. 367

“Quem não possui suficiente fé em Cristo para crer que Ele pode guardá-lo de pecar, não tem a fé necessária para entrar no reino de Deus.” Ellen G. White, Review and Herald, 10 de março de 1904 (Lição da Escola Sabatina 3° Trim. 1995 lição 7 pág.5)

“ Quem subsistirá no tempo de angústia? “Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo. Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. Satanás encontra nos corações humanos algum ponto em que pode obter apoio; algum desejo pecaminoso é acariciado, por meio do qual suas tentações asseguram a sua força. Mas Cristo declarou de Si mesmo: “Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em Mim.” João 14:30. Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia. O Grande Conflito, pág. 623.

“É requerida obediência exata, e os que dizem não ser possível levar uma vida perfeita, lançam sobre Deus a acusação de injustiça e falsidade.” – Reimpressões De Review and Herald, vol. 6pág. 519, ver também Review and Herald, 7de fevereiro de 1957, pág. 30. (Lição da Escola Sabatina, 2° trim. 1989, “Triunfo no Presente e Glória no Futuro” pág. 48

“Há esperança para cada um de nós, mas de uma só maneira – apegando-nos a Cristo e empregando toda energia para obter a perfeição de Seu caráter. Essa religião piegas que faz pouco do pecado, e só realça o amor de Deus pelo pecador, encoraja os pecadores a crer que Deus os salvará enquanto continuarem no pecado, sabendo que é pecado. É isso que estão fazendo muitos que professam crer na verdade presente.” Cristo Triunfante pág. 81

Deus seja louvado!

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: