Não há limites para a graça transformadora.

caminhando20para20deusCom a entrada do pecado no mundo, a natureza humana se tornou degradada e enfraquecida. A cada geração acontecimentos tornam evidentes o aumento desta degradação e enfraquecimento. Existem tendências para o mal, cultivadas, herdadas ou hereditárias. De certa forma uma geração transmite para outra geração o seu enfraquecimento e degradação.

Fato é que herdamos de nossos antepassados nossas propensões ou tendências para o mal, que nos levam a fazer coisas que desagradam a Deus. Nos levam a “um fútil procedimento”  que é, na verdade, um legado que nos foi deixado pelos nossos pais:

“Sabendo que não foi mediante coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados do vosso fútil procedimento que vossos pais vos legaram.” 1° Pedro 1:18

“Sabe, porém, isto: nos últimos dias, sobrevirão tempos difíceis, pois os homens serão egoístas, avarentos, jactanciosos, arrogantes, blasfemadores, desobedientes aos pais, ingratos, irreverentes, desafeiçoados, implacáveis, caluniadores, sem domínio de si, cruéis, inimigos do bem, traidores, atrevidos, enfatuados, mais amigos dos prazeres que amigos de Deus, tendo forma de piedade, negando-lhe, entretanto, o poder. Foge também destes.” 2° Timóteo 3:1-5

Todos os pecados relacionados no texto acima sempre estiveram presentes na humanidade após a queda de nossos primeiros pais. Os “últimos dias serão difíceis” devido o aumento da intensidade em que estes pecados acontecerão. Este aumento dá-se ao fato da de um grande período de tempo em que a humanidade foi se degradando e enfraquecendo mais e mais em todos os aspectos. A cada geração a natureza humana se torna mais corrompida e mais enfraquecida.

Mas será que existe algum estado de degradação humana no qual seja impossível, mesmo para Deus, a sua restauração completa?

Pensemos, a título de exemplo, em uma pessoa com tendências ao homossexualismo desde a infância. Este assumiu esta homossexualidade durante muitos anos tendo sempre vivido na ignorância do verdadeiro evangelho e do plano da salvação. Não importa aqui discutir os fatores que determinaram a homossexualidade desta pessoa em nosso exemplo, se esta condição foi cultivada pela própria pessoa ou pelo meio em que ela foi criada. O que realmente pretendemos entender e esclarecer é se existe algo capaz de resgatar esta pessoa destes desejos e práticas pervertidas que desagradam ao nosso Deus.

Imaginemos que esta pessoa é alcançada pelo o evangelho eterno e sente o desejo de uma mudança de vida. Descobre que os homossexuais que não buscarem em Deus uma mudança de vida não serão salvos (Ver 1 Coríntios 6:9). Então esta pessoa passa ter no coração a vontade de abandonar esse estilo de vida e viver em harmonia com a vontade do Senhor.

Agora perguntamos: A graça de Deus é ou não é capaz de restaurar completamente essa pessoa? Poderia a graça de Deus libertar essa pessoa não somente da prática do homossexualismo, mas também de seus desejos carnais?

Nosso Deus é justo! Nenhuma pessoa perderá a salvação por estar em uma condição da qual seria impossível escapar. A graça do nosso maravilhoso Deus pode salvar qualquer pessoa. Mesmo um homossexual terá sua vida completamente transformada se aceitar a Jesus Cristo como salvador em tempo oportuno.

Esta pessoa será libertada de seu estilo de vida pervertido, de seus desejos carnais, pela atuação regeneradora do nosso Senhor o Espírito Santo. Deus seja louvado!

“Pelas quais nos tem sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo.” 2° Pedro 1:4  Quando o homem aceita a Jesus como salvador o poder de Deus o tornará co-participante da natureza divina assim ele será libertado da corrupção das paixões que há no mundo.”

“Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.” Gálatas 5:16 – Aqueles que andam com o Senhor Espírito Santo não andam como escravos do pecado. O Senhor Espírito Santo é capaz de libertar qualquer pessoa que deseja e busca esta libertação.

“Se, porém, andarmos na luz, como ele esta na luz, mantemos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus, seu filho, nos purifica de todo pecado.” 1° João 1:7 – O sangue de Jesus nos purifica de todo pecado, esse texto não diz que o sangue de Jesus nos purifica de quase todo pecado.

“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho da Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gál. 2:20 – Cristo não habita no coração do homem juntamente com o pecado, Cristo é luz o pecado é trevas, a Luz expulsa as trevas, Cristo expulsa o pecado.

“Mas o fruto do Espírito é; amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.” Gál. 5:22-25   Aquele que está em Cristo Jesus, crucificou a carne, se tornou uma nova pessoa completamente livre da escravidão do pecado e permanecerá assim enquanto estiver em comunhão íntima com Cristo Jesus.

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” Tito 2:11-14 – A graça maravilhosa, transformadora está disponível a todos os homens para que possam ser libertados da escravidão do pecado. Lembre-se a graça está disponível para todos os homens, não existe exceção.

“Pois nós também, outrora, éramos néscios, desobedientes, escravos de toda sorte de paixões e prazeres, vivendo em malícia e inveja, odiosos e odiando-nos uns aos outros. Quando, porém, se manifestou a benignidade de Deus, nosso salvador, e o Seu amor para com todos, não por obras de justiça praticada por nós, mas segundo Sua misericórdia, Ele nos salvou mediante o lavar regenerador e renovador do Espírito Santo, que Ele derramou sobre nós ricamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador, a fim de que, justificados por graça, nos tornemos seus herdeiros, segundo a esperança da vida eterna.” Tito 3:3-7 – Os homens que almejam a salvação devem se submeter à ação regeneradora e renovadora do nosso Senhor Espírito Santo que o Senhor derramou ricamente sobre a humanidade.

Lembre-se! “Posso todas as coisas naquele que me fortalece.” Filipenses 4:13 

“O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” 1° Tessalonicenses 5:23

Nos próximos três textos veremos que o Senhor reconhece a luta que teremos que travar para a libertação dos nossos pecados, ao fato que seremos terrivelmente atacados pelo inimigo, mas no poder de Deus é prometido a vitória para todo aquele que se entregar a Jesus Cristo:

“O homem mortal não pode ler o coração do semelhante, e é muitas vezes enganado por meras aparências exteriores. Aquele, porém, que sabe ler o coração dos homens como livro aberto, nunca julga mal. Sempre julga com justiça, e sabe que atmosfera circunda a todo ser. Sabe como são muitas e ferozes as lutas da pessoa para vencer as tendências hereditárias, naturais, e os pecados que se tornaram comuns devido ao hábito da repetição.” Nos Lugares Celestiais, pág. 329

“Aquele que tem determinado entrar no reino espiritual verificará que todos os poderes e paixões da natureza não regenerada, apoiados pelas forças do reino das trevas, estão arregimentados contra ele. Ele precisa renovar a sua consagração cada dia, e cada dia batalhar contra o mal. Velhos hábitos, tendências hereditárias para o erro, lutarão para manter a supremacia, e contra isto deve eles estar sempre em guarda, lutando na força de Cristo pela vitória.” Atos Dos Apóstolos pág. 477

“Há tendências hereditárias e cultivadas para o mal que precisam ser vencidas. O apetite e a paixão devem ser postos sob o controle do Espírito Santo. Não há fim ao conflito do lado de cá da eternidade. Mas ao passo que há constantes batalhas a ferir, há também preciosas vitórias a ganhar; e o triunfo sobre o próprio eu e o pecado é tão valioso que nosso espírito não o pode apreciar.” Conselhos A9os Pais, Professores E Estudantes pág. 20

  • Promessas de vitórias no poder de Deus.

“Se alguém acaricia e cultiva tendências hereditárias para o mal, condescendendo com inclinações, apetites e paixões carnais, não poderá jamais entrar no reino de Deus. Mas a pessoa que se esforça por reprimir as más inclinações, que está disposta a ser governada pelo Espírito de Jesus Cristo, é transformada. […]” Cristo Triunfante, pág. 187

“Ao participarmos da natureza divina, são eliminadas do caráter as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e tornamo-nos um vivo poder para o bem. Sempre aprendendo do Mestre divino, participando diariamente de Sua natureza, cooperamos com Deus para vencer as tentações de Satanás. Deus atua, e o homem atua, para que este possa ser um com Cristo assim como Cristo é um com Deus. Então nos assentamos com Cristo nos lugares celestiais. A mente descansa com paz e segurança em Jesus.” SDA Bible Commentary, vol. 7, pág. 943. (Cuidado De Deus, pág. 366)

“Deus requer de todos a perfeição moral. Aqueles a quem se deram a luz e as oportunidades deviam, como mordomos de Deus, desejar a perfeição e nunca, nunca abaixar a norma da justiça para acomodar as tendências hereditárias e cultivadas para o mal. Cristo assumiu nossa natureza humana, e viveu nossa vida para mostrar-nos que podemos ser semelhantes a Ele. … Devíamos mesmo ser santos como Deus é santo; e quando compreendemos o pleno significado desta declaração, e pomos o coração na obra de Deus, para sermos santos como Ele o é, aproximar-nos-emos da norma estabelecida para cada pessoa em Cristo Jesus.” Carta 9, 1899. (Fé Pela Qual Eu Vivo, pág. 140)

“A vida cristã é uma batalha e uma marcha. Mas a vitória a ser ganha não é obtida por força humana. O campo de luta é o domínio do coração. A batalha que temos a ferir – a maior de quantas já foram travadas pelo homem – é a entrega do próprio eu à vontade de Deus, a sujeição do coração à soberania do amor. A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. As tendências hereditárias, os hábitos antigos, devem ser renunciados. Aquele que determina entrar no reino espiritual, verificará que todas as forças e paixões de uma natureza não regenerada, fortalecidas pelos poderes das trevas, acham-se arregimentadas contra ele. O egoísmo e o orgulho tomarão posição contra tudo que os aponte como pecado. Não podemos, de nós mesmos, vencer os maus desejos e hábitos que lutam pela predominância. Não nos é possível dominar o poderoso inimigo que nos mantém em escravidão. Unicamente Deus nos pode dar a vitória. Ele deseja que tenhamos o domínio de nós mesmos, de nossa vontade e de nossos caminhos. Ele não pode, todavia, operar em nós contra o nosso consentimento e cooperação. O Espírito divino opera mediante as faculdades e poderes conferidos ao homem. Nossas energias são requeridas A vitória não é ganha sem muita e fervorosa oração, sem a humilhação do próprio eu a cada passo. Nossa vontade não deve ser forçada a cooperar com os agentes celestes, mas voluntariamente sujeitada. Se fosse possível forçar sobre vós, com centuplicada intensidade, a influência do Espírito de Deus, isto não vos tornaria um cristão, um súdito apto para o Céu. A fortaleza de Satanás não seria abatida. A vontade deve ser colocada ao lado da vontade de Deus. Não sois capazes, por vós mesmos, de sujeitar vossos desígnios, desejos e inclinações à vontade de Deus; mas se permitires, Deus efetuará a obra por vós, destruindo até “os conselhos e toda altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo”. II Cor. 10:5. Haveis de então operar “vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a Sua boa vontade. Filip. 2:12 e 13.”  O Maior Discurso De Cristo, pág. 141-143

“A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. Os velhos caminhos, as tendências hereditárias, os hábitos antigos precisam ser abandonados; pois a graça não é herdada. O novo nascimento consiste em ter novos intuitos, novos gostos, novas tendências. Os que, pelo Espírito Santo, são gerados para uma nova vida, tornaram-se participantes da natureza divina, e em todos os seus hábitos e práticas evidenciarão sua relação com Cristo. Quando homens que alegam ser cristãos retêm todos os seus defeitos naturais de caráter e disposição, em que a sua posição difere da dos mundanos? Eles não apreciam a verdade como elemento santificador e refinador. Não nasceram de novo. […] A genuína conversão modifica as tendências hereditárias e cultivadas para o mal. A religião de Deus é uma textura firme, composta de inúmeros fios entrelaçados com tato e habilidade. Unicamente a sabedoria que provém de Deus pode completar essa textura. Há muitíssimas espécies de tecidos que a princípio têm excelente aspecto, mas não conseguem resistir à prova. Eles desbotam. As cores não são fixas. Sob o calor do verão elas se desvanecem e se dissipam. O tecido não suporta as asperezas do manuseio.” Maranata O Senhor Vem, pág. 235

  • A Fé Purifica Imperfeições Herdadas

“Os que, mediante uma inteligente compreensão das Escrituras, têm visão certa da cruz, os que na verdade crêem em Jesus, têm alicerce seguro para sua fé. Possuem aquela fé que opera por amor e purifica a alma de todas as suas imperfeições, hereditárias e cultivadas.” Testimonies, vol. 6, pág. 238. ( Mente Caráter E Personalidade pág. 146

“Conserva sempre a simplicidade de ação, mas põe alto tua norma para a harmoniosa manifestação e aperfeiçoamento de tuas faculdades mentais. Sê resoluto em corrigir toda e qualquer falta. Tendências hereditárias podem ser superadas – as rápidas, violentas explosões do temperamento de tal modo transformadas que essas manifestações, pela graça de Deus, serão completamente vencidas. Devemos, individualmente, considerar que estamos na oficina de Deus.” Carta 23, 1893. Mente Caráter e Personalidade, pág. 292

“É pelo Espírito Santo que o coração é purificado. Por meio do Espírito, o crente torna-se participante da natureza divina. Cristo concedeu o Seu Espírito como um poder divino para vencer todas as tendências para o mal, quer hereditárias, quer cultivadas, e imprimir na Igreja o Seu caráter. […]” Review and Herald, 19 de novembro de 1908.  (Minha Consagração Hoje, pág.46)

Não há desculpa para o pecado, circunstância, ambiente, natureza enfraquecida enfim nada pode ser usado como desculpa para o pecado. O homem que busca a graça de Deus pode vencer qualquer obstáculo e ser libertado do pecado. Vejamos esta declaração importantíssima da serva do Senhor, onde ela afirma que se houvesse uma justificativa para o pecado ele deixaria de ser pecado:

“O pecado é um intruso, e não pode ser oferecida razão alguma para sua existência. Desculpá-lo significa defendê-lo. Se fosse possível encontrar uma justificativa para ele, deixaria de ser pecado.” A Grande Esperança pág. 10-11

“Paulo dirige-se aqui a um povo cujo desenvolvimento não era proporcional a seus privilégios e oportunidades. Eles deviam ter estado capazes de suportar ouvir a positiva Palavra de Deus, mas se encontravam na posição em que estavam os discípulos quando Cristo lhes disse: “Ainda tenho muito que vos dizer, mas vós não o podeis suportar agora.” João 16:12. Eles deviam ter estado muito mais adiantados no conhecimento espiritual, aptos a compreender e praticar as mais elevadas verdades da Palavra; porém não estavam santificados. Haviam esquecido que precisavam purificar-se de suas tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e que não deviam nutrir atributos carnais.” Evangelismo, pág. 369

Qual será a geração que viverá a santidade “proporcional a seus privilégios e oportunidades” concedida por Deus? Que seja a nossa geração!

Vamos orar mais, pedir mais fé, vamos buscar uma vida realmente santificada, livre de qualquer pecado. Vamos acreditar e pregar para todos que existe um Deus maravilhoso capaz de libertar de todo e qualquer pecado.  Deus seja para sempre louvado!

Publicidade

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: