Reconciliação ou novo nascimento

novo nascimentoEstamos vivendo o fim dos tempos e infelizmente pendemos às piores escolhas. Em um extremo vemos Deus nos convidando a estar ao Seu lado demonstrando seu amor por nós, alertando sobre os perigos de viver pecando. Do outro lado vemos o pecado nos atraindo e fazendo-nos cair por tão pouco nos separando de Deus. Os versos a seguir demonstram claramente este contraste:

“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que não vos ouça.” Isaías 59:2

“Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus pela morte de seu Filho, muito mais, tendo sido já reconciliados, seremos salvos pela sua vida. E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.” Romanos 5:8-11

Com o surgimento do pecado criou-se um abismo entre o homem e Deus. O pecado nos separa do Senhor. Nosso maravilhoso Deus por nos amar muito tomou iniciativa para acabar com essa separação. “Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Cristo tornou possível a reconciliação do homem com Deus. Deus seja louvado!

O homem em pecado está condenado à morte e separado de Deus. Mas ao sentir o verdadeiro arrependimento e  aceitar a Jesus (fé genuína) como Seu salvador alcançará perdão e libertação dos pecados cometidos.

A salvação de Jesus Cristo abrange: O perdão dos pecados cometidos e libertação da condenação da morte eterna e da escravidão do próprio pecado. Somente aqueles que recebem do Senhor esta graça estão realmente reconciliados com Deus!

Temos que entender que o homem que persiste em continuar em pecado está separado de Deus, e não receberá o perdão. Aquele que busca ao Senhor somente para o perdão e não O busca para ser liberto do pecado não será nem mesmo perdoado. O verdadeiro arrependimento leva o homem a sentir tristeza pelo pecado. Este homem verdadeiramente arrependido clamará ao Senhor não somente pelo perdão, mas também para ser liberto do pecado. Juntamente com o perdão, o Senhor concede também orientações e poder para que o homem possa fazer Sua vontade e não pecar mais. (Ver João 8:11). Assim acontece o processo do homem reconciliado com Deus, perdoado e liberto do pecado. Deus seja louvado!

  • Quando deve ocorrer essa reconciliação?

“E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual agora alcançamos a reconciliação.” Romanos 5:11

O pecado nos separa de Deus então precisamos aceitar a obra que Ele quer realizar em nossa vida, nos purificando e retirando de nós de forma plena, o que nos separa do Senhor. A palavra de Deus é muito clara a reconciliação pode acontecer “agora”.

O Senhor nos ama muito e em reconhecimento a este amor grandioso vamos atender ao Seu convite para a reconciliação.

“Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, Não endureçais os vossos corações, como na provocação.” Hebreus 3:15

  • Como ocorre a reconciliação?

O poder através do qual o pecado é removido da vida do homem nos é concedido pelo nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo. A missão de Jesus é salvar os homens de seus pecados como se confirma nos versos a seguir:

“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21

“E bem sabeis que ele se manifestou para tirar os nossos pecados; e nele não há pecado.” 1 João 3:5

O sangue de Jesus nos purifica de todo o pecado:

“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.”  1 João 1:7

Mediante a graça que nos é oferecida por Deus somos purificados, reconciliados com Deus e preparados para a volta de Jesus:

“Porque a graça de Deus se há manifestado, trazendo salvação a todos os homens, ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Salvador Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras.”  Tito 2:11-14

  • Como viverá o homem reconciliado com Deus?

“Digo, porém: Andai em Espírito, e não cumprireis a concupiscência da carne.” Gálatas 5:16

“Sabendo isto, que o nosso homem velho foi com ele crucificado, para que o corpo do pecado seja desfeito, para que não sirvamos mais ao pecado.”  Romanos 6:6

“Assim também vós considerai-vos como mortos para o pecado, mas vivos para Deus em Cristo Jesus nosso Senhor. Não reine, portanto, o pecado em vosso corpo mortal, para lhe obedecerdes em suas concupiscências.” Romanos 6:11-12

“Qualquer que permanece nele não peca; qualquer que peca não o viu nem o conheceu.” 1 João 3:6

“Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.” 1 João 3:9

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não peca; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca.” 1 João 5:18

  • A quem pertence o homem que não está reconciliado com Deus?

“Quem comete o pecado é do diabo; porque o diabo peca desde o princípio. Para isto o Filho de Deus se manifestou: para desfazer as obras do diabo.” 1 João 3:8

A grande verdade é que o homem que permanece no pecado pertence ao diabo. Mas o nosso maravilhoso Deus nos oferece a reconciliação com Ele. Jesus Cristo veio ao nosso mundo  “para desfazer as obras do diabo,” e nos trazer libertação  do inimigo, nos transformar em servos de Deus.

Deus seja louvado!

“Ou que se apodere da minha força, e faça paz comigo; sim, que faça paz comigo.” Isaías 27:5

Que todos nós possamos ter uma compreensão clara e precisa do que é realmente estar reconciliado com Deus. Perdão e libertação total do pecado. Queridos irmãos que a oração de Davi seja a nossa oração:

“Cria em mim, ó Deus, um coração puro, e renova em mim um espírito reto.” Salmos 51:10

“Arrependimento para com Deus, por termos transgredido Sua lei, e fé em Jesus Cristo, são os únicos meios pelos quais podemos ser elevados à pureza de vida e reconciliação com Deus. Fossem compreendidos plenamente todos os pecados que trouxeram a ira de Deus sobre cidades e nações, veríamos serem o resultado de apetites e paixões não controlados.” No Deserto Da Tentação, pág. 88

“A atual e eterna felicidade do homem consiste em receber o amor de Deus e em guardar os mandamentos de Deus. Cristo é o nosso Redentor. Ele é o Verbo que Se fez carne, e habitou entre nós. É a fonte em que podemos ser lavados e purificados de toda impureza. É o dispendioso sacrifício que tem sido dado para a reconciliação do homem.” EXALTAI-0, MM 1992, pág. 233

“No novo nascimento o coração é posto em harmonia com Deus, ao colocar-se em conformidade com a Sua lei. Quando esta poderosa transformação se efetua no pecador, passou ele da morte para a vida, do pecado para a santidade, da transgressão e rebelião para a obediência e lealdade. Terminou a velha vida de afastamento de Deus, começando a nova vida de reconciliação, de fé e amor. Então, “a justiça da lei” se cumpre “em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Rom. 8:4. E a linguagem da alma será: “Oh! quanto amo a Tua lei! é a minha meditação em todo o dia.” Sal. 119:97. O Grande Conflito, pág. 468

Deus seja para sempre louvado!

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: