Agir como os bereanos
“Estes foram mais nobres do que os que estavam em Tessalônica, porque de bom grado receberam a Palavra, examinando cada dia nas Escrituras se estas coisas eram assim. De sorte que creram muitos deles, e também mulheres gregas da classe nobre, e não poucos varões.” Atos 17:11 e 12.
Os bereanos foram elogiados pelo apóstolo Paulo pelo fato deles, após receberem informações ou orientações deste apóstolo, recorriam à palavra de Deus e então verificavam se o que ouviram estavam em harmonia com a palavra de Deus.
Temos alguns estudos bíblicos onde citamos os bereanos como exemplo a serem seguido. Ensinamos que o nosso mestre maior é nosso Senhor Jesus Cristo e que todos devem verificar na bíblia se as informações que estão recebendo estão de acordo com a palavra de Deus. Ensinamos que devemos agir como os bereanos agiam.
- Os adventistas também devem fazer como os bereanos
É bom lembrar que esse exemplo dos bereanos deve ser seguido também por nós adventistas. Veremos a seguir um texto onde a serva do Senhor nos dá um precioso conselho:
“Satanás se esforça constantemente por atrair a atenção para o homem, em lugar de Deus. Induz o povo a olhar para os bispos, pastores, professores de teologia, como seus guias, em vez de examinarem as Escrituras a fim de, por si mesmos, aprenderem seu dever. Então, dominando o espírito desses dirigentes, pode influenciar as multidões de acordo com sua vontade.” Grande Conflito, pág. 595
Vejamos também um interessante artigo da revista adventista comentando a necessidade de cada crente “examinar por si mesmo” a Palavra de Deus:
“A igreja adventista nasceu como movimento de ruptura com a tradição, com a vontade particular e com todas as demais fontes externas que se sobrepunham às Escrituras como a Palavra viva de Deus. Essa igreja prega a necessidade de uma experiência individual de cada crente com a palavra. Não basta que se aprenda acerca de Deus na igreja, com os pastores e lendo livros. Cada crente precisa aprender por si mesmo a vontade de Deus, por meio de Sua Palavra. De acordo com Ellen White, é estratégia de Satanás levar os crentes “a olhar para os bispos, pastores, professores de teologia, como seus guias, em vez de examinarem as Escrituras a fim de, por si mesmos, aprenderem seu dever.” Nesse capítulo do livro, ela usa as expressões “por si mesmo” e “por nós mesmos” diversas vezes, enfatizando a experiência individual com a palavra de Deus como sendo indispensável e insubstituível. Essa experiência não é emocional nem formal. É viva, direta, inteligente e transformadora. Enquanto estuda as Escrituras, o crente não busca apenas uma experiência emocional que o faça se sentir feliz e confiante, confortado e tocado nos sentimentos. Em vez disso, essa experiência o envolve como um todo indivisível, incluindo o intelecto, que deve ser esclarecido e instruído com a verdade revelada.” Revista Ministério, nov/dez 2011, “As Escrituras e o reavivamento”, pág. 20
- Um bom motivo para seguirmos o exemplo dos bereanos
Fazendo uma análise da atitude dos bereanos, vemos que não é pecado conferir ou discordar das palavras que não estão de acordo com o evangelho eterno. Paulo sendo considerado um servo de Deus e suas atitudes e palavras assim demonstravam, elogiou a postura deles ao conferirem na bíblia o que havia pregado. A serva do Senhor descreveu assim os bereanos:
“A mente dos bereanos não se achava limitada pelo preconceito. Estavam dispostos a pesquisar a veracidade das doutrinas pregadas pelos apóstolos. Estudavam a Bíblia, não por curiosidade, mas para que pudessem aprender o que havia sido escrito a respeito do Messias prometido. Diariamente examinavam os relatos inspirados; e ao compararem texto com texto, anjos celestiais se colocavam ao lado deles, iluminando-lhes a mente e impressionando-lhes o coração. Onde quer que as verdades do evangelho sejam proclamadas, os que honestamente desejam proceder com retidão serão levados a exame diligente das Escrituras. Se nas cenas finais da história da Terra, aqueles a quem são proclamadas verdades decisivas seguissem o exemplo dos bereanos, examinando diariamente as Escrituras, e comparando com a Palavra de Deus as mensagens a eles levadas, haveria hoje em dia grande número de pessoas leais aos preceitos da lei de Deus, onde agora existem relativamente poucos. Mas quando são apresentadas verdades bíblicas impopulares, muitos se recusam a pesquisá-las. Embora incapazes de refutar os claros ensinos da Escritura, manifestam extrema relutância em estudar as evidências oferecidas. Alguns presumem que mesmo sendo essas doutrinas verdades incontestes, pouco importa aceitarem ou não a nova luz; e apegam-se a fábulas agradáveis usadas pelo inimigo para desviar as almas. Assim são suas mentes cegadas pelo erro, e eles ficam separados do Céu. Todos serão julgados de acordo com a luz que tem sido dada. O Senhor envia Seus embaixadores com a mensagem de salvação, e aos que ouvem Ele faz responsáveis pela maneira por que tratam as palavras de Seus servos. Os que sinceramente buscam a verdade pesquisarão cuidadosamente, à luz da Palavra de Deus, as doutrinas a eles apresentadas.” Atos dos Apóstolos, pág. 231-232
Não queremos desmerecer ou desrespeitar os servos ou ungidos do Senhor, que prontamente se entregam ao privilégio e responsabilidade de dividir o pão espiritual na casa de Deus. Também devemos lembrar que Jesus profetizou sobre os “falsos profetas” e Ele mesmo deu o conselho: “examinai as escrituras”. Não devemos confiar apenas nas pessoas “boas e superiores” e negligenciar o estudo por nós mesmos da palavra de Deus. Não devemos, neste tempo do fim, colocar nossa salvação nos conhecimentos humanos, mas devemos buscá-la na fonte. O texto a seguir nos chama atenção para algumas características de extrema importância:
“Grandes homens e mulheres, bem como pessoas professamente boas, podem realizar terríveis atos em seu preconceito e posição de exaltação própria, lisonjeando-se por estarem prestando um serviço a Deus. De nada resolve confiar neles. A verdade, a verdade bíblica, é o que vocês e eu queremos a todo custo. Como os nobres bereanos, desejamos esquadrinhar as Escrituras diariamente com fervorosa oração, para saber o que é a verdade e depois obedecer-lhe a qualquer custo, sem referência a pessoas superiores ou boas. Se a verdade está na Bíblia, podemos encontrá-la ali, assim como os grandes e bons da Terra. Minha prece é que Deus nos ajude a ser sábios para a salvação.”Carta 35b, 1877. Cristo Triunfante, MM 2002, pág. 77
Devemos realmente compreender e aceitar a necessidade de examinarmos a bíblia por nós mesmos guiados pelo nosso Senhor Espírito Santo. Muitos irmãos não tendo o gosto pela leitura da palavra de Deus estão aceitando ensinamentos que não estão em harmonia com a palavra de Deus. Alguns irmãos estudam a bíblia mas rejeitam as verdades reveladas claramente pela palavra de Deus que desmascaram as mentiras pregadas pelos pregadores populares. Nós não podemos deixar de ser o povo que segue o “assim diz o Senhor” para ser o povo que segue o “assim diz o pastor”ou “assim diz o doutor”. Devemos rejeitar todo ensinamento que não estiver fundamentado na palavra de Deus mesmo que esse ensinamento venha de um “pastor famoso” ou de um “doutor.”
Existe em nossos dias pregadores que estão pregando o que as pessoas querem ouvir e não o que elas precisam ouvir. Com esse tipo de pregação eles continuam famosos e também conduzindo os ouvintes, que não se comportam como os bereanos, para a perdição eterna.
Pregadores que “só realça o amor de Deus pelo pecador” e que assim os induz ao pensamento que nós poderemos obter a salvação mesmo tendo ainda alguns pecados não confessados e não abandonados.
“O que não podemos é ser pecadeiros” é o que muitos estão dizendo. Se tornou um jargão famoso em nosso meio para justificar nossa conduta de pecadores ocasionais. Será que o pecado ocasional não leva também o homem para a perdição?
Outro dia alguém muito conceituado na igreja me mandou uma mensagem na qual ele afirma que Cristo nos salvará da presença do pecado somente na glorificação. Será isso realmente verdade? Será realmente que o homem que ainda estiver com algum pecado não abandonado no momento em que Jesus estiver voltando poderá mesmo assim ser salvo?
Para encontrar respostas para essas indagações devemos com oração obedecer ao conselho do nosso mestre e salvador Jesus Cristo.
“Examinais as Escrituras, porque vós cuidais ter nelas a vida eterna, e são elas que de mim testificam.” João 5:39
Devemos orar e estudar muito para que não sejamos crentes e propagadores de uma “religião piegas” como se refere a Serva do Senhor:
“Há esperança para cada um de nós, mas de uma só maneira – apegando-nos a Cristo e empregando toda energia para obter a perfeição de Seu caráter. Essa religião piegas que faz pouco do pecado, e só realça o amor de Deus pelo pecador, encoraja os pecadores a crer que Deus os salvará enquanto continuarem no pecado, sabendo que é pecado. É isso que estão fazendo muitos que professam crer na verdade presente.” Cristo Triunfante, MM 2002, pág. 80
“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” Mateus 1:21
“Mas vós, irmãos, não estais em trevas, para que esse dia como ladrão vos apanhe de surpresa; porquanto vós todos sois filhos da luz e filhos do dia; nós não somos da noite, nem das trevas. Assim, pois, não durmamos como os demais; pelo contrário, vigiemos e sejamos sóbrios. […] O mesmo Deus da paz vos santifique em tudo; e o vosso espírito, alma e corpo sejam conservados íntegros e irrepreensíveis na vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.” I° Tessalonicenses 5:4-6 e 23
Deus seja para sempre louvado!
Deixe um comentário