Verdadeira Piedade: intolerância com o pecado
“Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se. Review and Herald, 25 de fevereiro de 1902.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 128
Nossa igreja tem atendido ao chamado do nosso Deus para um reavivamento e reforma. É muito importante que tenhamos pleno conhecimento do que é reavivamento e reforma. Outro fator importantíssimo é sabermos o que em nossa vida precisa ser reavivado e o que precisa ser reformado.
Alguém pode dizer que isto é uma coisa simples e evidente. E isso é verdade. Mas como explicar o fato da maioria não estar atenta para esses detalhes?
- Todos ou quase todos sabem o que é reavivamento e reforma – definição de reavivamento e reforma:
Segundo o texto inicial da serva do Senhor:
- Reavivamento: “Renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual.”
- Reforma: “Uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas.”
Agora será que todos “líderes e membros” sabem o que em nossa vida e em nossa igreja precisa ser reavivado e reformado?
- O que precisa ser reavivado
“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 121.” Eventos Finais, pág. 189
“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades.” Está muito claro que o que precisa ser reavivado é a “verdadeira piedade.” Não é realmente fácil definir piedade, mas nos ajudará muito saber quando começa a verdadeira piedade.
- Quando começa a verdadeira piedade:
“A verdadeira piedade começa quando termina toda transigência com o pecado.” O Maior Discurso de Cristo pág. 91
Precisamos falar e buscar o reavivamento pois é uma necessidade urgente confirmado no texto acima. Mas não podemos buscar reavivamento e reforma e continuar arrumando desculpas para o pecado. Culpamos nossa natureza, o meio em que vivemos e outras coisas mais e assim aceitamos como sendo inevitável essa miserável condição de escravos do pecado. Misericórdia Senhor! Somos tolerantes com o pecado e se não houver mudança de atitude de nossa parte, a verdadeira piedade não começará porque segundo a serva do Senhor, a verdadeira piedade começa quando termina toda transigência, tolerância, condescendência com o pecado.
- Somos transigentes ou tolerantes com o pecado
“Há outra questão mais importante que deveria ocupar a atenção das igrejas de hoje. O apóstolo Paulo declara que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. II Tim. 3:12. Por que é, pois, que a perseguição, em grande parte, parece adormentada? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, e portanto não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição.’ O grande Conflito, pág. 48
Acorde povo de Deus! O reavivamento e reforma que estamos buscando precisa ser coerente com o reavivamento e reforma esperado por Deus. Oremos para que a nosso desejo se alinhe com o verdadeiro reavivamento e reforma. Que seja nosso desejo buscar ao Senhor para que tenhamos mais conhecimento e mais fé para que assim seja eliminado na nossa vida toda tolerância com o pecado, porque somente assim acontecerá o reavivamento que mais precisamos , o reavivamento da primitiva piedade.
- O que precisa ser reformado:
Reforma: “Uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas.”
Sinceramente, quando falamos de reforma logo pensamos na alimentação, mas como vimos o conceito de reforma da serva do Senhor é mais abrangente. Precisamos reformar nossos “hábitos e práticas,” que acredito ser a reforma que diz respeito à questão da mordomia, cuidado do nosso corpo, tempo e os bens que o Senhor nos concede.
A reforma também abrange “uma mudança nas idéias e teorias.” Que idéias e teorias nossas precisam ser reformadas? Sem dúvida alguma podemos colocar aqui também aquelas idéias e teorias particulares complacentes com o pecado que precisam, pela graça de Deus, ser eliminadas de nossa vida.
Na décima crença fundamental da nossa igreja, A Experiência da Salvação, encontramos a seguinte declaração: “Por meio de Cristo somos justificados, adotados como filhos e filhas de Deus e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito nascemos de novo e somos santificados; o Espírito renova nossa mente escreve a lei de Deus, a lei de amor, em nosso coração, e recebemos o poder para levar uma vida santa. Permanecendo nEle, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no juízo”
Como vimos nos ensinamentos da nossa igreja que está fundamentada na palavra de Deus encontramos a possibilidade de libertação do domínio do pecado. O senhor Espírito Santo nos concede “o poder para levar uma vida santa.” Não precisamos e não podemos ter idéias e teorias PARTICULARES condescendentes com o pecado. A nossa igreja, que tem a palavra de Deus como regra de Fé, nos ensina que a libertação do pecado é possível.
- Haverá um reavivamento da verdadeira piedade
“Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus filhos. O Grande Conflito, pág. 464.” Eventos Finais, pág. 185
Peçamos ao Senhor para aumentar nossa fé para que possamos parar de ficar arrumando desculpas para o pecado e pelo poder de Deus eliminar todas idéias e teorias tolerantes com o pecado. Somente assim esta promessa maravilhosa do reavivamento da primitiva piedade poderá se cumprir em nossa geração. Que o Senhor nos ajude!
“O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o pensamento humano. “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.” Mat. 5:48. Este mandamento é uma promessa. O plano da redenção visa ao nosso completo libertamento do poder de Satanás. Cristo separa sempre do pecado a alma contrita. Veio para destruir as obras do diabo, e tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda alma arrependida, para guardá-la de pecar. A influência do tentador não deve ser considerada desculpa para qualquer má ação. Satanás rejubila quando ouve os professos seguidores de Cristo apresentarem desculpas quanto à sua deformidade de caráter. São essas escusas que levam ao pecado. Não há desculpas para pecar. Uma santa disposição, uma vida cristã, são acessíveis a todo filho de Deus, arrependido e crente.” O Desejado De Todas As Nações, pág. 311
Deus seja para sempre louvado!
Deixe um comentário