Verdadeira Piedade: intolerância com o pecado

natureza“Precisa haver um reavivamento e uma reforma, sob a ministração do Espírito Santo. Reavivamento e reforma são duas coisas diversas. Reavivamento significa renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual. Reforma significa uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas. A reforma não trará o bom fruto da justiça a menos que seja ligada com o reavivamento do Espírito. Reavivamento e reforma devem efetuar a obra que lhes é designada, e no realizá-la, precisam fundir-se. Review and Herald, 25 de fevereiro de 1902.” Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 128 

Nossa igreja tem atendido ao chamado do nosso Deus para um reavivamento e reforma. É muito importante que tenhamos pleno conhecimento do que é reavivamento e reforma. Outro fator importantíssimo é sabermos o que em nossa vida precisa ser reavivado e o que precisa ser reformado.

Alguém pode dizer que isto é uma coisa simples e evidente. E isso é verdade. Mas como explicar o fato da maioria não estar atenta para esses detalhes?

  • Todos ou quase todos sabem o que é reavivamento e reforma – definição de reavivamento e reforma:

Segundo o texto inicial da serva do Senhor:

  • Reavivamento:Renovação da vida espiritual, um avivamento das faculdades da mente e do coração, uma ressurreição da morte espiritual.”
  • Reforma: “Uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas.”

Agora será que todos “líderes e membros” sabem o que em nossa vida e em nossa igreja precisa ser reavivado e reformado? 

  • O que precisa ser reavivado

“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades. Importa haver diligente esforço para obter a bênção do Senhor, não porque Deus não esteja disposto a outorgá-la, mas porque nos encontramos carecidos de preparo para recebê-la. Nosso Pai celeste está mais disposto a dar Seu Espírito Santo àqueles que Lho peçam, do que pais terrenos o estão a dar boas dádivas a seus filhos. Cumpre-nos, porém, mediante confissão, humilhação, arrependimento e fervorosa oração, cumprir as condições estipuladas por Deus em Sua promessa para conceder-nos Sua bênção. Só podemos esperar um reavivamento em resposta à oração. Mensagens Escolhidas, vol. 1, pág. 121.” Eventos Finais, pág. 189

“Um reavivamento da verdadeira piedade entre nós, eis a maior e a mais urgente de todas as nossas necessidades.” Está muito claro que o que precisa ser reavivado é a “verdadeira piedade.” Não é realmente fácil definir  piedade, mas nos ajudará muito saber quando começa a verdadeira piedade.

  • Quando começa a verdadeira piedade:

“A verdadeira piedade começa quando termina toda transigência com o pecado.” O Maior Discurso de Cristo pág. 91

Precisamos falar e buscar o reavivamento pois é uma necessidade urgente confirmado no texto acima. Mas não podemos buscar reavivamento e reforma e continuar arrumando desculpas para o pecado. Culpamos nossa natureza, o meio em que vivemos e outras coisas mais e assim aceitamos como sendo inevitável essa miserável condição de escravos do pecado. Misericórdia Senhor! Somos tolerantes com o pecado e se não houver mudança de atitude de nossa parte, a verdadeira piedade não começará porque segundo a serva do Senhor, a verdadeira piedade começa quando termina toda transigência, tolerância, condescendência com o pecado.

  • Somos transigentes ou tolerantes com o pecado

“Há outra questão mais importante que deveria ocupar a atenção das igrejas de hoje. O apóstolo Paulo declara que “todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições”. II Tim. 3:12. Por que é, pois, que a perseguição, em grande parte, parece adormentada? A única razão é que a igreja se conformou com a norma do mundo, e portanto não suscita oposição. A religião que em nosso tempo prevalece não é do caráter puro e santo que assinalou a fé cristã nos dias de Cristo e Seus apóstolos. É unicamente por causa do espírito de transigência com o pecado, por serem as grandes verdades da Palavra de Deus tão indiferentemente consideradas, por haver tão pouca piedade vital na igreja, que o cristianismo, é aparentemente tão popular no mundo. Haja um reavivamento da fé e poder da igreja primitiva, e o espírito de opressão reviverá, reacendendo-se as fogueiras da perseguição.’ O grande Conflito, pág. 48

Acorde povo de Deus! O reavivamento e reforma que estamos buscando precisa ser coerente com o reavivamento e reforma esperado por Deus. Oremos para que a nosso desejo se alinhe com o verdadeiro reavivamento e reforma. Que seja nosso desejo buscar ao Senhor para que tenhamos mais conhecimento e mais fé para que assim seja  eliminado na nossa vida toda tolerância com  o pecado, porque somente assim acontecerá o reavivamento que mais precisamos , o reavivamento da primitiva piedade.

  • O que precisa ser reformado:

Reforma: “Uma reorganização, uma mudança nas idéias e teorias, hábitos e práticas.”

Sinceramente, quando falamos de reforma logo pensamos na alimentação, mas como vimos o conceito de reforma da serva do Senhor é mais abrangente. Precisamos reformar nossos “hábitos e práticas,” que acredito ser a reforma que diz respeito à questão da mordomia, cuidado do nosso corpo, tempo e os bens que o Senhor nos concede.

A reforma também abrange “uma mudança nas idéias e teorias.” Que idéias e teorias nossas precisam ser reformadas? Sem dúvida alguma podemos colocar aqui também aquelas idéias e teorias particulares complacentes com o pecado que precisam, pela graça de Deus, ser eliminadas de nossa vida.

Na décima crença fundamental da nossa igreja, A Experiência da Salvação, encontramos a seguinte declaração: “Por meio de Cristo somos justificados, adotados como filhos e filhas de Deus e libertados do domínio do pecado. Por meio do Espírito nascemos de novo e somos santificados; o Espírito renova nossa mente escreve a lei de Deus, a lei de amor, em nosso coração, e recebemos o poder para levar uma vida santa. Permanecendo nEle, tornamo-nos participantes da natureza divina e temos a certeza da salvação agora e no juízo”

Como vimos nos ensinamentos da nossa igreja que está fundamentada na palavra de Deus encontramos a possibilidade de libertação do domínio do pecado. O senhor Espírito Santo nos concede  “o poder para levar uma vida santa. Não precisamos e não podemos ter idéias e teorias PARTICULARES condescendentes com o pecado. A nossa igreja, que tem a palavra de Deus como regra de Fé, nos ensina que a libertação do pecado é possível.

  • Haverá um reavivamento da verdadeira piedade

“Antes de os juízos finais de Deus caírem sobre a Terra, haverá, entre o povo do Senhor, tal avivamento da primitiva piedade como não fora testemunhado desde os tempos apostólicos. O Espírito e o poder de Deus serão derramados sobre Seus filhos. O Grande Conflito, pág. 464.” Eventos Finais, pág. 185

Peçamos ao Senhor para aumentar nossa fé para que possamos parar de ficar arrumando desculpas para o pecado e pelo poder de Deus eliminar todas idéias e teorias tolerantes com o pecado. Somente assim esta promessa maravilhosa do reavivamento da primitiva piedade poderá se cumprir em nossa geração. Que o Senhor nos ajude!

“O ideal de Deus para Seus filhos é mais alto do que pode alcançar o pensamento humano. “Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.” Mat. 5:48. Este mandamento é uma promessa. O plano da redenção visa ao nosso completo libertamento do poder de Satanás. Cristo separa sempre do pecado a alma contrita. Veio para destruir as obras do diabo, e tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda alma arrependida, para guardá-la de pecar. A influência do tentador não deve ser considerada desculpa para qualquer má ação. Satanás rejubila quando ouve os professos seguidores de Cristo apresentarem desculpas quanto à sua deformidade de caráter. São essas escusas que levam ao pecado. Não há desculpas para pecar. Uma santa disposição, uma vida cristã, são acessíveis a todo filho de Deus, arrependido e crente.” O Desejado De Todas As Nações, pág. 311

Deus seja para sempre louvado!

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: