A Palavra: a base do reavivamento

Palavra Luz

Somos criacionistas, por isso acreditamos que todas as coisas foram criadas por Deus. Nós, Adventistas do 7° Dia, acreditamos também que o Senhor criou todas as coisas aqui na Terra  em 6 dias, descansou no 7°, abençoou-o e santificou-o. (Gênesis 2:7).

Leiamos a seguir um texto esclarecedor da lição da escola sabatina desta semana, reafirmando nossa crença  no poder de criação da palavra de Deus:

“Há valor sábio conselho do ser humano. Todos já fomos ajudados pelos conselhos de outros. O problema é que o conselho humano não tem o poder de realizar a transformação que a Palavra de Deus opera. A Palavra de Deus é um vivo, dinâmico e poderoso agente de transformação. O mesmo poder que estava na palavra  pronunciada por Deus na criação está na Palavra escrita de Deus. Ao aceitar os mandamentos e promessas de Deus pela fé, recebemos o poder do Espírito Santo para fazer a vontade de Cristo.

“A energia criadora que trouxe à existência os mundos está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder e gera vida. Cada ordenança é uma promessa; aceita voluntariamente, recebida na alma, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza restaurando-a à imagem de Deus.” (Ellen G. White, Educação, p. 126)

Uma leitura casual da Palavra de Deus muito raramente produz reavivamento espiritual. Estudar a Bíblia para provar uma teoria, ou para convencer alguém de seus erros, produz bem pouco beneficio para nossa vida espiritual. A transformação ocorre quando em oração lemos a Palavra de Deus, pedindo que o Espírito Santo nos dê poder para ser mais semelhantes a Jesus. A verdadeira transformação acontece quando pedimos que o Deus da Criação no recrie à Sua imagem. A mudança ocorre quando os ensinamentos de Jesus nas Escrituras se tornam parte de nossa vida, e vivemos “de toda palavra que procede da boca de Deus” (MT 4:4).” Lição E. S. 3° Trim. 2013, pág. 19 – Lição de Aluno, pág. 31 – Lição de Professor

 Ele confirma nossa crença no poder de criação da palavra pronunciada pelo Senhor e afirma de que existe o mesmo poder em Sua palavra escrita. Este poder na palavra escrita de Deus pode nos recriar e restaurar em nós a imagem de Deus. Deus seja louvado!

Não é isto realmente maravilhoso?

Da mesma forma que Deus que criou todas as coisas perfeitas, inclusive o homem perfeito, pelo poder de Sua palavra pronunciada, pode HOJE manifestar o mesmo poder através da palavra escrita e restaurar em nós a perfeição de caráter para nossa libertação da escravidão do pecado e restaurando em nós a imagem divina.

Louvado seja o Senhor! Isto significa que o mesmo poder que criou o homem livre do pecado, está a disposição HOJE, para libertá-lo. Assim o homem livre e transformado passa a viver em comunhão contínua, livre do pecado, enquanto estiver realmente fortalecido pela palavra de Deus.

Podemos agora entender melhor o porquê de Davi inspirado pelo Senhor escrever:

“Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti” Salmos 119:11

E entendemos ainda mais quando a serva do Senhor afirma que não existe desculpa para pecar:

 “A influência do tentador não deve ser considerada desculpa para qualquer má ação. Satanás rejubila quando ouve os professos seguidores de Cristo apresentarem desculpas quanto à sua deformidade de caráter. São essas escusas que levam ao pecado. Não há desculpas para pecar. Uma santa disposição, uma vida cristã, são acessíveis a todo filho de Deus, arrependido e crente.” O Desejado de Todas as Nações, pág. 311.

 Não haverá reavivamento se o pecado reinar em nossa vida. Há poder na oração e na Palavra de Deus para nossa libertação. A grande verdade é que, se estamos nos arrastando no pecado, é porque estamos negligenciando ou rejeitando o poder oferecido pelo Senhor que está a nossa disposição para nos libertar e restaurar como afirma o texto a seguir:

“Hebreus capítulo 4 está repleto de significado, especialmente o verso 12. Cada expressão, é significativa. Cada palavra é cheia de riquezas. Vamos estudá-lo, expressão por expressão, sentindo seu impacto prático em nossa vida hoje. “A Palavra de Deus é viva, e eficaz, e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes.” A Bíblia é a Palavra escrita, e Jesus é a Palavra viva (Jo 1:1,14). Jesus é o Verbo que Se fez carne. Se você quiser  descobrir como se parece a Palavra vivida na humanidade, olhe para Jesus. Sua Palavra é viva e concede vida. É uma palavra criadora (Sl 33:6,9). Na Palavra, encontramos o Cristo vivo por meio de Seu Espírito, e ele transforma nossa vida. Sua Palavra é eficaz. A palavra grega traduzida como eficaz e energes, da qual temos a palavra energia. Como Ellen G. White tão apropriadamente afirma: “A energia criadora que trouxe à existência os mundos, está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder e gera vida. Cada ordenança é uma promessa; aceita voluntariamente, recebida na alma, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, restaurando-a à imagem de Deus” (Educação, p. 126). Recriação requer o poder de criação, e esse  poder e encontrado na palavra de Deus.
A imagem de uma espada afiada ou de uma “espada de dois gumes” é uma expressão comum para Palavra de Deus (Ef 6:17;  Ap 1:16; 19:13-15). Essa expressão é seguida em Hebreus 4:12 por três pares: 1) alma e espírito; 2) juntas e medulas; 3) pensamentos e propósitos. Um estudo cuidadoso desses pares revela a profundidade de seu significado. Alma e espírito representam as faculdades espirituais; juntas e medulas as habilidades físicas; pensamentos e propósitos as faculdades mentais. A lição é que a palavra de Deus tem a capacidade criadora para transformar nossa natureza. Ela rege cada aspecto da vida e comportamento humanos.” Lição E. S. 3° Trim. 2013, pág. 37-38, (Comentário adicional na lição de professores)

Diante de tantas evidencias de que existe poder para restaurar em nós a imagem divina, fica difícil entender o porquê de sermos tão relutantes em acreditar que é possível para nós, agora, a libertação do pecado.

Tenhamos sabedoria, Irmãos! Oremos pedindo ao Senhor que aumente a nossa fé, que Ele elimine nossa cegueira espiritual para que possamos ver e aceitar a grande obra de restauração e de libertação do pecado. É uma obra maravilhosa que o Senhor quer realizar em nossa vida para que estejamos realmente preparados para volta do nosso Senhor Jesus.

“Assim como o sincero estudo da Bíblia gerou movimentos reavivamentistas no passado, acreditamos que isso acontecerá novamente nos últimos dias. O Espírito Santo Se moverá sobre uma geração de cristãos adventistas comprometidos que descobriram na Palavra de Deus a vontade dEle e tem paixão por anunciá-la ao mundo. Eles encontrarão graça, força e esperança em Sua Palavra e nela descobrirão os encantos incomparáveis de Cristo. Por isso, Deus honrará seu comprometimento derramando o Espírito Santo em abundância sobre eles e todo o mundo será iluminado com a glória da mensagem dos três anjos. O Espírito Santo será derramado sem medida, o evangelho será levado aos confins da Terra e Jesus Cristo voltará (Mat. 24:14).” Lição E. S. 3° Trim. 2013, pág. 17 – Lição de Aluno, pág 29 – Lição de Professor

“Os que se esforçam por obedecer a todos os mandamentos de Deus defrontarão oposição e escárnio. Apenas em Deus ser-lhes-á possível subsistir. A fim de suportarem a prova que diante deles está, devem compreender a vontade de Deus como se acha revelada em Sua Palavra; poderão honrá-Lo, unicamente, tendo uma concepção correta de Seu caráter, governo e propósitos, e agindo de acordo com estes. Pessoa alguma, a não ser os que fortaleceram o espírito com as verdades da Escritura, poderá resistir no último grande conflito.” O Grande Conflito, p. 593 – Lição E. S. 3° Trim. 2013, pág. 23 – Lição de Aluno, pág 35 – Lição de Professor

 O que a Palavra de Deus pode fazer em nossa vida:

“Olhando sempre a Jesus com os olhos da fé, seremos fortalecidos. Deus fará as mais preciosas revelações a Seu povo faminto e sequioso. Verificarão que Cristo é um Salvador pessoal. Ao alimentarem-se de Sua palavra, acharão que ela é espírito e vida. A palavra destrói a natureza carnal, terrena, e comunica nova vida em Cristo Jesus. O Espírito Santo vem ter com a alma como Consolador. Pela transformadora influência de Sua graça, a imagem de Deus se reproduz no discípulo; torna-se uma nova criatura. O amor toma o lugar do ódio, e o coração adquire a semelhança divina. É isto que significa viver “de toda a palavra que sai da boca de Deus”. Isto é comer o Pão que desce do Céu.” O Desejado de Todas as Nações, p. 391

“A vida espiritual precisa ser mantida pela comunhão com Cristo por meio de Sua Palavra. A mente precisa deter-se nela, o coração dela encher-se. A Palavra de Deus entesourada no coração e santamente nutrida e obedecida, por meio do poder da graça de Cristo pode tornar o homem justo, e justo conservá-lo; mas toda influência humana, toda invenção terrena é destituída de poder para comunicar força e sabedoria ao homem. Não pode refrear a paixão, ou corrigir a deformidade do caráter. A menos que a verdade de Deus reja o coração, a consciência é deformada. Nessas sociedades mundanas todavia a mente é desviada da Palavra de Deus. Os homens não são levados a torná-la seu estudo e o guia da vida.” Mensagens Escolhidas, v. 2, p. 125

 “Riquezas, honras terrestres e humana grandeza nunca poderão salvar uma alma da morte; Jesus Se propôs que nenhuma atração de natureza terrena levasse homens ao Seu lado. Unicamente a beleza da verdade celeste devia atrair os que O seguissem. O caráter do Messias fora desde há muito predito na profecia, e era Seu desejo que os homens O aceitassem em razão do testemunho da Palavra de Deus.” O Desejado de Todas as Nações, p. 43

Devemos considerar como sendo um privilégio nosso a oportunidade de revelar para o mundo o poder de criação existente na Palavra pronunciada de Deus. Como faremos isto? Revelando AGORA para todos, pelo nosso testemunho de uma vida completamente santificada, o mesmo poder transformador e restaurador existente na Palavra escrita de Deus. Será assim que a Terra será iluminada com os servos de Deus restaurados e transformados revelando o caráter de Cristo.

Deus seja louvado!

Anúncios

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: