Estudo Bíblico Para Adventistas

Sim, estudo bíblico para adventistas! Curioso que irei usar nesse estudo, alguns textos bíblicos muito utilizados pelos adventistas para ensinar, aos não adventistas, verdades importantes da palavra de Deus.
A grande maioria dos adventistas não acredita na possibilidade de plena libertação do pecado, esses adventistas não percebem alguns detalhes de textos bíblicos muito utilizados por eles quando estudam a bíblia com os não adventistas. A grande maioria dos adventistas usam esses textos fazendo uma aplicação somente para os não adventistas, não entendem que primeiramente devem fazer uma aplicação desses textos para nós adventistas. Veremos que esses textos, contém informações importantíssimas para nós. [[[Quando são utilizados textos bíblicos mostrando a necessidade de obedecer aos mandamentos de Deus, nós adventistas devemos ter em mente que essa não é uma necessidade apenas dos não adventistas, é uma necessidade nossa também, para que além de ensinar com palavras possamos ensinar também pelo testemunho. Mas é uma ironia o fato dos mesmos adventistas que ensinam a necessidade da obediência da lei de Deus sejam os mesmos que também ensinam e acreditam que a lei de Deus não pode ser plenamente obedecida. A grande maioria acredita que vamos continuar pecando, transgredindo a lei até Jesus voltar. Na verdade, parece que para muitos adventistas, guardar a lei de Deus se resume em observar o sábado. A seguir vou mostrar alguns desses textos e comentar como os adventistas usam esses textos sem perceberem neles, repito, mensagens importantíssimas para nós adventistas.
“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas? E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniquidade”. Mateus 7:21-23
Esse texto é muito usado por nós adventistas em estudos bíblicos. Normalmente usamos com o objetivo de mostrar que milagres, expulsar demônios, profetizar, curar, não é uma prova de que uma determinada igreja é verdadeira ou está com a verdade, porque muitos apesar de terem feitos essas coisas ouvirão de Deus: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim”. Agora um detalhe que passa desapercebido para muitos adventistas é o porquê Deus falou isso para essas pessoas!
Deus falou: “Nunca vos conheci; apartai-vos de mim”, porque essas pessoas estavam praticando a “iniquidade”, que é o mesmo que “transgressão da lei”.
Agora uma importantíssima pergunta: Serão apenas os não adventistas que poderão ouvir, “nunca vos conheci, apartai-vos de Mim”, por estarem praticando “iniquidade”, por estarem transgredindo a lei de Deus!
Os adventistas que defendem a crença de permanência no pecado, na transgressão da lei, até a volta de Jesus deveriam pensar seriamente nisso!
Não basta conhecer a lei de Deus, é preciso também buscar ser transformado pela graça de Deus de tal maneira, que passemos a viver obedecendo plenamente a lei do Senhor, mediante a graça de Deus, viver fazendo a vontade do nosso Pai.
INIQUIDADE = TRANSGRESSÃO DA LEI
“Qualquer que comete pecado, também comete iniquidade; porque o pecado é iniquidade”. 1 João 3:4
“Todo aquele que pratica o pecado também transgride a lei, porque o pecado é a transgressão da lei”. NAA, 1 João 3:4
Cristo veio nos salvar DOS nossos pecados e não NOS nossos pecados!
“Ela dará à luz um filho e você porá nele o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles”. Mateus 1:21
A graça de Deus pode nos remir de toda iniquidade, o pedido do salmista também deve ser o nosso pedido!
“Ele deu a Si mesmo por nós, a fim de nos remir de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, dedicado à prática de boas obras”. Tito 2:14
Pedido do salmista
“Lava-me completamente da minha iniquidade e purifica-me do meu pecado”. Salmos 51:2
Isaías 59:2
“Mas as vossas iniquidades fazem separação entre vós e o vosso Deus; e os vossos pecados encobrem o seu rosto de vós, para que vos não ouça”. Isaías 59:2
Geralmente usamos esse texto para mostrar o quão grave é o pecado, pelo fato dele nos separar de Deus.
Será que os adventistas que defendem que continuaremos, na iniquidade, pecando, até Jesus voltar, entendem que esses pecados, na verdade estão os separando de Deus e serão encontrados por Jesus quando Ele voltar separados de Deus e não salvos?
Será que eles entendem que mesmo um pouco de pecado, um pouco de iniquidade pode nos separar de Deus? Lembrando que “pouco” é relativo!
“Se eu atender à iniquidade no meu coração, o Senhor não me ouvirá”. Salmos 66:18
Tiago 2:10
“Porque qualquer que guardar toda a lei, e tropeçar em um só ponto, tornou-se culpado de todos”. Tiago 2:10
Tiago 2:10, esse texto também é muito usado por nós adventistas em estudos bíblicos. Objetivo, mostrar que a quebra de um mandamento torna a pessoa culpada de todos. Normalmente usamos esse texto para falarmos da importância de se observar o sábado. Esse é o problema de muitos adventistas, focar apenas o sábado na lei! Não pensam que um não adventista poderia dizer, tudo bem entendo, mas e se você tiver guardando o sábado, mas não estiver observando algum dos outros mandamentos você também não é culpado de todos?
Os adventistas que defendem a crença de que somente na volta de Jesus ficaremos livres completamente de algum pecado, deveriam pensar que segundo Tiago 2:10, esse algum pecado que a pessoa ainda tem, a torna CULPADA DE TODOS os mandamentos. Pessoa ainda culpada pela quebra de todos os mandamentos está preparada para encontrar Jesus e ser salva?
Apocalipse 12:17 e Apocalipse 14:12
“E o dragão irou-se contra a mulher, e foi fazer guerra ao remanescente da sua semente, os que guardam os mandamentos de Deus, e têm o testemunho de Jesus Cristo”. Apocalipse 12:17
“Aqui está a paciência dos santos; aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus”. Apocalipse 14:12
Esses dois textos do Apocalipse também são muito usados por nós adventistas para mostrar uma importante característica da verdadeira igreja, guardar os mandamentos de Deus. Agora volto a chamar a atenção dos meus irmãos adventistas para o seguinte detalhe. O “remanescente” os “santos”, são os que guardam os mandamentos de Deus e não simplesmente os que conhecem a lei de Deus! Não simplesmente os que entendem que a lei de Deus não pode ser alterada!
Então seria bom os adventistas que defendem a crença de que vamos continuar no pecado, na transgressão da lei de Deus até Jesus voltar entenderem que dessa forma, eles não estarão fazendo parte do REMANESCENTE povo de Deus! Volto a frisar, o remanescente são os que guardam os mandamentos de Deus e não simplesmente os que conhecem a lei de Deus!
“Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumprir. Porque em verdade vos digo que, até que o céu e a terra passem, nem um jota ou um til jamais passará da lei, sem que tudo seja cumprido. Qualquer, pois, que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens, será chamado o menor no reino dos céus; aquele, porém, que os cumprir e ensinar será chamado grande no reino dos céus”. Mateus 5:17-19
Texto usado por nós adventistas para provar que nem mesmo Jesus veio mudar a lei de Deus. O considerado menor no reino dos céus, é aquele que “que violar um destes mandamentos, por menor que seja, e assim ensinar aos homens”. E o maior no reino dos céus é aquele que “cumprir e ensinar” a lei de Deus.
Novamente volto a chamar a atenção dos meus irmãos adventistas que acreditam que continuaremos no pecado, na transgressão da lei de Deus até Jesus voltar. Esses irmãos precisam saber que não basta aceitar que Jesus não veio mudar a lei de Deus, é preciso cumprir, obedecer à lei de Deus e então ensinar. Esse “ensinar”, não é apenas um ensinamento teórico sobre obediência, mas sim, principalmente, ensinamento pelo testemunho de quem está obedecendo! Normalmente lemos o VIOLAR, apenas no sentido de MUDAR, mas pergunto: Nós somente violamos a lei de Deus quando mudamos alguma coisa nela? Ou violamos a lei de Deus também quando, desobedecemos, transgredimos ou infringimos algum mandamento? NÃO para a primeira pergunta SIM para a segunda! Aquele que estiver violando um dos mandamentos por menor que seja, não estará habilitado para o reino de Deus! Lembrem-se de Tiago 2:10
Provérbios 29:13
Usamos esse texto bíblico para mostrar a importância de confessar e deixar nossos pecados.
“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará; mas o que as confessa e deixa alcançará misericórdia”, Provérbios 28:13
Será que os adventistas que defendem que nós continuaremos pecado até Jesus voltar pensam que não precisamos deixar TODOS pecados?
Será que estão pensando que serão salvos, mesmo ficando com um pouquinho de pecado? Lembrando novamente que “pouquinho” é relativo!
Ezequiel 18:20
“A alma que pecar, essa morrerá; o filho não levará a maldade do pai, nem o pai levará a maldade do filho; a justiça do justo ficará sobre ele, e a impiedade do ímpio cairá sobre ele”. Ezequiel 18:20
“Porque o salário do pecado é a morte, mas o dom gratuito de Deus é a vida eterna, por Cristo Jesus nosso Senhor”. Romanos 6:23
Usamos Ezequiel 18:20 para mostrar que alma é uma pessoa e não algo que Deus deu ao homem. Sabemos que a pessoa morre porque o salário do pecado é a morte. Mas tem uma mensagem em Ezequiel 18:20 que muitos adventistas ainda não perceberam.
Será que os adventistas que afirmam que vamos continuar pecado até Jesus voltar acreditam que esses pecados que ainda cometem, não vai condená-los a morte? Será que esses adventistas acreditam que mesmo tendo pecados, que segundo eles, continuarão cometendo até Jesus voltar, não os condenará a morte e que apesar desses pecados herdarão a vida eterna?
Justos diante de Deus
“Porque justos diante de Deus não são aqueles que somente ouvem a lei, mas os que praticam a lei é que serão justificados”. Romanos 2:13
Será que os adventistas que acreditam que vamos continuar pecando até Jesus voltar, acreditam que serão considerados justos diante de Deus mesmo ainda em pecado? Justos diante de Deus mesmo ainda não estando praticando algum mandamento da lei de Deus? Para responder essas perguntas seria interessante essas pessoas lerem Ezequiel 33:13!
“Quando eu disser ao justo que certamente viverá, e ele, confiando na sua justiça, praticar iniquidade, não virão em memória todas as suas justiças, mas na sua iniquidade, que pratica, ele morrerá”. Ezequiel 33:13
Bom destacar que INIQUIDADE em Ezequiel 33:13 está no singular!
Sim salvos pela graça, não pelas obras!
Sim somos salvos pela graça e não pelas obras, mas precisamos entender que a graça de Deus opera em nós a salvação nos remindo de TODA iniquidade. Não deixando naquele que foi salvo pela graça de Deus nenhum resquício de iniquidade. As obras, a obediência é o resultado da salvação, não o meio!
“Portanto, ninguém será declarado justo diante dele baseando-se na obediência à lei, pois é mediante a lei que nos tornamos plenamente conscientes do pecado”. NVI, Romanos 3:20
“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens,
educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e Salvador Cristo Jesus, o qual a Si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. Tito 2:11-14
Textos usados para mostrar que a lei de Deus não foi abolida e deve ser obedecida!
“Nisto sabemos que amamos os filhos de Deus: quando amamos a Deus e praticamos os seus mandamentos. Porque este é o amor de Deus: que guardemos os seus mandamentos. E os seus mandamentos não são difíceis de guardar”. NAA, 1 João 5:2,3
“De tudo o que se ouviu, a conclusão é esta: tema a Deus e guarde os seus mandamentos, porque isto é o dever de cada pessoa”. Eclesiastes 12:13
“De tudo o que se tem ouvido, o fim é: Teme a Deus e guarda os seus mandamentos; porque este é o dever de todo homem”. Eclesiastes 12:13
“E nisto sabemos que o temos conhecido: se guardamos os seus mandamentos. Aquele que diz: “Eu o conheço”, mas não guarda os seus mandamentos, esse é mentiroso, e a verdade não está nele”. 1 João 2:3,4
Usamos os textos bíblicos que vimos para mostrar que a lei de Deus não foi abolida e que temos que obedecer a ela mediante o poder que Deus nos concede. Mas ironicamente a maioria dos adventistas que afirmam que a lei de Deus não foi abolida e deve ser obedecida, também afirmam que essa mesma lei não pode ser plenamente obedecida. Esses adventistas afirmam que vamos continuar pecando, continuar transgredindo a lei de Deus até Jesus voltar. Seria muito bom que esses adventistas lerem esses textos e então compreender que, em nenhum deles Deus afirma que basta conhecer a lei de Deus para ser salvo! Compreender também que obedecer a lei de Deus não se resume em guardar o sábado. Seria bom esses adventistas entenderem por exemplo a mensagem encontrada em 1 Timóteo 6:14 onde Deus nos orienta a guardar esse “mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo”.
“Que guardes este mandamento sem mácula e repreensão, até à aparição de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Timóteo 6:14
Essas palavras que Paulo escreveu para os judeus, hoje se aplicam perfeitamente para os adventistas!
“E confias que és guia dos cegos, luz dos que estão em trevas,
instruidor dos néscios, mestre de crianças, que tens a forma da ciência e da verdade na lei; tu, pois, que ensinas a outro, não te ensinas a ti mesmo? Tu, que pregas que não se deve furtar, furtas? Tu, que dizes que não se deve adulterar, adulteras? Tu, que abominas os ídolos, cometes sacrilégio? Tu, que te glorias na lei, desonras a Deus pela transgressão da lei? ARC, Romanos 2:19-23
“Se está convencido de que é guia de cegos, luz para os que estão em trevas instrutor de insensatos, mestre de crianças, porque tem na lei a expressão do conhecimento e da verdade; então você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo? Você, que prega contra o furto, furta? Você, que diz que não se deve adulterar, adultera? Você, que detesta ídolos, rouba-lhes os templos? Você, que se orgulha na lei, desonra a Deus, desobedecendo à lei? NVI, Romanos 2:19-23
Desperta professo povo de Deus!
Deixe um comentário