Alguém Pode Me Explicar

Sinceramente estou tendo dificuldades para entender certas coisas, gostaria muito da ajuda dos meus irmãos adventistas, para que se possível, me ajudarem entender certas questões!

“Eu guardo os mandamentos de Deus”

Primeira questão! Não entendo meus irmãos adventistas que, com toda segurança, sem a menor preocupação, afirmam que guardam os mandamentos de Deus!

 Eu não entendo porque a grande maioria desses adventistas que afirmam que guardam os mandamentos de Deus, também afirmam não existir a possibilidade de que uma pessoa possa passar a viver sem pecar!

Se pecado é transgressão da lei, I João 3:4. Então esses adventistas estão afirmando fazer uma coisa que eles mesmos não acreditam ter a possibilidade de que alguém possa fazer, de ser uma realidade na vida de alguém?

Dizem, eu guardo os mandamentos de Deus! Ao mesmo tempo dizem, não existe a possibilidade de alguém passe a viver sem pecar, que é o mesmo que dizer, não existe a possibilidade de alguém passe guardar os mandamentos de Deus!

Tenho dificuldade para compreender isso. Pergunto para os meus irmãos. Existe a possibilidade de a pessoa estar guardando a lei de Deus e ao mesmo tempo estar vivendo transgredindo essa lei? Não é uma coisa ou outra? Guardar ou transgredir?

Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha”. Lucas 11:23

“Não sabeis vós que a quem vos apresentardes por servos para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16

Ainda sobre a lei

Volto a frisar, a grande maioria dos adventistas não acredita na possibilidade de que alguém possa passar viver totalmente livre do pecado. Esses adventistas gostam muito de utilizar I João 1:8 e 1:10, onde Deus diz que aquele que afirma estar sem pecado é mentiroso, para tentar provar que essa possibilidade de plena libertação do pecado não existe.

Então não entendo, eles dizem, com razão, que não podemos falar que não temos pecado. Mas falar que está guardando a lei de Deus não é uma forma também de dizer que não temos pecado?

Se uma pessoa diz que guarda a lei de Deus, ela está não também afirmando que não tem pecado no presente, que não está pecando?

Lembrando que não existe a possibilidade de uma pessoa, estar guardando a lei, e ao mesmo tempo, estar transgredindo a lei, é uma coisa ou outra!

Na nossa relação com Deus, o Senhor é o Médico e nós somos os pacientes. Somente o Médico tem condições de dizer nossa condição, e indicar o tratamento necessário. O paciente não tem as condições necessárias para dar um laudo preciso, confiável, da sua própria condição, da sua saúde.

Sobre I João 1:8 e 1:10, entendo que o Senhor está apresentando ali um DIAGNÓSTICO, que não podemos jamais NEGAR, para então aceitarmos a solução para esse diagnóstico apresentada em 1 João 1:7 e 1:9. Nesse caso Deus apresenta primeiro a solução, o remédio, e logo em seguida nos diz porque precisamos daquela solução ou daquele remédio! Temos nesse site um artigo sobre 1 João.

Irmãos entendendo a abrangência da lei de Deus, entendendo que a lei se resume no amor, Mateus 22:37-40, então sabemos que, tudo que contraria o princípio do amor é pecado. Também compreendemos que somente Deus tem a capacidade de saber se uma pessoa está sem pecado ou não.

Na Palavra de Deus vemos o exemplo do jovem rico em Marcos 10:17-22 que comprova que realmente não temos condições de falar que guardamos os mandamentos de Deus. O jovem pergunta a Jesus o que  precisa para herdar a vida eterna, verso 17, Jesus menciona os dez mandamentos no verso 19, então no verso 10 esse jovem afirma com todo segurança que tem guardado a lei desde sua infância. No verso 21 Jesus fala claramente que ainda faltava uma coisa para esse jovem. Na verdade, esse jovem não guardava a lei de Deus como afirmava. Jesus mostra a ele o que faltava, esse jovem já estava transgredindo logo já o primeiro mandamento. “Não terás outros deuses diante de mim”. Êxodo 20:3. Esse jovem não amava Deus acima de todas as coisas, Lucas 10:27. Os muitos bens que possuía era um deus na vida desse jovem, ele amava mais sua riqueza do que a Deus. Não estava disposto a abrir mão de seus bens para seguir a Deus.

O que Jesus diria hoje para aqueles adventistas que dizem com toda segurança que guardam a lei de Deus?

Será que Ele diria apenas UMA coisa te falta? Ou Ele poderia dizer muitas coisas te falta?

O ideal nessa situação é fazer como o salmista, pedir a Deus que sonde nosso coração e examine nossos pensamentos, e que Ele nos guie no caminho da vida eterna. Somente Deus poder fazer isso!

“Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno”. Salmos 139: 23-24

Eu não entendo e novamente peço que algum irmão possa me explicar. Eu não tenho condição de falar que estou sem pecado, mas eu tenho condição de falar que guardo a lei de Deus?

Eu não posso falar que não tenho pecado, mas eu posso falar que guardo os mandamentos de Deus, que é a mesma coisa que eu falar que não tenho pecado?

O adventista que diz, com toda segurança, que guarda a lei de Deus, não é um laodiceano, que acha que está tudo bem, que não lhe falta coisa alguma, acha que é rico, mas que na verdade não sabe que é um “desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”?

Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu”. Apocalipse 3:17

Alguém poderia me explicar isso?

Graça Barata!

Normalmente chamamos de “graça barata” os protestantes que afirmam salvação pela graça, sem necessidade da lei, sem a necessidade de plena obediência. Realmente não precisamos da lei para sermos salvos, mas ninguém será salvo transgredindo a lei. Obediência o fruto da salvação, não o meio! Assim explicamos para os nossos irmãos não adventistas.

Novamente estou tendo dificuldade para compreender. Se “graça barata” é não aceitar a lei de Deus como estando ainda vigorando e que ainda precisa ser obedecida mediante a graça de Deus. É acreditar ser possível a salvação mesmo não estando guardando a lei de Deus.

Então eu novamente preciso de ajuda para entender!

Afinal a grande maioria dos adventistas que não acreditam na possibilidade e necessidade de plena libertação do pecado, não estão também ensinando “graça barata”?

Esses adventistas que não creditam na possibilidade de plena libertação do pecado, não estão fazendo como os não adventistas, ensinando salvação, na desobediência, na transgressão da lei? Isso também não é o que chamamos de “graça barata”?

Entendo que nós Adventistas do Sétimo Dia, precisamos compreender que a obediência dos mandamentos de Deus se resume no amor, e não apenas, na observância do sábado.

Mostramos para os não adventistas Tiago 2:10 para lhes advertir sobre a importância e necessidade de obediência a TODOS os mandamentos de Deus, porquê aquele que desobedecer a um mandamento torna-se culpado de todos. Mas normalmente quando fazemos isso temos em mente a necessidade da observância do sábado.

Seria constrangedor um não adventista entender e perguntar para um adventista o seguinte: Entendi, preciso obedecer ao mandamento do sábado, mas você está também ciente que Tiago 2:10 revela que você precisa obedecer ao quarto mandamento e também se preocupar com os outros nove?

Essa pergunta seria ainda mais constrangedora, se fosse feita para um dos adventistas que, na prática, não acredita na possibilidade de uma pessoa estar realmente guardando TODOS os mandamentos de Deus!

Jesus disse, “se me amardes, guardareis os meus mandamentos”, Ele não disse, se me amardes, conhecereis os meus mandamentos!

 “Se me amardes, guardareis os meus mandamentos”. João 14:15

Precisamos muito, muito mesmo, saber que não basta conhecer, é necessário também rogar a Deus forças e transformação a Deus para obedecer, obedecer plenamente! Precisamos entender a mensagem de Tiago 2:10 para nós adventistas também!

Que o Senhor nos guie na verdade, nos proteja das ciladas do inimigo! O fim está próximo, precisamos estar orando uns pelos os outros.

“Sede sóbrios; vigiai; porque o diabo, vosso adversário, anda em derredor, bramando como leão, buscando a quem possa tragar”. 1 Pedro 5:8

“E isto digo, conhecendo o tempo, que já é hora de despertarmos do sono; porque a nossa salvação está agora mais perto de nós do que quando aceitamos a fé”. Romanos 13:11

E já está próximo o fim de todas as coisas; portanto sede sóbrios e vigiai em oração”. 1 Pedro 4:7

Desperta professo povo de Deus!!!

Publicidade

No comments yet

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: