Somos Pecadores

Um indivíduo é considerado pecador somente após cometer o primeiro pecado ou já é considerado pecador mesmo antes de cometer o primeiro pecado?
Uma pessoa é considerada pecadora porque pecou ou pecou porque é pecadora?
Se eu disser que é a primeira opção então a pessoa antes de cometer o primeiro pecado não é considerada ainda uma pecadora.
Ema criança então não é considerada uma pecadora porque ainda não pecou!
A opção correta é a segunda, diz o salmista “em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”, Paulo escreveu afirmando que por natureza, por nascimento somos filhos da ira.
“Eis que em iniquidade fui formado, e em pecado me concebeu minha mãe”. Salmos 51:5
“Entre os quais todos nós também antes andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também”. Efésios 2:3
Na segunda opção, pecamos porque somos pecadores, então mesmo uma criança que ainda não pecou é uma pecadora;
Detalhe importante, uma criança nasce pecadora, mas não COM pecado!
Me lembro de ter falado isso para um irmão e ele então falou, “pecadora sem pecado?”
Sim pecadora sem pecado, eu disse para esse irmão que temos na natureza algo que exemplifica muito bem essa questão.
Um ESPINEIRO ao germinar ele não tem espinhos, mas é um espinheiro, com o passar do tempo os espinhos irão surgir nele NATUREALMENTE porque ele é um espinheiro.
Um espinheiro sem espinho ilustra muito bem uma criança pecadora sem pecados, com o passar do tempo, os PECADOS irão aparecer nela naturalmente porque ela é uma pecadora.
Mas Deus tem a solução para os espinheiros, para os pecadores, se tornar coparticipante da natureza divina.
“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”. 2 Pedro 1:4
Um MILAGRE pode ser realizado por Deus. Um espinheiro sem espinhos e produzindo frutos. Isso só é uma realidade quando Deus está atuando poderosamente sobre aquela pessoa. Enquanto esse milagre está acontecendo nossa natureza pecaminosa é SUBJUGADA. Se a pessoa se afasta de Deus ela volta NATURALMENTE produzir espinhos, pecados!
Na Bíblia vemos essa possibilidade da nossa natureza pecaminosa ser subjugada ou morta pelo poder de Deus em Colossenses 3:5.
“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria”. ARA, Colossenses 3:5
“Portanto, façam morrer as coisas pecaminosas e terrenas que estão dentro de vocês. Fiquem longe da imoralidade sexual, da impureza, da paixão sensual, dos desejos maus e da ganância, que é idolatria”. NVT, Colossenses 3:5
“Portanto, façam morrer tudo o que pertence à natureza terrena: imoralidade sexual, impureza, paixões, maus desejos e a avareza, que é idolatria”. NAA, Colossenses 3:5
Vejam que o Espírito de profecia fala de uma possibilidade de mudança da nossa natureza enquanto estivermos realmente em Deus, natureza corrompida para não mais corrompida, repito, somente enquanto a pessoa estiver vivendo com Cristo reinado em seu coração.
Alguém pode protestar e falar! “Não concordo, afinal pensando assim onde fica o livre arbítrio?”
O livre arbítrio é exercido na pessoa aceitar ou não essa transformação que Deus deseja operar em nós. Sem essa transformação não conseguimos evitar o pecado. Sem essa transformação a pessoa não recebe forças de Deus para resistir as tentações! 1 Cor. 10:13. Sim, à força para resistir é concedida por Deus, sem Deus não conseguimos nada, Jesus disse “porque sem mim nada podeis fazer”. João 15:5 Como receber forças para evitar o pecado, ter condições exercer o livre arbítrio e dizer não ao pecado, sem uma comunhão íntima com Cristo?
“Por si mesmo, o homem não pode fazer nada que seja bom. Disse Jesus: “Sem Mim nada podeis fazer.” João 15:5. A alma deve firmar-se em Deus”. MM 1999, E Recebereis Poder, p. 98
Deus não deseja fazer em nós uma obra superficial, Ele deseja atuar na raiz do problema, através de um milagre, subjugar nossa natureza carnal!
“A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida toda nova. Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo”. O Desejado de Todas as Nações, p. 172
Essa situação só vai mudar na glorificação. Na glorificação o que acontecia através de um milagre, se tornará NATURAL, devido ao fato de naquele momento nossa natureza pecaminosa ser definitivamente ERRADICADA.
Na glorificação nossa susceptibilidade ao pecado terá fim, os salvos serão revestidos de INCORRUPTIBILIDADE.
“Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade”. 1 Coríntios 15:53
“Por meio da obra redentora de Cristo, o governo de Deus fica justificado. O Onipotente é dado a conhecer como o Deus de amor. As acusações de Satanás são refutadas, e revelado seu caráter. A rebelião não se levantará segunda vez. O pecado jamais poderá entrar novamente no Universo. Todos estarão por todos os séculos garantidos contra a apostasia. Mediante o sacrifício feito pelo amor, os habitantes da Terra e do Céu se acham ligados a seu Criador por laços de indissolúvel união”. O Desejado de Todas as Nações, p. 26
“Nenhuma árvore da ciência do bem e do mal oferecerá oportunidade para a tentação. Não haverá ali tentador, nem possibilidade para o mal. Todos os caracteres resistiram à prova do mal, e nenhum será jamais susceptível ao seu poder”. Educação, p. 302
Levando em consideração tudo que vimos até agora quando um personagem bíblico se identificava como pecador ele estava reconhecendo que sem Deus ele vai inevitavelmente viver no pecado ou ele estava afirmando estar em uma condição que não pode ser mudada, nem mesmo pelo poder de Deus?
Esse personagem bíblico está afirmando que por mais que Deus atue na vida de uma pessoa nem mesmo Ele é capaz de livrar essa pessoa COMPLETAMENTE do pecado?
Seria interessante as pessoas que usam o termo “pecadores” entender que existe duas perspectivas para esse termo!
Pecador no sentido que está vivendo NO pecado, vivendo pecando!
E pecador no sentido de reconhecer que sem Deus o pecado reina por que é um pecador!
Nessa segunda opção ele não precisa estar vivendo no pecado para reconhecer que sem Deus ele vai viver dominado pelo pecado!
Sua experiência anterior sem Deus já provou isso!
Adventistas que não acreditam na possibilidade e necessidade de plena libertação do pecado, usam o fato de determinados personagens bíblicos afirmarem serem pecadores, pata tentar provar a impossibilidade da libertação do pecado. Esses adventistas dizem: Vejam Daniel, Abraão e outros homens justos diante de Deus e afirmavam serem pecadores.
Mas era essa a intenção desses homens? Eles estavam defendendo a impossibilidade da libertação do pecado, mostrando que ela não é necessária para Deus considerar alguém justo?
Eles estavam tentando mostrar que continuavam na prática do pecado? Ao afirmarem que eram pecadores eles estavam tentando provar que não existe possibilidade de mudança dessa condição?
Se não era essa intenção deles, esses adventistas estão usando as afirmações deles de forma equivocadas. Tudo indica que é exatamente isso que está acontecendo. Adventistas tentando de todas as maneiras defender salvação NO pecado. Na prática é isso que eles estão fazendo!
Afinal onde existe mais poder no pecado ou na graça de Deus?
“A lei foi introduzida para que a transgressão fosse ressaltada. Mas onde aumentou o pecado, transbordou a graça”. Romanos 5:20
“Sobreveio a lei para que avultasse a ofensa; mas onde abundou o pecado, superabundou a graça”. ARA, Romanos 5:20
O sangue do Cordeiro
“Respondi-lhe: meu Senhor, tu o sabes. Ele, então, me disse: São estes os que vêm da grande tribulação, lavaram suas vestiduras e as alvejaram no sangue do Cordeiro”. Apocalipse 7:14
Para a grande maioria dos adventistas, o sangue do Cordeiro não é poderoso o suficiente para alvejar, tornar brancas nossas vestes, mesmo passando pelo sangue do Cordeiro elas vão ficar ainda com resquício de sujeira, um pouco encardidas!
“Não deveriam os dons ser dedicados a um melhor fim do que foram até agora? Não deveria a confissão ser praticada e não deveríamos valer-nos do sangue de Cristo, que é capaz e está disposto a nos purificar de todo pecado?”MM 1983, Olhando Para o Alto, p. 368
Afinal, a promessa de que Deus enviou Jesus para nos remir de TODA iniquidade não é verdadeira?
“Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de TODO o pecado”. 1 João 1:7
“O qual a Si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de TODA iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras”. Tito 2:14
“Assim que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo”. 2 Coríntios 5:17
Para muitos adventistas nem todas as coisas velhas poderão realmente passar!
Algumas atitudes, alguns sentimentos que não estão em conformidade com a lei de Deus vai permanecer. Algumas coisas do velho homem continuaram nele, segundo essas pessoas 2 Coríntios 5:17 não descreve com exatidão o que realmente acontece na vida da pessoa transformada!
Cristo veio nos salvar dos nossos pecados.
“Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo DOS pecados deles”. Mateus 1:21
Vemos na Palavra de Deus a promessa de que Jesus viria para nos salvar DOS nossos pecados. Infelizmente para alguns, o poder de Cristo é subestimado e pensam que nem mesmo Ele pode nos salvar de TODOS pecados.
TUDO É POSSÍVEL PARA DEUS
“Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”. Marcos 10:27
“Porque para Deus nada é impossível”. Lucas 1:37
Enfim para a grande maioria dos adventistas, nem tudo é possível para Deus! Encontraram algo que não é possível para Deus. Nos libertar TOTALMENTE do pecado!
“Ora, àquele que é poderoso para vos guardar de tropeços e para vos apresentar com exultação, imaculados diante da sua glória”. Judas 24
Então para esses adventistas não é verdade a promessa em Judas 24!
Desperta professo povo de Deus!!!
Deixe um comentário