Relativismo Moral

“Fomos criados por Deus e devemos prestar contas a Ele por nossas ações. Ele estabeleceu verdades absolutas, mesmo em um mundo de ‘relativismo moral’”. Lição da E. S. 2º Trim. 2023, As três mensagens do Apocalipse, p. 90
Estamos vivendo nos últimos dias da história desse mundo de pecado. Para muitos, mesmo o conceito de pecado é discutido. Afinal o que é pecado? Muitos perguntam! Verdades absolutas, conceitos absolutos, do cristianismo que definem o que é certo, o que é errado, o que é pecado, é visto por muitos que defendem o relativismo moral, como sendo relativos!
Esse relativismo moral, que para muitos teólogos é definido como sendo um câncer na sociedade, está permitindo, a vinda sobre nosso mundo, de uma imensa avalanche de coisas que contraria os princípios do cristianismo, como sendo simplesmente coisas relativas. Errado para uns, mas aceitas como sendo coisas naturais, normais para outros.
O relativismo moral, acredito eu, é condenado por todos teólogos adventistas. Mas nosso inimigo é sutil, ele introduziu na mente de muitos teólogos adventistas um outro tipo de relativismo. O relativismo da perfeição! Esse tipo não permite a vinda sobre a igreja de toneladas de pecados, mas de um pouco sim. O inimigo não precisa fazer com que alguém, aceite muitos quilos de pecado (veneno), sabendo que apenas algumas gramas é suficiente para levar à morte eterna.
Perfeição relativa, perfeição em cada fase. Usam uma criança recém-nascida para explicar como é esse tipo de perfeição.
Uma criança ao nascer, não anda, não tem dentes, não fala, mas é perfeita naquela fase da vida. Isso é levado como exemplo de perfeição no plano espiritual. Uma pessoa ainda tem algumas imperfeições, como a criança que ainda não anda e não tem dentes, mas naquela sua fase de crescimento é vista por Deus como sendo perfeita. Vejam esse é um conceito de perfeição, mesmo para aquele que ainda possui algumas imperfeições.
Isso tipo de crença, mesmo que de forma inconsciente, prepara o caminho para a aceitação, como sendo uma coisa normal, “um pouco” de pecado. Lembrando que o conceito de “pouco” realmente é relativo também!
Ellen White realmente escreveu sobre perfeição em cada fase. “Nossa vida pode ser perfeita em cada fase de desenvolvimento”.
“A germinação da semente representa o início da vida espiritual, e o desenvolvimento da planta é uma bela figura do crescimento cristão. Como ocorre na natureza, assim é na graça; não pode haver vida sem crescimento. A planta precisa crescer ou morrer. Como seu crescimento é silencioso e imperceptível, mas constante, assim é o desenvolvimento da vida cristã. Nossa vida pode ser perfeita em cada fase de desenvolvimento; contudo haverá progresso contínuo, se o propósito de Deus se cumprir em nós. A santificação é obra de toda uma vida. Multiplicando-se as oportunidades, ampliar-se-á nossa experiência e nosso conhecimento crescerá. (Ellen G. White, Parábolas de Jesus, [CPB, 2021], P. 33)”. Lição da E. S. 2º Trim. 2023, As três mensagens do Apocalipse, p. 24
Agora uma coisa precisa ficar muito clara. Será que nessa perfeição em cada fase de desenvolvimento Ellen White estava também defendendo a perfeição relativa? Perfeição mesmo para aqueles que ainda estão transgredindo algum mandamento?
Os textos do Espírito de profecia que veremos a seguir provam que não, ela não estava defendendo perfeição relativa!
“Unicamente por fiel arrependimento serão perdoados os seus pecados; pois Deus não cobrirá o mal com as vestes de Sua justiça”. MM 1956, Filhos e Filhas de Deus, p. 13
A justiça de Cristo não pode ser usada para cobrir “pecados e faltas para ocultar a deformidade do caráter”.
“A única esperança de todo homem está em Jesus Cristo, que trouxe a veste de Sua justiça para pôr sobre o pecador que despisse as suas vestes de imundícia. … Todos quantos entrarem [pelas portas da cidade] trajarão as vestes da justiça de Cristo. […] Não haverá nenhuma cobertura de pecados e faltas para ocultar a deformidade do caráter; veste alguma será meio lavada; mas todas serão puras e imaculadas”. The Youth’s Instructor, 18 de agosto de 1886. (MM 1956, Filhos e Filhas de Deus, p. 66)
“Toda impureza de pensamento, toda paixão concupiscente, separa a alma de Deus; pois Cristo jamais pode pôr Sua veste de justiça sobre um pecador, para ocultar-lhe a deformidade”. MM 1962, Nossa Alta Vocação, p. 212
“Não é genuíno nenhum arrependimento que não opere a reforma. A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados; é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. Santidade é integridade para com Deus; é a inteira entregada alma e da vida para habitação dos princípios do Céu”. O Desejado De Todas As Nações, p. 555
“A santificação é obra de toda uma vida”.
Sim, a obra de toda uma vida, não somente essa, mas mesmo a vida eterna. Os alvos totalmente libertos do pecado, estarão crescendo sempre em santidade, tendo como padrão a infinita santidade de Deus.
“Habitar para sempre nesse lar de bem-aventuranças, trazer na alma, corpo e espírito não os traços do pecado e da maldição, mas a perfeita semelhança de nosso Criador, e através de eras eternas progredir em sabedoria, conhecimentos e santidade, explorando sempre novos campos do pensamento, sempre encontrando novas maravilhas e novas glórias, aumentando sempre a capacidade de saber e amar, e sabendo que há ainda diante de nós alegria, amor e sabedoria infinitos […]” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 55.
Voltemos ao exemplo de um recém-nascido.
No plano físico o crescimento é regido pela dependência de um fator, o fator TEMPO. Uma pessoa somente será perfeita em todos aspectos físicos, andar, falar, ter dentes cabelo. Depois de passado o tempo necessário para o seu desenvolvimento.
Agora faço uma importante pergunta: Também o plano espiritual é regido pelo mesmo fator, tempo? O poder de Deus também está limitado ao fator tempo?
Uma pessoa se entrega a Deus, deseja ser plenamente transformada, mas Deus lhe diz: Vou te transformar, no entanto preciso de muitos anos para efetuar, de forma cabal, essa transformação!
Essse pensamento do poder de Deus estar limitado ao fator tempo, não lhe parece uma aberração? Prestem muita atenção no texto a seguir!
“A obra de Cristo em purificar o leproso de sua terrível doença, é uma ilustração de Sua obra em libertar a alma do pecado. O homem que foi ter com Jesus estava cheio de lepra. O mortal veneno da moléstia penetrara-lhe todo o corpo. Os discípulos procuraram impedir o Mestre de o tocar; pois aquele que tocava num leproso, tornava-se por sua vez imundo. Pondo a mão sobre o doente, porém, Jesus não sofreu nenhuma contaminação. Seu contato comunicou poder vitalizante. Foi purificada a lepra. O mesmo se dá quanto à lepra do pecado – profundamente arraigada, mortal e impossível de ser purificada por poder humano. ‘Toda a cabeça está enferma e todo o coração fraco. Desde a planta do pé até a cabeça não há nele coisa sã, senão feridas, e inchaços, e chagas podres.’ Isa. 1:5 e 6. Mas Jesus, vindo habitar na humanidade, não recebe nenhuma contaminação. Sua presença tem virtude que cura o pecador. Quem quer que Lhe caia de joelhos aos pés, dizendo com fé: “Senhor, se quiseres, podes tornar-me limpo”, ouvirá a resposta: ‘Quero: sê limpo Mat. 8:2 e 3. Em alguns casos de cura, Jesus não concedeu imediatamente a bênção buscada. No caso da lepra, todavia, tão depressa foi feito o apelo, seguiu-se a promessa. Quando pedimos bênçãos terrestres, a resposta a nossa oração talvez seja retardada, ou Deus nos dê outra coisa que não aquilo que pedimos; não assim, porém, quando pedimos livramento do pecado. É Sua vontade limpar-nos dele, tornar-nos Seus filhos, e habilitar-nos a viver uma vida santa’”. O Desejado de Todas as Nações, p. 266.
Vejam, quando pedimos benção terrestres, “a resposta a nossa oração talvez seja retardada, ou Deus nos dê outra coisa que não aquilo que pedimos”. NÃO ASSIM, “porém, quando pedimos livramento do pecado!
Principalmente nós adventistas precisamos ter fé no poder de Deus para nos transformar, HOJE, o quanto antes, não precisando de muitos anos para fazer essa obra. Vejamos a seguir citações da nossa lição da Escola Sabatina enaltecendo o poder de Deus!
“Cada um de nós enfrenta batalhas contra a tentação todos os dias. Essas são as maravilhosas boas-novas: o mesmo Deus, que liberou Seu poder infinito para criar o mundo, libera esse mesmo poder infinito para derrotar as forças do inferno que travam as batalhas pela nossa alma. Jesus tem muito mais a oferecer do que uma derrota frustrante. Ele tem muito mais a oferecer do que repetidos fracassos. Ele tem muito mais a oferecer do que falhar repetidamente no mesmo obstáculo. A quem servimos? Ao Criador todo-poderoso com poder ilimitado e infinito. Esse poder é nosso quando o agarramos pela fé. Somos transformados, mudados e renovados pelo poder do criador”. Lição da E. S. 2º Trim. 2023, As três mensagens do Apocalipse, p. 87
“A palavra de Deus é um vivo, dinâmico e poderoso agente de transformação. O mesmo poder que estava na palavra pronunciada por Deus na criação está na palavra escrita de Deus. Ao aceitar os mandamentos e promessas de Deus pela fé, recebemos o poder do Espírito Santo para fazer a vontade de Cristo. ‘A energia criadora que trouxe à existência os mundos estão na palavra de Deus. Essa palavra comunica poder e gera vida. Cada ordenança é uma promessa; aceita voluntariamente, recebida na alma, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, restaurando-a à imagem de Deus. (Ellen G. White, Educação, p. 126). Lição da Escola Sabatina 3º Trim. 2013, Reavivamento e Reforma, p. 31
“O mesmo poder que estava na palavra pronunciada por Deus na criação está na palavra escrita de Deus. […] Essa palavra comunica poder e gera vida. Cada ordenança é uma promessa; aceita voluntariamente, recebida na alma, traz consigo a vida do Ser infinito”.
O mesmo poder criador da palavra de Deus está a nossa disposição para nos transformar e gerar nova vida, o mesmo Deus que nos criou tem poder para nos restaurar, nos recriar! Ele definitivamente não precisa de muitos anos para fazer essa transformação.
Mas por que nos arrastamos no tempo e as vezes nem mesmo vemos progresso no nosso desenvolvimento espiritual? Bom, se formos identificar a causa, o problema, uma coisa podemos já afirmar, não é por causa de uma suposta limitação do poder de Deus!
Cuidado com a perfeição relativa, vejam o que o verbo ‘temer’ (Ap. 14:7) phobeo, representa. Lealdade absoluta ao Criador e total rendição à Sua vontade”.
“A palavra grega no NT para o verbo ‘temer’ (Ap. 14:7) é phobeo […]. Ela transmite a ideia de lealdade absoluta ao Criador e total rendição à Sua vontade”. Lição da E. S. 2º Trim. 2023, As três mensagens do Apocalipse, p. 44
QUASE SALVO
“Alguns há, que parece sempre buscarem a pérola celestial. Não renunciam, porém, completamente a seus maus hábitos. Não morrem para o próprio eu, para que Cristo viva neles. Por este motivo, não acham a pérola valiosa. Não venceram sua ambição profana e seu amor às atrações do mundo. Não tomam a cruz e não seguem a Cristo no caminho da abnegação e sacrifício. Quase cristãos mas não plenamente, parecem estar perto do reino do Céu, mas não podem ali entrar. Quase, mas não completamente salvos, significa estar não quase, porém completamente perdidos”. Parábolas de Jesus, p. 118
Cuidado com a perfeição relativa, vimos como estão os que não “Não renunciam, porém, completamente a seus maus hábitos. Não morrem para o próprio eu, para que Cristo viva neles”.
“Quase cristãos mas não plenamente, parecem estar perto do reino do Céu, mas não podem ali entrar. Quase, mas não completamente salvos, significa estar não quase, porém completamente perdidos”.
“É nosso privilégio crer que Seu sangue pode nos purificar de toda mancha e mácula de pecado. Não devemos limitar o poder do Santo de Israel”. MM 2013, Perto do Céu, p. 370
“É requerida obediência exata, e os que dizem não ser possível levar uma vida perfeita, lançam sobre Deus a acusação de injustiça e falsidade”. EGW, (Lição da Escola Sabatina, 2° trim. 1989, “Triunfo no Presente e Glória no Futuro” p. 48
“O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras” Tito 2:14
“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. 1 João 2:6
“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. Efésios 4:13
“Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma”. Tiago 1:4
Desperta professo povo de Deus!!!
Deixe um comentário