Perfeitos em Cada Fase de Desenvolvimento

Perfeita em Cada Fase de Desenvolvimento

“A germinação da semente representa o início da vida espiritual, e o desenvolvimento da planta é uma bela figura do crescimento cristão. Como ocorre na natureza, assim é na graça; não pode haver vida sem crescimento. A planta precisa crescer ou morrer. Como seu crescimento é silencioso e imperceptível, mas constante, assim é o desenvolvimento da vida cristã. Nossa vida pode ser perfeita em cada fase de desenvolvimento; contudo haverá progresso contínuo, se o propósito de Deus se cumprir em nós. A santificação é obra de toda uma vida. Multiplicando-se as oportunidades, ampliar-se-á nossa experiência e crescerá nosso conhecimento. Tornar-nos-emos fortes para assumir as responsabilidades, e nossa maturidade será proporcional aos nossos privilégios”. MM 1974, MARAVILHOSA GRAÇA, p. 281

Muitos adventistas usam esse texto para defender o pensamento de que Deus considera uma pessoa como sendo perfeita dependendo da fase de desenvolvimento em que está a pessoa.

Usam como exemplo uma criança, vejam, eles dizem, uma criança não tem dentes, não anda, não fala, mas é perfeita devido a fase em que está vivendo. Aplicam esse exemplo para as pessoas recém convertidas, são pessoas que ainda contém defeitos, mas aos olhos de Deus já são consideradas como já sendo pessoas perfeitas.

Um problema com essa analogia. No aspecto físico é imprescindível o fator TEMPO para que a pessoas atinja a maturidade. Então pergunto! No plano espiritual o fator tempo também é imprescindível? Deus está também limitado pelo fator tempo?

Exemplo um recém convertido pede a Deus a plena libertação de seus pecados, TODOS OS SEUS PECADOS, então lhe diz, sim vou fazer essa obra, mas isso será completado somente quando passar os anos necessário para que você atinja sua maturidade, ou perfeição, estando então livre finalmente de seus pecados. Isso não lhes parece estranho?

NÃO É INTERESSE DE DEUS POSTERGAR NOAAS LIBERTAÇÃO DE NOSSOS PECADOS!

“Quando pedimos bênçãos terrestres, a resposta a nossa oração talvez seja retardada, ou Deus nos dê outra coisa que não aquilo que pedimos; não assim, porém, quando pedimos livramento do pecado. É Sua vontade limpar-nos dele, tornar-nos Seus filhos, e habilitar-nos a viver uma vida santa. Cristo “Se deu a Si mesmo por nossos pecados, para nos livrar do presente século mau, segundo a vontade de Deus nosso Pai” Gál. 1:4. E “esta é a confiança que temos nEle, que, se pedirmos alguma coisa, segundo a Sua vontade, Ele nos ouve. E, se sabemos que nos ouve em tudo o que pedimos, sabemos que alcançamos as petições que Lhe fizemos”. I João 5:14 e 15. “Se confessarmos os nossos pecados, Ele é fiel e justo, para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.” I João 1:9”. O Desejado de Todas as Nações, p. 266

Outro fator que não pode ser ignorado.

“Unicamente por fiel arrependimento serão perdoados os seus pecados; pois Deus não cobrirá o mal com as vestes de Sua justiça”. MM 1956, Filhos e Filhas de Deus, p. 13

“A única esperança de todo homem está em Jesus Cristo, que trouxe a veste de Sua justiça para pôr sobre o pecador que despisse as suas vestes de imundícia. … Todos quantos entrarem [pelas portas da cidade] trajarão as vestes da justiça de Cristo. […] Não haverá nenhuma cobertura de pecados e faltas para ocultar a deformidade do caráter; veste alguma será meio lavada; mas todas serão puras e imaculadas”. The Youth’s Instructor, 18 de agosto de 1886. (MM 1956, Filhos e Filhas de Deus, p. 66)

“Toda impureza de pensamento, toda paixão concupiscente, separa a alma de Deus; pois Cristo jamais pode pôr Sua veste de justiça sobre um pecador, para ocultar-lhe a deformidade. MM 1962, Nossa Alta Vocação, p. 212

“Todos estes esperam ser salvos pela morte de Cristo, ao passo que recusam viver Sua vida de abnegação. Exaltam as riquezas da livre graça, e procuram cobrir-se com a aparência de justiça, esperando assim ocultar os defeitos de caráter, mas seus esforços serão vãos no dia de Deus. A justiça de Cristo não encobrirá pecado algum acariciado”. Parábolas de Jesus p.316

A justiça de Cristo não encobrirá pecado algum acariciado. O homem pode ser intimamente transgressor da lei; todavia, se não comete um ato visível de transgressão, pode ser considerado, pelo mundo, possuidor de grande integridade. A lei de Deus, porém, lê os segredos do coração. Todo ato é julgado pelos motivos que o sugeriram. Somente quem estiver de acordo com os princípios da lei de Deus, permanecerá em pé no Juízo. […] Mas o amor de Deus não O leva a desculpar o pecado. Não o desculpou em Satanás; não o escusou em Adão ou em Caim; nem o desculpará em qualquer outro homem. Não tolerará nossos pecados, e não passará por sobre nossos defeitos de caráter. Espera que vençamos em Seu nome”. Parábolas de Jesus, p. 316

“Não é genuíno nenhum arrependimento que não opere a reforma. A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados; é um princípio de vida que transforma o caráter e rege a conduta. Santidade é integridade para com Deus; é a inteira entregada alma e da vida para habitação dos princípios do Céu”. O Desejado De Todas As Nações, p. 555

Esses textos são muito claros: A justiça de Cristo não é uma capa para encobrir pecados não confessados e não abandonados”.  

Infelizmente é exatamente isso que estão tentando fazer, usar a justiça de Cristo para ser considerado perfeito mesmo tento ainda pecados não confessados e não abandonados.

Não haverá nenhuma cobertura de pecados e faltas para ocultar a deformidade do caráter”. (MM 1956, Filhos e Filhas de Deus, p. 66)

Até agora vimos como o primeiro texto desse artigo não pode ser interpretado, mas então com interpretar esse texto.

Vou oferecer uma alternativa! Quando Adão saiu das mãos do criador, ele era perfeito, mas mesmo sendo perfeito quanto mais ele vivesse, mais e mais ele revelaria a imagem de Deus.

“Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia ele em sua natureza física, intelectual e espiritual, a semelhança de seu Criador. “E criou Deus o homem à Sua imagem” (Gên. 1:27), e era Seu intento que quanto mais o homem vivesse tanto mais plenamente revelasse esta imagem, refletindo mais completamente a glória do Criador. Todas as suas faculdades eram passíveis de desenvolvimento; sua capacidade e vigor deveriam aumentar continuamente. […] Mais e mais amplamente teria ele cumprido o objetivo de sua criação, mais e mais teria ele refletido a glória do Criador”. Educação p. 15

Mesmo os salvos durante TODA A ETERNIDADE, irão “através de eras eternas progredir em sabedoria, conhecimentos e santidade”, […] “aumentando sempre a capacidade de saber e amar”.

“Habitar para sempre nesse lar de bem-aventuranças, trazer na alma, corpo e espírito não os traços do pecado e da maldição, mas a perfeita semelhança de nosso Criador, e através de eras eternas progredir em sabedoria, conhecimentos e santidade, explorando sempre novos campos do pensamento, sempre encontrando novas maravilhas e novas glórias, aumentando sempre a capacidade de saber e amar, e sabendo que há ainda diante de nós alegria, amor e sabedoria infinitos […]” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 55.

Mas o amor de Deus não O leva a desculpar o pecado. Não o desculpou em Satanás; não o escusou em Adão ou em Caim; nem o desculpará em qualquer outro homem. Não tolerará nossos pecados, e não passará por sobre nossos defeitos de caráter. Espera que vençamos em Seu nome”. Parábolas de Jesus, p. 316

Então chegamos seguinte conclusão!  Devemos para de arrumar desculpas para o pecado, desculpa como, ainda pouco tempo de conversão!

“Quando pedimos bênçãos terrestres, a resposta a nossa oração talvez seja retardada, ou Deus nos dê outra coisa que não aquilo que pedimos; não assim, porém, quando pedimos livramento do pecado. É Sua vontade limpar-nos dele, tornar-nos Seus filhos, e habilitar-nos a viver uma vida santa”. O Desejado de Todas as Nações, p. 266

Como vimos Deus não deseja postergar nossa purificação.

Então devemos entender o seguinte. A perfeição absoluta que não precisa de desenvolvimento somente Deus possui! A santidade de Deus é infinita,

A santidade dos seres criados por Deus podem ser e devem ser ABSOLUTA no sentido de eliminação completa do pecado, mas nunca será absoluta no sentido de não mais precisar de desenvolvimento chegando a ser tão santos quanto Deus. Nenhum ser criado pode Deus será um dia tão santos quanto Ele.

Conclusão podemos ser santos em cada fase de desenvolvimento, mas sempre crescendo em santidade tendo como referência a santidade INFINITA DE Deus.

“’A perfeita varonilidade’ é definida como sendo ‘a medida da estatura da plenitude de Cristo’. Em outras palavras, a perfeição cristã é ser semelhante a Cristo. Se ‘Deus é amor’, Cristo é amor perfeitamente exemplificado. Não podemos igualar o caráter INFINITAMENTE PERFEITO DE CRISTO, mas devemos copiá-lo. (Ellen G. White, Testimonies, vol. 2, pág. 540). Podemos refletir Seu amor e viver sem cometer pecado. (Ver Apoc. 3:21)” (Lição da Escola Sabatina 3° Trim. 1995 lição 7 p.5)

Seria muito interessante os teólogos adventistas pararem de tentar arrumar meios para acreditarem e levar outros a acreditarem EM SALVAÇÃO NO PECADO!

“Há esperança para cada um de nós, mas de uma só maneira – apegando-nos a Cristo e empregando toda energia para obter a perfeição de Seu caráter. Essa religião piegas que faz pouco do pecado, e só realça o amor de Deus pelo pecador, encoraja os pecadores a crer que Deus os salvará enquanto continuarem no pecado, sabendo que é pecado. É isso que estão fazendo muitos que professam crer na verdade presente”. MM 2002, CRISTO TRIUNFANTE, p, 80

“Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo. Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. Satanás encontra nos corações humanos algum ponto em que pode obter apoio; algum desejo pecaminoso é cultivado, por meio do qual suas tentações asseguram a sua força. Mas Cristo declarou de Si mesmo: “Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em Mim.” João 14:30. Satanás não conseguiu achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que resistirão no tempo de angústia”. O Grande Conflito, p. 623

Deserta professo Povo de Deus!!

No comments yet

Deixe um comentário