Tentação é Pecado ? 7

                  Texto Que Também Deve Ser Analisado

“Nunca te esqueças de que os pensamentos motivam ações. Atos repetidos formam hábitos, e hábitos formam o caráter. Portanto, ao dar-se atenção às pequenas coisas, não há temor de que coisas maiores se tornem maculadas e corrompidas”. MM Olhando Para o Alto 1983, p. 83

Alguns ao olhar para esse texto pode a pensar que maus pensamentos e maus desejos não revelam que temos defeitos de caráter. Podem acreditar que é necessário que o indivíduo tenha além de pensamentos e desejos impuros também tenha MAUS HÁBITOS para que se confirme o fato de ele ter um caráter defeituoso

Uma pergunta para nossa reflexão. Deus não pode considerar, MAU HÁBITO ou um defeito de caráter o fato do indivíduo sempre que confrontado com determinada situação reagir com PENSAMENTOS E DESEJOS IMPUROS? Lembrem-se que a lei de Deus abrange nossos pensamentos e desejos. Vejam que HÁBITO pode ser definido também como sendo “MANEIRA USUAL DE SER E SENTIR.

Hábito substantivo masculino

maneira usual de ser, fazer, sentir; costume, regra, modo. maneira permanente ou frequente de comportar-se; mania.

Voltamos a reafirmar que não podemos defender um ponto de vista nos baseando em apenas um texto e ignorar tudo que a serva do Senhor escreveu a respeito do assunto em questão. Como vimos é muito claro a revelação de que nossas inclinações, tendências e propensões para o mal são defeitos de caráter que precisam ser ELIMINADOS pela graça de Deus.

Acredito não ser difícil reconhecer que nossas inclinações, tendências e propensões para o mal se manifestam primeiramente em nós através de PENSAMENTOS E DESEJOS IMPUROS.

Analisem o texto a seguir.

“É essencial que cultiveis a fidelidade em coisas pequenas, e em assim fazendo adquirireis hábitos de integridade em responsabilidades maiores. Os pequenos incidentes da vida diária muitas vezes passam sem os notarmos, mas são, essas coisas pequeninas que formam o caráter. Todo acontecimento da vida é de grande importância para o bem ou para o mal. A mente tem de ser educada mediante provas diárias, para que adquira vigor para resistir em qualquer situação difícil. Nos dias de provação e perigo, precisareis achar-vos fortalecidos para vos ficar firmes ao lado do direito, a despeito de qualquer influência contrária”. Mente Caráter e Personalidade vol. 1 p. 270

“[…] Os pequenos incidentes da vida diária muitas vezes passam sem os notarmos, mas são, essas coisas pequeninas que formam o caráter. […]

Novamente chamo os irmãos para uma reflexão. Esses “pequenos incidentes” que formam o caráter não podem ser também PENSAMENTOS E DESEJOS IMPUROS?

Textos para nossa reflexão

“Este mandamento proíbe não somente atos de impureza, mas pensamentos e desejos sensuais, ou qualquer prática com a tendência de os excitar. A pureza é exigida não somente na vida exterior, mas nos intuitos e emoções secretos do coração. Cristo, que ensinou os deveres impostos pela lei de Deus, em seu grande alcance, declarou ser o mau pensamento ou olhar tão verdadeiramente pecado como o é o ato ilícito”. Patriarcas e Profetas, p. 308.

“O Espírito Santo procura habitar em cada alma. Caso seja Ele bem-vindo como hóspede honrado, os que O receberem se tornarão completos em Cristo. A boa obra começada será terminada; os pensamentos santos, as celestiais afeições e os atos semelhantes ao de Cristo tomarão o lugar dos pensamentos impuros, dos sentimentos perversos e dos atos obstinados”. CONSELHO SOBRE SAÚDE p. 56

Pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados por Satanás

“Há pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados por Satanás, os quais afligem mesmo os melhores homens; caso não sejam acariciados, porém, uma vez que sejam repelidos como detestáveis, a mente não é contaminada de culpa, e outros não são maculados por sua influência”. Review and Herald, 27 de março de 1888.

“[…] pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados […] uma vez que sejam repelidos como detestáveis, a mente não é contaminada de culpa”

Esse texto é mais um que é muito utilizado por aqueles que defendem que ter pensamentos e desejos impuros não é pecado se eles não forem acariciados. Novamente volto a frisar: Sabemos que não podemos defender uma linha de pensamento nos baseando apenas em alguns textos e ignorando muitos outros. Nesse trabalho vimos textos comprovando que pensamentos e desejos impuros são reações ou indícios que comprovam que ainda temos inclinação, tendência ou propensão para o mal. Viver ainda tendo inclinação, tendência ou propensão para o mal, como já vimos, é viver ainda tendo defeito de caráter e defeito de caráter é pecado.

Para entender esses textos, devemos levar em consideração tudo que vimos sobre a necessidade de ter como objetivo, atingir uma condição ou uma norma de santidade onde nossos pensamentos e desejos estejam em harmonia com a vontade de Deus. Tendo consciência da abrangência da lei de Deus, sabendo que ela abrange não somente atos exteriores, mas também “[…] pensamentos e intenções, dos desejos e emoções do coração”. Mensagens Escolhidas vol. 1 p. 217.

Voltemos ao texto desse capítulo. “Há pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados por Satanás, os quais afligem mesmo os melhores homens; caso não sejam acariciados, porém, uma vez que sejam repelidos como detestáveis, a mente não é contaminada de culpa, e outros não são maculados por sua influência. Review and Herald, 27 de março de 1888.

Vejam que no mesmo artigo da revista a serva do Senhor escreve sobre o fato de que ao termos PENSAMENTOS comuns de mistura com os sagrados temas da verdade” […] é rebaixada a norma”. Nessa afirmação vemos que a norma pode ser rebaixada com PENSAMENTOS comuns de mistura com os sagrados temas da verdade”

Não há muitas vezes PENSAMENTOS e comunicações comuns de mistura com os sagrados temas da verdade? Onde quer que isto se faça, é rebaixada a norma”. Review and Herald, 27 de março de 1888.

Detalhe importantíssimo, na mente daquele que foi realmente transformado pela graça de Deus o desejo ou pensamento será repelido INSTANTANNEAMENTE, pois no seu coração foi implantada a inimizade contra o pecado. Mas se Satanás consegue mesmo que em uma fração de segundos provocar ou despertar um mal pensamento é sinal que ele ainda encontrou algo em nós que correspondia sua tentação. Ele encontrou então algum defeito de caráter ainda não plenamente vencido.

“Cristo é a fonte de cada impulso correto. Ele é o único que pode implantar no coração a inimizade contra o pecado”. Caminho a Cristo p. 19

Esse texto também deve ser entendido como estando descrevendo uma fase da santificação, mas novamente volto a frisar! Não ´podemos ter como meta final de santificação, ter uma mente onde ainda Satanás desperta pensamentos e desejos impuros. Cristo nosso ÚNICO exemplo. Em Jesus Satanás jamais despertou um, desejo ou um sentimento impuro. Esse deve ser nosso objetivo a ser alcançado mediante a graça de Deus. Somente assim estaremos realmente preparados para subsistir no tempo de angústia!

“[…] o Redentor do mundo, o único modelo que os homens podem com segurança imitar, caso queiram vencer como Ele venceu”. MM  1956, Nos Lugares Celestiais, p. 141

“Não temos seis modelos a seguir, nem cinco; temos um único, e este é Cristo Jesus”. Testimonies, vol. 9, p. 181.

“Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. Satanás encontra nos corações humanos algum ponto em que pode obter apoio; algum desejo pecaminoso é acariciado, por meio do qual suas tentações asseguram a sua força. Mas Cristo declarou de Si mesmo: “Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em Mim.” João 14:30. Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia”. O Grande Conflito, p. 623

“Mas novamente a tentação é introduzida com a insinuação de desconfiança: “Se Tu és o Filho de Deus.” Mat. 4:6. Cristo foi tentado a responder ao “se”; absteve-Se, porém, da mais leve aceitação da dúvida. Não poria em risco Sua vida para dar a Satanás uma prova”.O Desejado de Todas as Nações, p. 124

Alguém pode usar um “ditado popular” que as vezes é mencionado para explicar que ter pensamentos impuros ou tentações é inevitável, o que devemos fazer é simplesmente não acariciar tais pensamentos ou desejos impuros, “tentações”.

“Não podemos impedir que os passarinhos voem sobre nossa cabeça, só não podemos permitir que eles façam ninho em nossa cabeça”.

Uma importante pergunta: Algum pensamento ou desejo impuro foi despertado por Satanás em algum momento da vida de Jesus?

Por mais absurdo que pareça alguns vão dizer que sim, mas acredito que a maioria, a grande maioria vai afirmar que não.

Por que não? Porque sabemos que tais pensamentos e desejos impuros são pecados, já vimos que a lei de Deus pode ser transgredida também com pensamentos e desejos impuros, e Jesus nunca pecou, nunca transgrediu a lei de Deus. Nos textos a seguir veremos:

Jesus, nunca pecou nem mesmo com UM pensamento ou desejo impuro.

“Precisamos ter como alvo essa perfeição[…]”

Porque a condição para subsistir no tempo de angústia não nos permite nos acomodar em uma condição de vida onde Satanás ainda consegue despertar pensamentos e desejos impuros.

“Ele sofreu ao ser tentado, e sofreu proporcionalmente à perfeição de Sua santidade. Mas o príncipe das trevas não achou nEle; nem sequer um simples PENSAMENTO ou SENTIMENTO respondeu à tentação”. Ellen White e a Humanidade de Cristo p. 152

“‘Vem o príncipe do mundo’, disse Jesus; ‘e ele nada tem em Mim’. João 14:30. Nada havia nEle que correspondesse aos sofismas de Satanás. Ele não consentia com o pecado. Nem por um pensamento cedia à tentação. O mesmo se pode dar conosco”. O Desejado De Todas as Nações p. 129

“O Filho de Deus era irrepreensível. Precisamos ter como alvo essa perfeição, e vencer como Ele venceu, caso queiramos ter um lugar à Sua direita”. Testimonies, vol. 3, pág. 336. Filhos e Filhas de Deus p. 154

“Todo pensamento impuro contamina o coração, debilita as faculdades morais, e tende a extinguir as impressões do Espírito Santo. Além disso, obscurece a visão espiritual, de modo que os homens não possam contemplar a Deus. O Senhor pode perdoar, e perdoa o pecador arrependido; mas embora perdoado, sua mente fica prejudicada. Toda impureza no falar e no pensar precisa ser evitada por aquele que deseja ter um claro discernimento da verdade espiritual”. MM 1986, Refletindo a Cristo, p. 300.

A mim me parece que Ellen G. White ao afirmar que mesmo nos melhores homens o inimigo consegue despertar pensamentos e sentimentos, ela esteja descrevendo a realidade em que vivemos. Mas por tudo que ela escreveu vemos que essa realidade pode e deve ser mudada pelo poder de Deus. É sempre bom lembrar novamente que aqueles que ainda se acomodam acreditando que ter pensamentos e desejos não é pecado se não forem acariciados devem saber que a condição necessária para subsistir no tempo de angústia, é estar vivendo como Jesus viveu” “Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação […]”. “ Esta é a condição em que devem encontrar- se os que subsistirão no tempo de angústia”.

“Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. Satanás encontra nos corações humanos algum ponto em que pode obter apoio; algum desejo pecaminoso é acariciado, por meio do qual suas tentações asseguram a sua força. Mas Cristo declarou de Si mesmo: “Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em Mim.” João 14:30. Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia”. O Grande Conflito, p. 623.

“”Vem o príncipe do mundo”, disse Jesus; “e ele nada tem em Mim.” João 14:30. Nada havia nEle que correspondesse aos sofismas de Satanás. Ele não consentia com o pecado. Nem por um pensamento cedia à tentação. O mesmo se pode dar conosco. A humanidade de Cristo estava unida a divindade; estava habilitado para o conflito, mediante a presença interior do Espírito Santo. E veio para nos tornar participantes da natureza divina. Enquanto a Ele estivermos ligados pela fé, o pecado não mais terá domínio sobre nós. Deus nos toma a mão da fé, e a leva a apoderar-se firmemente da divindade de Cristo, a fim de atingirmos a perfeição de caráter”. O Desejado de Todas as Nações, p. 123.

“Há pensamentos e sentimentos sugeridos e despertados por Satanás, os quais afligem mesmo os melhores homens; caso não sejam acariciados, porém, uma vez que sejam repelidos como detestáveis, a mente não é contaminada de culpa, e outros não são maculados por sua influência”. Review and Herald, 27 de março de 1888.

Vemos a serva do Senhor mencionar que os pensamentos sentimentos despertados pelo inimigo devem ser “repelidos como detestáveis”. Entendo repelir pensamentos ou sentimentos despertados pelo inimigo passa por confissão e perdão. Vejam, no momento que pensa ou sente ALGO DETESTÁVEL, mentalmente confessar e pedir perdão! Isso só é possível porque Cristo ainda está intercedendo por nós no santíssimo do santuário celestial. Quando Cristo não estiver mais intercedendo por nós a preparação necessária para subsistir nesse momento é estar vivendo como Cristo viveu. Sabemos que em Cristo Satanás não despertava nenhum pensamento ou sentimento. Temos portanto, ter como objetivo alcançar essa norma! Muitos não estão entendendo essa tão preciosa verdade!

“Vi também que muitos não compreendem o que devem ser a fim de viverem a vista do Senhor sem um sumo sacerdote no santuário, durante o tempo de angústia. Os que hão de receber o selo do Deus vivo, e ser protegidos, no tempo de angústia, devem refletir completamente a imagem de Jesus” Primeiros Escritos, p. 71; Vida e Ensinos, p. 112

Deve ficar muito claro para nós a verdade de que no tempo de angústia em que Cristo não estará mais atuando como nosso Intercessor e não haverá sangue expiatório para purificar do pecado”. Nessa ocasião será tarde demais para pedir perdão e purificação. Nessa ocasião portanto quem ainda estiver tendo PENSAMENTOS, DESEJOS pecaminosos estará perdido para sempre!

“Quando Cristo cessar a Sua obra como mediador em prol do homem, então começará este tempo de angústia. Ter-se-á então decidido o caso de toda alma, e não haverá sangue expiatório para purificar do pecado. Ao deixar Jesus Sua posição como intercessor do homem junto a Deus, faz-se o solene anúncio: “Quem é injusto, faça injustiça ainda; e quem está sujo, suje-se ainda; e quem é justo, faça justiça ainda; e quem é santo, seja santificado ainda.” Apoc. 22:11. Então o Espírito repressor de Deus é retirado da Terra”. Patriarcas e Profetas, p. 201

“Os pretensos crentes, que chegam despreparados ao tempo de angústia, confessarão, em seu desespero, seus pecados perante o mundo em palavras de angústia, enquanto que os ímpios exultam sobre seu desespero. O caso de todos eles é sem esperança. Os que adiaram a preparação para o dia de Deus não podem fazer essa preparação no tempo de angústia nem em qualquer período futuro”. – Signs of the Times, 27 de novembro de 1879; O Batismo do Espírito Santo, p. 112.

Aqueles que adiam seu preparo não poderão obtê-lo no tempo de angústia, ou em qualquer momento posterior. O caso de todos esses não têm solução”. Edição condensada 2013, O Grande Conflito, p. 265

Ao interpretarmos um texto fazemos normalmente a pergunta, “o esse texto está nos dizendo”? Mas levando em consideração TUDO o que autora desse texto escreveu podemos e devemos fazer também a seguinte pergunta, “o que esse texto não está nos dizendo”?

Ao fazermos a segunda pergunta sobre esse texto certamente podemos concluir, por tudo que a serva do Senhor escreveu, que não existe alguma possibilidade, alguma circunstância, em que pensamentos ou sentimentos despertados por Satanás não seja considerado pecado!

Difícil pensar na possibilidade de alguém acreditar que algum pensamento ou sentimento não seja pecado! Será que não somente o Espírito Santo, mas também Satanás, pode despertar em nós pensamentos ou sentimentos santificados?

A seguir alguns textos do Espírito de profecia onde vemos que realmente não podemos ser condescendentes com nenhum tipo de pecado, ainda acreditar que ter pensamentos pecaminosos não é pecado, simplesmente por eles não serem acariciados.

“Este mandamento proíbe não somente atos de impureza, mas pensamentos e desejos sensuais, ou qualquer prática com a tendência de os excitar. A pureza é exigida não somente na vida exterior, mas nos intuitos e emoções secretos do coração. Cristo, que ensinou os deveres impostos pela lei de Deus, em seu grande alcance, declarou ser o mau pensamento ou olhar tão verdadeiramente pecado como o é o ato ilícito”. Patriarcas e Profetas, p. 308

“O Espírito Santo procura habitar em cada alma. Caso seja Ele bem-vindo como hóspede honrado, os que O receberem se tornarão completos em Cristo. A boa obra começada será terminada; os pensamentos santos, as celestiais afeições e os atos semelhantes ao de Cristo tomarão o lugar dos pensamentos impuros, dos sentimentos perversos e dos atos obstinados”. CONSELHO SOBRE SAÚDE p. 561

“Evitem ler e ver coisas que sugiram pensamentos impuros. Cultivem as faculdades morais e intelectuais. Não deixem que essas nobres qualidades sejam enfraquecidas e pervertidas pela muita leitura, mesmo de livros de contos”. Mente Caráter e Personalidade vol. 1, p. 229

“Quão cuidadoso deve ser o esposo e pai a fim de manter sua lealdade a seu voto matrimonial! Quão prudente deve ser, se não quiser pôr o pensamento em jovens e mesmo em mulheres casadas, o que não está em harmonia com a alta e santa norma — os mandamentos de Deus! Cristo mostra serem os mandamentos excessivamente amplos, abrangendo mesmo os pensamentos, intentos e propósitos do coração”. Lar Adventista p. 336

O amor de Deus nunca induzirá a fazer parecer insignificante o pecado; nunca encobrirá ou desculpará uma ofensa não confessada. Adão aprendeu demasiado tarde que a lei de Deus, como o seu Autor, é imutável. Tem que ver com todos os nossos atos, pensamentos e sentimentos. Acompanha-nos, e atinge todo motivo secreto de ação. Condescendendo com o pecado, os homens são levados a considerar levianamente a lei de Deus. Muitos escondem suas transgressões dos semelhantes, e se lisonjeiam com o pensamento de que Deus não será estrito em notar a iniquidade. Sua lei, porém, é a grande norma de justiça, e com ela deve ser julgado todo ato da vida naquele dia em que Deus trará a juízo toda obra, com tudo quanto é secreto, seja bom, seja mau. A pureza do coração conduzirá à pureza da vida. Vãs são todas as desculpas para o pecado. […]” Signs of the Times, 21 de abril de 1881.

“Santificação é um estado de santidade, por fora e por dentro, sendo santo e sem reservas do Senhor, não na forma, mas na verdade. Toda impureza de pensamento, toda paixão luxuriosa separa a alma de Deus; pois Cristo nunca pode colocar Seu manto de justiça sobre um pecador, para ocultar sua deformidade”. OHC 214 (Nossa Alta Vocação MM 1962 p. 212)

“Todo pensamento pecaminoso tem de ser instantaneamente repelido. Para a câmara de oração, seguidores de Cristo! Orai com fé e de todo o coração. Satanás está vigilante, para enlaçar-vos os pés. Precisais ter socorro do alto, se quereis escapar de seus ardis”. Mente Caráter e Personalidade p. 325

“Mas novamente a tentação é introduzida com a insinuação de desconfiança: “Se Tu és o Filho de Deus.” Mat. 4:6. Cristo foi tentado a responder ao “se”; absteve-Se, porém, da mais leve aceitação da dúvida. Não poria em risco Sua vida para dar a Satanás uma prova”. O Desejado de Todas as Nações, p. 124

“Vem o príncipe do mundo”, disse Jesus; “e ele nada tem em Mim.” João 14:30. Nada havia nEle que correspondesse aos sofismas de Satanás. Ele não consentia com pecado. NEM POR UM PENSAMENTO CEDIA À TENTAÇÃO. O mesmo se pode dar conosco. O Desejado de Todas as Nações, p. 123

Transformação Da Nossa Natureza

Até a glorificação continuaremos sendo susceptíveis ao pecado por causa da nossa natureza caída, mas pela graça de Deus podemos ter nossa natureza transformada no sentido de não continuarmos sendo dominados pelo pecado, continuando com um caráter contaminado, tendo sempre surgindo em nós inclinações, tendências ou propensões para o pecado através de pensamentos e desejos impuros.

“A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida toda nova. Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo”. O Desejado De Todas As Nações, p. 172

Na religião de Cristo, há uma influência regeneradora, que transforma o ser todo, levantando o homem acima de todo vício degradante e vil, elevando os pensamentos e desejos para Deus e o Céu. Ligado ao Ser infinito, o homem se faz participante da natureza divina. Contra ele não têm efeito os dardos do mal; pois que está revestido da armadura da justiça de Cristo”. Conselhos aos Professores, Pais e Estudantes, p. 51-52

“O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova; mas a classe representada pelas virgens loucas contentou- se com uma obra superficial. Não conhecem a Deus; não estudaram Seu caráter; não tiveram comunhão com Ele; por isso não sabem como confiar, como ver e viver. Seu serviço para Deus degenera em formalidade”. Parábolas de Jesus, p. 411

“Deus nos deu o poder da escolha; a nós cumpre exercitá-lo. Não podemos mudar o coração, nem reger nossos pensamentos, impulsos e afeições. Não nos podemos tornar puros, aptos para o serviço de Deus. Mas podemos escolher servi-Lo, podemos entregar-Lhe nossa vontade; então, Ele operará em nós o querer e o efetuar, segundo a Sua aprovação. Assim, nossa natureza toda será posta sob o domínio de Cristo”. A Ciência Do Bom Viver p. 176 “Não pelas decisões dos tribunais e conselhos, nem pelas assembléias legislativas, nem pelo patrocínio dos grandes do mundo, há de estabelecer-se o reino de Cristo, mas pela implantação de Sua natureza na humanidade, mediante o operar do Espírito Santo. “A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que creem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade do varão, mas de Deus.”. DTN, p. 509

“Não podeis mudar vosso coração, não podeis por vós mesmos consagrar a Deus as vossas afeições; mas podeis escolher servi-Lo. Podeis dar-Lhe a vossa vontade; Ele então operará em vós o querer e o efetuar, segundo a Sua vontade. Desse modo toda a vossa natureza será levada sob o domínio do Espírito de Cristo; vossas afeições centralizar-se-ão nEle; vossos pensamentos estarão em harmonia com Ele”. Caminho a Cristo p. 47

“’As palavras que Eu vos digo, são espírito e vida’. S. João 6:36. ‘A energia criadora que trouxe à existência os mundos, está na Palavra de Deus. Essa Palavra comunica poder, gera vida. Cada mando é uma promessa, aceito voluntariamente, recebido na alma, traz consigo a vida do Ser infinito. Transforma a natureza, cria de novo a alma à imagem de Deus”. Educação p.126.

“Somos retidos nos laços de Satanás, ‘em cuja vontade’ (II Tim. 2:26) estamos presos. Deus deseja curar-nos, libertar-nos. Mas como isto requer uma completa transformação, uma renovação de nossa natureza toda, é necessário rendermo-nos inteiramente a Ele. A luta contra o próprio eu é a maior batalha que já foi ferida. A renúncia de nosso eu, sujeitando tudo à vontade de Deus, requer luta; mas a alma tem de submeter-se a Deus antes que possa ser renovada em santidade”. Caminho a Cristo, p. 43

“Olhando sempre a Jesus com os olhos da fé, seremos fortalecidos. Deus fará as mais preciosas revelações a Seu povo faminto e sequioso. Verificarão que Cristo é um Salvador pessoal. Ao alimentarem-se de Sua palavra, acharão que ela é espírito e vida. A palavra destrói a natureza carnal, terrena, e comunica nova vida em Cristo Jesus. O Espírito Santo vem ter com a alma como Consolador. Pela transformadora influência de Sua graça, a imagem de Deus se reproduz no discípulo; torna-se uma nova criatura”. O Desejado De Todas As Nações, p. 391

“O Espírito de Deus produz uma nova vida na pessoa, levando os pensamentos e os desejos à obediência da vontade de Cristo.” Nossa Alta Vocação MM 1962, p. 111.

“Como o vento, que é invisível, embora seus efeitos sejam claramente vistos e sentidos, assim também é o Espírito de Deus em Sua obra no coração humano. Esse poder regenerador, o qual nenhum olho humano pode ver, gera nova vida e cria um novo ser à imagem de Deus.Caminho a Cristo, p. 37

Deus deseja nos curar e nos libertar. Como isso requer completa transformação da nossa natureza, devemos nos entregar inteiramente a Ele”. Caminho a Cristo, p. 29.

“Quando Cristo habita no coração, toda a natureza é transformada. O Espírito de Cristo e Seu amor abrandam o coração, subjuga a alma e eleva os pensamentos e desejos para Deus e o Céu”. Caminho a Cristo, p. 73

“Quando a alma se rende inteiramente a Cristo, novo poder toma posse do coração. Opera- se uma mudança que o homem não pode absolutamente operar por si mesmo. É uma obra sobrenatural introduzindo um sobrenatural elemento na natureza humana”. O Desejado De Todas As Nações, p. 324

“O amor de Deus para com os Seus filhos durante o período de sua mais intensa prova, é tão forte e terno como nos dias de sua mais radiante prosperidade; mas é necessário passarem pela fornalha de fogo; sua natureza terrena deve ser consumida para que a imagem de Cristo possa refletir-se perfeitamente”. Grande Conflito p. 621; Lição da Escola Sabatina 4° Trim. 1994, p. 158

Apelo de Deus: “Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; sobre essas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência]”. Colossenses 3:5-6

“Pelas quais nos tem sido doadas as suas preciosas e mui grandes promessas, para que por elas vos torneis co-participantes da natureza divina, livrando-vos da corrupção das paixões que há no mundo”. 2° Pedro 1:4

Ao participarmos da natureza divina, as tendências hereditárias ou cultivadas para o mal são separadas do caráter, e somos tornados uma força viva para o bem. […] Deus opera, e o homem opera, para que o homem seja um com Cristo assim como Cristo é um com Deus. “- Ellen G. White, Para conhecê-lo (Meditações Matinais, 1965), p. 95

“Para ser eficiente, a cura deve atingir o próprio homem, individualmente, e regenerar o coração. Não pelas decisões dos tribunais e conselhos, nem pelas assembléias legislativas, nem pelo patrocínio dos grandes do mundo, há de estabelecer-se o reino de Cristo, mas pela implantação de Sua natureza na humanidade, mediante o operar do Espírito Santo. “A todos quantos O receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus; aos que crêem no Seu nome; os quais não nasceram do sangue, nem da vontade do varão, mas de Deus.” João 1:12 e 13. Aí está o único poder capaz de erguer a humanidade. E o instrumento humano para a realização dessa obra é o ensino e a observância da Palavra de Deus”. O Desejado de Todas as Nações, p. 509

“A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. Os velhos caminhos, as tendências hereditárias, os hábitos antigos precisam ser abandonados; pois a graça não é herdada. O novo nascimento consiste em ter novos intuitos, novos gostos, novas tendências. Os que, pelo Espírito Santo, são gerados para uma nova vida, tornaram-se participantes da natureza divina, e em todos os seus hábitos e práticas evidenciarão sua relação com Cristo. Quando homens que alegam ser cristãos retêm todos os seus defeitos naturais de caráter e disposição, em que a sua posição difere da dos mundanos? Eles não apreciam a verdade como elemento santificador e refinador. Não nasceram de novo. […] A genuína conversão modifica as tendências hereditárias e cultivadas para o mal. A religião de Deus é uma textura firme, composta de inúmeros fios entrelaçados com tato e habilidade. Unicamente a sabedoria que provém de Deus pode completar essa textura. Há muitíssimas espécies de tecidos que a princípio têm excelente aspecto, mas não conseguem resistir à prova. Eles desbotam. As cores não são fixas. Sob o calor do verão elas se desvanecem e se dissipam. O tecido não suporta as asperezas do manuseio”. MM Maranata O Senhor Vem, p. 235

“A fim de que o homem seja justificado pela fé, esta tem de chegar ao ponto em que controle as afeições e impulsos do coração; e é pela obediência que a própria fé se aperfeiçoa”. Mensagens Escolhidas vol. 1 p. 366

“Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena; prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno, e a avareza, que é idolatria”. Colossenses 3:5 ARA

Lembrem-se, cada exortação de Deus é acompanhada de poder para que essa exortação possa se cumprir em nossa vida!

O Novo Nascimento

“Respondeu-lhe Jesus: Em verdade, em verdade te digo: quem não nascer da água e do Espírito não pode entrar no reino de Deus”. João 3:5

“O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. João 3:6

“Porque, quando vivíamos segundo a carne, as paixões pecaminosas postas em realce pela lei operavam em nossos membros, a fim de frutificarem para a morte”. Rom. 7:5

“Entre os quais todos nós andamos outrora, segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos, por natureza, filhos da ira, como também os demais”. Efésios 2:3

Na palavra de Deus percebe-se claramente a necessidade de um novo nascimento e para isso precisa-se ter como objetivo libertação da condição de vida, deixar de ser escravizados pelos desejos da carne. O primeiro nascimento é naturalmente como filhos da ira, nascidos da carne, escravizados pelos desejos da carne, mas o Senhor concede a oportunidade de uma mudança radical, um segundo nascimento, nascer do Espírito. Quando realmente nasce-se do Espírito, os desejos são mudados e colocados em harmonia com os desejos de Deus. Espinheiros que produzem espinhos naturalmente transformados em árvores frutíferas produzindo frutos naturalmente para honra e glória de Deus.

Não se trata de estar ensinando algo como o pecado original, nascemos pecadores, mas não com pecado. Na natureza encontramos algo que poderá nos ajudar esclarecer o que estamos ensinando aqui. Um espinheiro ao germinar ainda não tem espinhos, mas é um espinheiro, basta o tempo passar para que os espinhos apareceram naturalmente nele. Da mesma forma nascemos neste mundo como pecadores, como “filhos da ira” e basta o tempo passar para que nossas propensões para o mal apareçam também naturalmente.

Uma característica dos filhos de Deus é que não nasceram, “nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus”. João 1:13

Segue um maravilhoso texto do Espírito de Profecia sobre o novo nascimento:

“Jesus continuou: “O que é nascido da carne é carne, e o que é nascido do Espírito é espírito”. João 3:6. O coração, por natureza, é mau, e “quem do imundo tirará o puro? Ninguém”. Jó 14:4. Invenção alguma humana pode encontrar o remédio para a alma pecadora. “A inclinação da carne é inimizade contra Deus; pois não é sujeita à lei de Deus, nem em verdade o pode ser”. Rom. 8:7. “Do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituições, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias”. Mat. 15:19. A fonte do coração se deve purificar para que a corrente se possa tornar pura. Aquele que se esforça para alcançar o Céu por suas próprias obras em observar a lei, está tentando o impossível. Não há segurança para uma pessoa que tenha religião meramente legal, uma forma de piedade. A vida cristã não é uma modificação ou melhoramento da antiga, mas uma transformação da natureza. Tem lugar a morte do eu e do pecado, e uma vida toda nova. Essa mudança só se pode efetuar mediante a eficaz operação do Espírito Santo”. O Desejado de Todas as Nações, p.172.

O Que Representa o Novo Nascimento

Como já vimos nascemos nesse mundo como filhos da ira Efésios 2:3. Como filhos da ira as propensões, inclinações e tendência para o mal surgem em nós naturalmente, por isso temos a necessidade de passarmos pelo novo nascimento passando a ter novos DESEJOS e o Senhor Espírito Santolevando os pensamentos e os desejos à obediência da vontade de Cristo”.

“O Salvador disse: ‘Se alguém não nascer de novo’, a menos que receba um coração novo, novos DESEJOS, propósitos e motivos, e passe a viver uma vida nova, ‘não poderá ver o reino de Deus (João 3:3).

“O Espírito de Deus produz uma nova vida na pessoa, levando os pensamentos e os desejos à obediência da vontade de Cristo”. Nossa Alta Vocação MM 1962, p. 111.

“Quando o Espírito de Deus toma posse do coração, transforma a vida. Os pensamentos pecaminosos são afastados, renunciadas as más ações; o amor, a humildade, a paz tomam o lugar da ira, da inveja e da contenda. A alegria substitui a tristeza, e o semblante reflete a luz do Céu”. O Desejado de Todas as Nações, p. 173

“A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. Os velhos caminhos, as tendências hereditárias, os hábitos antigos precisam ser abandonados; pois a graça não é herdada. O novo nascimento consiste em ter novos intuitos, novos gostos, novas tendências”. MM Maranata o Senhor vem 1977 p. 235

“O novo nascimento consiste em ter novos motivos, novos gostos, novas tendências. Os que são gerados para uma nova vida, pelo Espírito Santo, tornam-se participantes da natureza divina, e em todos os seus hábitos e práticas evidenciarão sua ligação com Cristo”. EXALTAI-O MM 1992 p. 124

Diante dessas preciosas revelações sobre o novo nascimento que possamos sentir um intenso desejo de pela graça de Deus alcançar essa experiência. Ter a vida transformada pelo Senhor o Espírito Santo para que assim o nome de Deus possa ser glorificado em nossas vidas diante dos homens!

“Em resposta, Jesus declarou: “Digo a verdade: Ninguém pode ver o Reino de Deus, se não nascer de novo“.

Respondeu Jesus: “Digo a verdade: Ninguém pode entrar no Reino de Deus se não nascer da água e do Espírito”. João 3:3-5

Buscar Viver Como Cristo Viveu

Vejam que buscar viver como Jesus viveu não pecando nem mesmo por UM PENSAMENTO pode pela graça de Deus uma realidade  na vida daquele que se entregar a Deus  completamente.

“Vem o príncipe do mundo”, disse Jesus; “e ele nada tem em Mim.” João 14:30. Nada havia nEle que correspondesse aos sofismas de Satanás. Ele não consentia com pecado. NEM POR UM PENSAMENTO CEDIA À TENTAÇÃO. O mesmo se pode dar conosco. O Desejado de Todas as Nações, p. 123.

Viver como Jesus viveu é não pecarmos nem mesmo por um PENSAMENTO OU DESEJO, POIS FOI ASSIM QUE Jesus viveu. Perceba que nesse texto do Espírito de profecia não menciona se o pensamento é acariciado ou não. No texto a seguir fica muito claro que não se trata de pensamento ou desejo acariciado. “O mesmo se pode dar conosco” é não responder as tentações nem mesmo com um SIMPLES PENSAMENTO OU DESEJO. Devemos almejar ser puros como Ele foi puro e andar como Ele andou!

“E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro”. 1 João 3:3

“Aquele que diz que está nele, também deve andar como ele andou”. 1 João 2:6

“Ele sofreu ao ser tentado, e sofreu proporcionalmente à perfeição de Sua santidade. Mas o príncipe das trevas não achou nada nEle; nem sequer um simples PENSAMENTO ou SENTIMENTO respondeu à tentação”. Ellen White e a Humanidade de Cristo p. 152

“Lembrai-vos de que há alguém vigiando a todo momento para ver quando a última partícula de impureza é removida de vosso caráter”. Manuscrito 110, 1901. MM 1995 Cuidado de Deus p. 311

Devemos saber que NENHUM PECADO É PEQUENO AOS OLHOS DE DEUS.

“Deus não considera todos os pecados igualmente graves; há aos Seus olhos, como aos do homem, gradações de culpa; por mais insignificante, porém, que este ou aquele mau ato possa parecer aos olhos humanos, pecado algum é pequeno à vista de Deus”. Caminho a Cristo p. 30

Na próxima semana será publicado o último artigo sobre esse tema. Que o Senhor nos transforme!

Desperta professo povo de Deus!

No comments yet

Deixe um comentário