1 – Importância do tema Humanidade de Cristo

O inimigo cria alguns tabus, algumas mentiras sobre a palavra de Deus e mais ainda sobre partes da palavra de Deus que ele mais odeia. É possível que você já tenha algo mais ou menos assim: “Cuidado, estudar muito a bíblia deixa a pessoa louca”. Você já percebeu como o inimigo relacionou o título do último livro da Bíblia, Apocalipse a coisas negativas que nos causa medo e repulsa como, destruição final, juízo final, fim do mundo? No entanto, Apocalipse simplesmente significa revelações. Revelações preciosas do plano da salvação que o inimigo não deseja que as pessoas conheçam, esse é o motivo dele relacionar o termo Apocalipse a coisas negativas, impedir que as pessoas conheçam as mensagens maravilhosas do Senhor para nós nesse precioso livro. Lembro-me de um dia em que estava conversando com um pastor muito consagrado. Ele viu um livro na minha mão, olhou o título do livro, torceu o nariz fazendo uma expressão facial negativa e disse algo mais ou menos assim: “Isso cheira apostasia”.

O título do livro que estava na minha mão: Ellen White e a Humanidade de Cristo. Assim como o inimigo relacionou a Bíblia e o livro Apocalipse a coisas negativas, o inimigo também relacionou o tema “A Humanidade de Cristo” a coisas negativas. O inimigo não deseja de maneira alguma que as pessoas estudem esse tema, humanidade de Cristo, porque ele sabe que impedindo que as pessoas entendam o que Cristo fez POR nós, ele estará também impedindo que as pessoas entendam o que Jesus pode e deseja fazer EM nós. Vemos no Espírito de profecia que: “A humanidade do Filho de Deus é tudo para nós. É a corrente de ouro que liga nossa alma a Cristo […]”. “O estudo da encarnação de Cristo é um campo frutífero, o qual recompensará o pesquisador que escavar bem fundo, em busca da verdade escondida”. Por que então evitar ou não aceitar estudar a humanidade de Cristo?

Que possamos então ser libertados das mentiras do inimigo e ungidos pelo Senhor o Espírito Santo, estudar, entender e aceitar as mensagens que o nosso maravilhoso Deus tem para cada um de nós nesse estudo sobre a encarnação de Jesus, a humanidade de Cristo.

“O assunto é por demais importante para ser ignorado”. Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 17

“O estudo da encarnação de Cristo é um campo frutífero, o qual recompensará o pesquisador que escavar bem fundo, em busca da verdade escondida (SDABC, vol.7, p. 443)”. p. 14.

Vimos aqui a serva do Senhor nos encorajando a estudar sobre a encarnação de Cristo, não de uma forma superficial, mas simescavar bem fundo, em busca da verdade escondida

Vejamos algumas afirmações de W. W. Whidden autor do livro Ellen White e a Humanidade de Cristo, publicado pela Casa Publicadora Brasileira – CPB, sobre a importância deste tema para nossa salvação:

“Obviamente, não é possível lidar adequadamente com a questão da perfeição no pensamento de Ellen White sem discutir os assuntos amplamente relacionados do pecado e da humanidade de Cristo”. p.7

“Apesar da profundidade, controvérsia e complexidade do assunto, não devemos permitir que nada nos detenha nessa tão importante busca pelo entendimento. O assunto é por demais importante para ser ignorado”. p. 17

 “Eric C. Webster certamente está correto ao lembrar-nos de que ‘quase todas as áreas da crença são influenciadas pelo ponto de partida [do crente] no que diz respeito à natureza de Cristo’ (Webster, p. 50). Isso é verdade especialmente em questões tão importantes quanto justificação, santificação, expiação, o propósito do tema do grande conflito e a natureza do pecado”. p. 17

“O desenvolvimento da compreensão de Ellen White acerca da natureza de Cristo estava intimamente ligado com sua visão acerca da salvação. Com efeito, para compreender seus ensinos sobre salvação, é absolutamente necessário que sua cristologia seja levada em conta. Isto é especialmente crucial no que diz respeito à maneira pela qual entendia a relação entre a natureza humana de Cristo e a perfeição cristã”. p.13

Nenhuma outra pessoa que estivesse promovendo a santificação e uma vida de vitória sobre o pecado se apropriou tanto do assunto da humanidade de Cristo como o fez Ellen White”. p. 75

São declarações importantíssimas, vimos que Ellen White não via este tema como algo que deveria ser evitado ou como algo proibido, mas sim como algo muito importante para ser estudado com humildade e reverência. Para compreendermos corretamente sobre perfeição de caráter, vitória sobre o pecado é extremamente necessário um correto entendimento sobre a humanidade de Cristo. Esse era o pensamento de Ellen White:

 “A humanidade do Filho de Deus é tudo para nós. É a corrente de ouro que liga nossa alma a Cristo, e por meio de Cristo a Deus. Isto deve constituir nosso estudo. Cristo foi um homem real; deu prova de Sua humildade, tornando-Se homem. Entretanto, era Deus na carne. Quando abordamos este assunto, bem-faremos em levar a sério as palavras dirigidas por Cristo a Moisés, junto à sarça ardente: ‘Tira as sandálias dos pés, porque o lugar em que estás é terra santa’. Êxo. 3:5. Devemos aproximar-nos deste estudo com a humildade de um discípulo, de coração contrito. E o estudo da encarnação de Cristo é campo frutífero, que recompensará o pesquisador que cave fundo em busca de verdades ocultas. [ …]” Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 186

Novamente frisamos, o inimigo das almas não deseja que entendamos o que Cristo fez POR nós e muito menos o que Ele deseja fazer EM nós. Devemos então, com oração estudar o tema “humanidade de Cristo”, por que, entendendo o que Cristo fez POR nós certamente entenderemos também o que Ele pode e deseja fazer EM nós.

“Tende em mente que a vitória e a obediência de Cristo são as de um verdadeiro ser humano. Em nossas conclusões, cometemos muitos erros devido a nossas ideias errôneas acerca da natureza humana de nosso Senhor. Quando atribuímos a Sua natureza humana um poder que não é possível que o homem tenha em seus conflitos com Satanás, destruímos a inteireza de Sua humanidade. Ele concede Sua graça e poder imputados a todos os que O aceitam pela fé. A obediência de Cristo a Seu Pai era a mesma obediência que é requerida do homem”. M E, vol. 3 p. 139 – Ellen White e a Humanidade de Cristo p.163

“Embora não houvesse nenhuma mancha de pecado em Seu caráter, Ele condescendeu em ligar nossa decaída natureza humana com a Sua divindade. Tomando assim a natureza humana, Ele honrou a humanidade. Tendo assumido nossa natureza decaída, Ele demonstrou o que ela poderia tornar-se pela aceitação da ampla provisão que fizera para ela e tornando-se participante da natureza divina”. Carta 81, 1896. Mensagens Escolhidas, vol. 3 p. 134

“Cristo, por Seu exemplo, tornou evidente que o homem pode permanecer íntegro. É possível aos homens ter poder para resistir ao mal – poder que nem a Terra nem a morte nem o inferno conseguem dominar; poder que os colocará onde alcancem vencer, como Cristo venceu. Neles pode combinar-se a divindade e a humanidade”. ME, vol. 1, p. 409

 “Cristo assumiu a natureza humana para demonstrar para o mundo caído, para Satanás e sua sinagoga, para o universo do céu e para os mundos não caídos que a natureza humana, unida à sua natureza divina, podia tornar-se totalmente obediente à lei de Deus e que seus seguidores, mediante seu amor e unidade, evidenciariam que o poder da redenção é suficiente para capacitar o homem para a vitória. Ele regozija-Se ao pensar que Sua oração para que Seus seguidores fossem santificados na verdade será respondida; pela transformadora influência da Sua graça, eles serão moldados num caráter à semelhança divina”. ST, 05/11/1896; Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 178 e 179

“O Grande Mestre veio ao nosso mundo para estar à frente da humanidade, para assim elevar e santificar a humanidade por Sua santa obediência a todos os requisitos de Deus, mostrando que é possível obedecer a todos os mandamentos de Deus. Ele demonstrou que é possível uma obediência que dure toda a vida. Portanto Ele dá ao mundo homens escolhidos e representativos, como o Pai deu o Filho, para exemplificarem em sua vida a vida de Jesus Cristo”. Mensagens Escolhidas, vol.3, p. 139

“Veio ao nosso mundo para manter um caráter puro e sem pecado, e para refutar a mentira de Satanás de que não era possível aos seres humanos guardar a lei de Deus. Cristo veio viver a lei em Seu caráter humano exatamente na maneira pela qual todos podem viver a lei na natureza humana se procederem como Cristo procedeu”. Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 166

“[…] O Seu propósito é que o homem seja correto e digno diante dEle, e assim o Seu plano não será frustrado. Ele enviou o Seu Filho a este mundo a fim de pagar a penalidade do pecado, e mostrar ao homem como viver uma vida sem pecado”. Signs of the Times, 30 de março de 1904; Cuidado De Deus, MM 1995, p. 320

“Cristo tomou a humanidade e suportou o ódio do mundo para que pudesse revelar a homens e mulheres que estes poderiam viver sem pecado, que suas palavras, atos, seu espírito, poderiam ser santificados para Deus. Podemos ser cristãos perfeitos se manifestarmos esse poder em nossa vida. Quando a luz do Céu repousar sobre nós continuamente, representaremos a Cristo. Foi a justiça revelada em Sua vida que O distinguiu do mundo e despertou seu ódio. […] As palavras de Cristo são ditas para Seu povo em todas as épocas – para nós sobre quem o fim dos séculos é chegado. Manuscrito 97, 1909”. Olhando Para o Alto, 1983, p. 297

   A minha opinião sobre a grande controvérsia sobre o tema humanidade de Cristo é porque, na realidade, a maioria não quer entender, como e o que Cristo fez por nós porque isso implicaria em ter que aceitar também a possibilidade de uma vida completamente livre do pecado pela graça de Deus, e parece ser isso o motivo da maioria não aceitar. Aceitar que Cristo tomou nossa natureza caída e viveu livre do pecado, necessariamente leva a aceitar também que nossa natureza não é desculpa para o pecado, porém, é mais cômodo acreditar que de alguma forma existe a possibilidade salvação NO pecado. Sendo assim a maioria dos adventistas estão acreditando e ensinando uma religião piegas, ridícula.

“Essa religião piegas que faz pouco do pecado, e só realça o amor de Deus pelo pecador, encoraja os pecadores a crer que Deus os salvará enquanto continuarem no pecado, sabendo que é pecado. É isso que estão fazendo muitos que professam crer na verdade presente”. MM 2002, Cristo Triunfante, p. 80

“Porque a graça salvadora de Deus se há manifestado a todos os homens, Ensinando-nos que, renunciando à impiedade e às concupiscências mundanas, vivamos neste presente século sóbria, e justa, e piamente, Aguardando a bem-aventurada esperança e o aparecimento da glória do grande Deus e nosso Senhor Jesus Cristo; O qual se deu a si mesmo por nós para nos remir de toda a iniquidade, e purificar para si um povo seu especial, zeloso de boas obras”. Tito 2:11-14

Estarei publicando um capítulo por semana de um trabalho sobre a humanidade de Cristo. São 25 capítulos. Que Deus nos ajude!!!

No comments yet

Deixe um comentário