16 – Não Podemos Igualar o Modelo

“Cristo é nosso modelo, o perfeito e santo exemplo que nos é dado seguir. Não podemos nunca igualar o modelo, mas podemos imitá-lo e nos assemelharmos a ele segundo nossa capacidade”. Cristo Triunfante p. 203

Tenho visto algumas pessoas usarem esse texto para defender a crença de que seja impossível, mesmo pela graça de Deus, ser plenamente libertado do pecado. Parece que a aplicação que essas pessoas dão a esse texto é que nunca conseguiremos viver como Jesus, completamente livre do pecado. Será que mesmo buscando a graça transformadora de Deus teremos sempre ainda algum defeito de caráter não vencido, não abandonado? Será que podemos chegar a essa conclusão nos baseando apenas nesse texto?

O que dizer dos textos a seguir onde vemos o Senhor nos revelar que existe sim a possibilidade de que sejamos plenamente libertados do pecado?

“Nada havia nEle que correspondesse aos sofismas de Satanás. Ele não consentia com o pecado. Nem por um pensamento cedia à tentação. O mesmo se pode dar conosco”. O Desejado de Todas as Nações, p. 123

“Cristo tomou a humanidade e suportou o ódio do mundo para que pudesse revelar a homens e mulheres que estes poderiam viver sem pecado, que suas palavras, atos, seu espírito, poderiam ser santificados para Deus. Podemos ser cristãos perfeitos se manifestarmos esse poder em nossa vida. Quando a luz do Céu repousar sobre nós continuamente, representaremos a Cristo”. Olhando Para O Alto p. 297

O que dizer do texto a seguir onde vemos que o Senhor requer de nós a mesma obediência que Cristo prestou?

A obediência de Cristo não deve ser posta de lado como se fosse completamente diferente da obediência que Ele requer de nós individualmente. Cristo nos mostrou que é possível para toda a humanidade obedecer às leis de Deus”. Mensagens Escolhidas, vol. 3 p.135

É Impossível Ser Um Cristão?

“Cristo não só morreu como nosso sacrifício, mas viveu como nosso exemplo. Em Sua natureza humana, Ele Se apresenta completo, perfeito, imaculado. Ser um cristão é ser como Cristo. Todo o nosso ser, nossa alma, o corpo, o espírito, devem ser purificados, enobrecidos, santificados, até que reflitamos a Sua imagem e imitemos o Seu exemplo”. RH, 28/01/1882m (Ellen White e a Humanidade de Cristo p. 150)

O que dizer do texto a seguir onde veremos que a possibilidade da plena libertação do pecado não somente é possível, mas também extremamente necessária para aqueles que subsistirão no tempo de angústia?

“Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. […] Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia”. O Grande Conflito, p. 623.

Então como interpretar esse texto em que a serva do Senhor nos afirma que não iremos “nunca igualar o modelo”?

“Cristo é nosso modelo, o perfeito e santo exemplo que nos é dado seguir. Não podemos nunca igualar o modelo, mas podemos imitá-lo e nos assemelharmos a ele segundo nossa capacidade”. Cristo Triunfante p. 203

Devemos entender que o fato de termos um Modelo que jamais poderá ser igualado não pode ser usado como desculpa para defender a crença de é impossível ser completamente libertado do pecado. É bom lembrar que o homem foi criado não igual a Deus, mas “a semelhança do seu Criador” e mesmo para o homem perfeito criado pelo Senhor haveria progresso contínuo de forma que quanto mais o homem vivesse tanto mais plenamente revelasse esta imagem”. Quanto mais o homem vivesse mais revelasse a imagem de Deus.

“Quando Adão saiu das mãos do Criador, trazia ele em sua natureza física, intelectual e espiritual, a semelhança de seu Criador. “E criou Deus o homem à Sua imagem” (Gên. 1:27), e era Seu intento que quanto mais o homem vivesse tanto mais plenamente revelasse esta imagem, refletindo mais completamente a glória do Criador. Todas as suas faculdades eram passíveis de desenvolvimento; sua capacidade e vigor deveriam aumentar continuamente. […] Mais e mais amplamente teria ele cumprido o objetivo de sua criação, mais e mais teria ele refletido a glória do Criador”. Educação p. 15

Outro detalhe muito importante, mesmo na nova Terra onde definitivamente já não existirá mais pecado sempre teremos Cristo como nosso modelo e para toda a eternidade estaremos progredindo “em sabedoria, conhecimentos e santidade”.

“Habitar para sempre nesse lar de bem-aventuranças, trazer na alma, corpo e espírito não os traços do pecado e da maldição, mas a perfeita semelhança de nosso Criador, e através de eras eternas progredir em sabedoria, conhecimentos e santidade, explorando sempre novos campos do pensamento, sempre encontrando novas maravilhas e novas glórias, aumentando sempre a capacidade de saber e amar, e sabendo que há ainda diante de nós alegria, amor e sabedoria infinitos […]” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, pág. 55.

Acredito ser mais sensato pensarmos naquele texto como estando simplesmente descrevendo a realidade de que sempre teremos diante de nós um Modelo e que contemplando- O estaremos para toda eternidade crescendo em sabedoria, conhecimentos e santidade e não como uma desculpa para continuarmos vivendo no pecado. Isso fica muito claro no texto a seguir. Não podemos igualar o caráter do nosso Salvador porque Cristo possui um caráter “infinitamente perfeito”.

Para toda eternidade Cristo será um Modelo a ser copiado, mas que nunca será igualado porque é infinita a perfeição de Deus em amor e sabedoria.

“’A perfeita varonilidade’ é definida como sendo ‘a medida da estatura da plenitude de Cristo’. Em outras palavras, a perfeição cristã é ser semelhante a Cristo. Se ‘Deus é amor’, Cristo é amor perfeitamente exemplificado. Não podemos igualar o caráter infinitamente perfeito de Cristo, mas devemos copiá-lo. (Ellen G. White, Testimonies, vol. 2, pág. 540). Podemos refletir Seu amor e viver sem cometer pecado. (Ver Apoc. 3:21)” (Lição da Escola Sabatina 3° Trim. 1995 lição 7 p. 5)

Bom agora que vimos que por toda eternidade haverá crescimento em santidade e que estaremos mais e mais revelando a imagem do nosso Pai, que tal também pararmos de ficar usando textos que revelam que nossa santidade é um processo que dura a vida inteira para tentar comprovar que sempre teremos algum pecado para vencer e abandonar?

Textos como esses:

“Enquanto reinar Satanás, teremos de subjugar o próprio eu e vencer os pecados que nos assaltam; enquanto durar a vida não haverá ocasião de repouso, nenhum ponto a que possamos atingir e dizer: “Alcancei tudo completamente”. A santificação é o resultado de uma obediência que dura a vida toda”. Eventos Finais p. 267

Nunca dizer “Alcancei tudo completamente”. Lembrem-se o crescimento continuará não somente nessa vida como também por toda eternidade.

“A verdadeira santificação é obra diária, continuando por tanto tempo quanto dure a vida. Aqueles que estão batalhando contra tentações diárias, vencendo as próprias tendências pecaminosas e buscando santidade do coração e da vida, não fazem nenhuma orgulhosa proclamação de santidade. Eles são famintos e sedentos de justiça. O pecado parece-lhes excessivamente pecaminoso”.

A santificação continua “por tanto tempo quanto dure a vida”. Sabemos que não apenas essa vida, mas também a vida eterna.

“Estes temas ocuparão o coração, mente e língua dos redimidos ao longo das eras eternas, ao sernos reveladas novas explanações, as quais Cristo ansiou abrir a Seus discípulos, mas eles não tiveram fé para esquadrinhar e compreender. Para sempre e sempre surgirão novas visões da perfeição e glória de Cristo”. Olhando Para o Alto MM p. 97

“A lei de Deus é simples, e facilmente compreendida. Caso os filhos dos homens, o quanto possível para eles, obedecessem a esta lei, obteriam força mental e capacidade de discernimento para compreender ainda mais dos desígnios e planos de Deus. E esse avanço seria contínuo, não somente nesta vida, mas nos séculos da eternidade; pois por mais que possam progredir no conhecimento da sabedoria e poder de Deus, há sempre para além uma infinidade ainda. ” Filhos e Filhas de Deus p. 39

Que o Senhor nos ajude e aumente nossa fé no poder libertador da graça de Deus.

“Quem não possui suficiente fé em Cristo para crer que Ele pode guardá-lo de pecar, não tem a fé necessária para entrar no reino de Deus”. Ellen G. White, Review and Herald, 10 de março de 1904 (Lição da Escola Sabatina 3° Trim. 1995 lição 7 p.5)

“Os que estiverem vivendo sobre a Terra quando a intercessão de Cristo cessar no santuário celestial, deverão, sem mediador, estar em pé na presença do Deus santo. Suas vestes devem estar imaculadas, o caráter liberto de pecado, pelo sangue da aspersão. Mediante a graça de Deus e seu próprio esforço diligente, devem eles ser vencedores na batalha contra o mal”. O Grande Conflito, p. 425

Aqui vemos a anulação de mais um questionamento. “Não podemos igualar ao Modelo”. Sim, como vimos não podemos agora nessa vida e mesmo durante a eternidade nunca conseguiremos igualar a Deus em santidade e sabedoria. O homem foi criado a imagem e semelhança de Deus, e não igual a Deus. Para toda eternidade nosso Senhor será um Modelo para toda criação de crescimento em sabedoria e santidade.

“Habitar para sempre nesse lar de bem-aventuranças, trazer na alma, corpo e espírito não os traços do pecado e da maldição, mas a perfeita semelhança de nosso Criador, e através de eras eternas progredir em sabedoria, conhecimentos e santidade, explorando sempre novos campos do pensamento, sempre encontrando novas maravilhas e novas glórias, aumentando sempre a capacidade de saber e amar, e sabendo que há ainda diante de nós alegria, amor e sabedoria infinitos […]” Conselhos aos Pais, Professores e Estudantes, p. 55

Sem Frustação e Sem Arrogância

Entendendo esses dois pontos, refutaremos duas acusações que normalmente os que não acreditam na plena libertação do pecado fazem contra nós que acreditamos. A de que estamos esperando o momento em que possamos dizer arrogantemente ESTOU SEM PECADO, temos consciência que somente Deus pode fazer esse julgamento. E que também terminaremos frustrados por estar esperando algo impossível. Não terminaremos frustrados porque a nós compete buscar e deixar que Aquele que somente tem competência para fazer esse julgamento O faça. E também devemos estar confiantes que “[…] aquele que começou boa obra em vocês, vai completá-la até o dia de Cristo Jesus”. Filipenses 1:6

Bom estar lembrando também que não se trata de “carne santa” pois enquanto estivermos nesse mundo, a possibilidade de estar vivendo como escravo do pecado, possibilidade de pecar, existirá por causa de nossa natureza caída.

Homem sem Deus. NATUREZA HUMANA CAÍDA E CORROMPIDA

Homem transformado por Deus. NATUREZA CAÍDA NÃO MAIS CORROMPIDA.

Homem transformado que se afastou de Deus. NATUREZA HUMANA CAÍDA NOVAMENTE CORROMPIDA.

“Sabemos que todo aquele que é nascido de Deus não vive pecando; mas o que de Deus é gerado conserva-se a si mesmo, e o maligno não lhe toca”. 1 João 5:18

Que fique claro então que perfeição absoluta no sentido de não haver mais necessidade de desenvolvimento, nunca alcançaremos. Somente Deus possui a perfeição absoluta nesse sentido, e nunca seremos exatamente iguais a Deus em santidade e perfeição. No entanto, perfeição, santidade no sentido de não estar mais vivendo em pecado, essa sim é possível e necessário que aqueles que serão salvos alcancem pelo poder de Deus, antes do fechamento da porta da graça.

“Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo”. 2 Pedro 1:4

“Ora, pois, já que Cristo padeceu por nós na carne, armai-vos também vós com este mesmo pensamento, que aquele que padeceu na carne já cessou do pecado;

Para que, no tempo que vos resta na carne, não vivais mais segundo as “concupiscências dos homens, mas segundo a vontade de Deus”. 1 Pedro 4:1,2

Agora, enquanto nosso grande Sumo Sacerdote está a fazer expiação por nós, devemos procurar tornar-nos perfeitos em Cristo. Nem mesmo por um pensamento poderia nosso Salvador ser levado a ceder ao poder da tentação. Satanás encontra nos corações humanos algum ponto em que pode obter apoio; algum desejo pecaminoso é acariciado, por meio do qual suas tentações asseguram a sua força. Mas Cristo declarou de Si mesmo: “Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em Mim.” João 14:30. Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia”. O Grande Conflito, p. 623.

No comments yet

Deixe um comentário