9 – Herdadas e Cultivadas

Vimos um texto do Espírito de profecia onde a serva do Senhor afirma entre outras coisas que Cristo assumiu nossa natureza corrompida. No entanto vimos que Cristo nunca foi corrompido e não possuiu uma natureza corrompida. Alguns tentam usar o seguinte argumento. Quando Ellen White afirma que Cristo não tinha nossas paixões ou tendências pecaminosas ela estava se referindo a “tendências cultivadas”, mas para eles, segundo a lei da hereditariedade, Cristo herdou as tendências pecaminosas que nós herdamos, “sem jamais ceder a essas tendências”.

Na prática estão fazendo o seguinte, cientes da necessidade de vivermos como Jesus viveu, essas pessoas ao invés de rogar que a graça de Deus nos eleve ao padrão de vida vivida por Jesus, essas pessoas puxaram Cristo para o nosso nível. Estão colocando em Jesus algo, (propensões para pecar herdadas) que Deus deseja retirar em nós. Baixaram o nível, o padrão de santidade que deve ser alcançado pela graça de Deus para sermos salvos!

“Do mesmo modo, Ellen White constantemente fazia a diferença entre a natureza herdada e a natureza pecaminosa cultivada. Por um lado, ela escreveu que Jesus ‘tinha toda a força da paixão da humanidade’; por outro, ela declara que ‘Ele é um irmão em nossas debilidades, mas não em possuir idênticas paixões’, ‘não possuindo as paixões de nossa natureza humana decaída’. É bem possível que ela tivesse em mente a diferença entre tendências herdadas para pecar, pelas quais não somos culpados, e tendências cultivadas, que nos tornam pecadores. Pra Ellen White bem como para seus contemporâneos adventistas, ‘semelhantemente a todo filho de Adão, Ele [Cristo] aceitou os resultados da operação da grande lei da hereditariedade’, mas sem jamais ceder a essas tendências”. Tocado por Nossos Sentimentos p. 113

De forma bem simples, para esses irmãos, quando afirmam que Cristo possuiu, estão se referindo a paixões ou tendências herdadas, quando afirmam que não possuiu, estão se referindo a paixões ou tendências cultivadas. Segundo essas pessoas Cristo não possuiu inclinações, propensões, tendências para pecar herdadas, mas não possuiu as cultivadas. Veremos a seguir textos comprovando esse fato!

“Jesus tomou nossas tendências herdadas para o pecado, mas não nossas tendências cultivadas para o pecado. Ele escolheu não pecar e não Se corromper” Herbert E. Douglass, Opportunity of the Century, p. 33

“Lembre-se de que A. T. Jones havia dito: ‘Jesus possuía as mesmas paixões que temos’ Todavia, Jones explicou que Ele nunca Se rendeu a elas. Durland escreveu que ‘Ele não possuía as paixões de nossa natureza decaída’, significando que Cristo nunca as entregou ao pecado. O ponto de vista de Durland está muito mais próximo do de Jones, do que possa parecer de início. Jones considerava o problema do ponto de vista de uma natureza herdada; Durland já via a questão sob o prisma de uma natureza cultivada. Potencialmente, ‘possuía as mesmas paixões que temos’; em realidade, ‘Jesus não possuía as mesmas paixões que temos’ por que Ele jamais sucumbiu ao poder da natureza pecaminosa do homem, que herdou de Seus ancestrais”. Tocado por Nossos Sentimentos p. 113

Nesse outro texto vemos novamente a defesa do pensamento que Cristo “portou” nossas tendências ou paixões por hereditariedade. “[…] potencialmente, mas não em atos”.

“Alguns acham que Jones tinha, com efeito, admitido que Cristo não tinha paixões como as nossas. Não aceitou isso totalmente. Ele fez o seu melhor para esclarecer a diferença entre tendências hereditárias para pecar, que são comuns a todos nós, e hábitos de culpa que cultivamos por ceder à tentação. De mais a mais, ‘a carne de Jesus Cristo era nossa carne, e nele havia tudo o que há em nossa carne – todas as tendências ao pecado que há em nossa carne estavam em Sua carne, atraindo-O para que cedesse ao pecado’. Do mesmo modo, Jesus portou em Sua própria carne nossas paixões por hereditariedade, potencialmente, mas não em atos”. Tocado por Nossos Sentimentos, p. 82

Outras Afirmações de Que Jesus Possuiu Tendências Hereditárias.

“Por meio da fé em Seu Pai, Ele foi fortalecido a fim de que Sua natureza divina prevalecesse esmagadoramente sobre Sua natureza pecaminosa e as tendências hereditárias”. Tocado por Nossos Sentimentos, p. 104

“Ele enfrentou todas as tentações que você e eu enfrentamos, pela fé na vontade e Palavra de Deus. Não houve uma tendência na carne humana que não houvesse nEle. Ele as venceu a todas”. Tocado por Nossos Sentimentos, p. 118

“Além do mais, o fato de Cristo ter tomado sobre Si a carne, não de um ser sem pecado, mas de um pecador, isto é, a carne à qual Ele assumiu tem todas as fraquezas e tendências pecaminosas às quais a decaída natureza humana está sujeita, é mostrado pela firmação que Ele ‘semente de Davi segundo a carne’. Davi tinha todas as paixões da natureza humana. Ele disse de si mesmo: ‘Eis que eu nasci em iniquidade, e em iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe’. (Sal. 51:5)”. Tocado por Nossos Sentimentos p. 65

“Consequentemente é considerada semelhante à de todos os seres humanos. Não uma carne corrompida, mas uma carne que, de acordo com a lei da hereditariedade, porta consigo inerentes tendências para pecar, tendências às quais Jesus nunca sucumbiu”. Tocado por Nossos Sentimentos p. 262

Jesus não veio à Terra como fez o primeiro Adão, que deixou as mãos do Criador sem nenhuma inclinação para pecar”. Tocado por Nossos Sentimentos, p. 126

Jesus tomou nossas tendências herdadas para o pecado, mas não nossas tendências cultivadas para o pecado. Ele escolheu não pecar e não Se corromper” Herbert E. Douglass, Opportunity of the Century, p. 33

“Ele veio para salvar pecadores, portanto, precisava assumir a carne de pecadores […] Ele tinha todas as fraquezas da carne que nós temos. A carne que Ele Se revestiu possuía todos os desejos que nossa própria carne tem”. Tocado por Nossos Sentimentos p. 112

Nesse próximo texto é muito claro, que para esses irmãos a propensão ou inclinação pecaminosa só é pecado quando ela é cultivada. Se é herdada, não é pecado, sendo assim eles não se importam em colocar essas propensões ou inclinações pecaminosas herdadas em Jesus.

“Más propensões são aqueles impulsos para o pecado que foram cultivados e fortalecidos pela indulgência para com o pecado. Propensões naturais são aquelas tendências herdadas. A culpa está contida numas mas não em outras. Isso não é pecaminoso a menos que alguém ceda à propensão“. Tocado por Nossos Sentimentos p. 225

Como afirmar que tendências herdadas não é pecado diante da mensagem da serva do Senhor afirmando que os que retiverem tendências hereditárias para o erro não podem permanecer com Ele”?

“Cristo morreu a fim de elevá-los e enobrecê-los, e os que retiverem tendências hereditárias para o erro não podem permanecer com Ele. Ele sofreu tudo quanto é possível à carne humana sofrer e resistir, para que passemos triunfantemente por todas as tentações que Satanás invente a fim de destruir-nos a fé”. Filhos e Filhas de Deus, p. 294

Mesmoas inclinações naturais e os caminhos naturais são moldados segundo o caminho e o Espírito de Deus”.

“Os que fazem isso, andam com Deus, como fez Enoque, e imperceptivelmente para eles, tornam-se um com o Pai e o Filho. Realiza-se dia a dia na mente e no coração uma mudança, e as inclinações naturais e os caminhos naturais são moldados segundo o caminho e o Espírito de Deus”. MM 1956, Filhos e Filhas de Deus, p. 296

Definitivamente essa argumentação, diferenciando propensões ou inclinações herdadas como não sendo pecado, já as cultivadas sendo pecado, não se sustenta ao constatarmos que Ellen White não fazia essa diferenciação, ambas precisam ser vencidas e eliminadas de nossa vida, ambas são defeito de caráter. É o que constatamos nos textos a seguir.

Herdadas e Cultivadas, Pecado, Defeito de Caráter

A seguir veremos textos que comprovam a necessidade de serem subjugadas, desarraigadas, eliminadas tanto as tendências cultivadas como também as herdadas.

“A mudança que deve ocorrer com as tendências naturais, herdadas e cultivadas do coração humano é aquela da qual Jesus falou quando disse a Nicodemos: “Se alguém não nascer de novo, não pode ver o reino de Deus.” João 3:3”. MM 2002, Cristo Triunfante, p. 232

“Essa Palavra é tão clara que ninguém precisa extraviar-se a menos que permita ser levado ao erro por suas tendências herdadas e cultivadas”. MM 1995, Cuidado de Deus, p. 298

“Deus não nos deixou lutar com o mal em nossa própria, limitada força. Sejam quais forem nossas tendências herdadas ou cultivadas para o erro, podemos vencer, mediante o poder que Ele nos está disposto a comunicar”. Temperança, p. 112

“A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. As tendências hereditárias, os hábitos antigos, devem ser renunciados”. O Maior Discurso De Cristo, p.141

“O poder convertedor de Deus pode transformar tendências herdadas e cultivadas; pois a religião de Jesus é dignificante. O “nascer de novo” (João 3:7) significa transformação, nova vida em Cristo Jesus”. Review and Herald, 13 de abril de 1897. O Lar Adventista, p. 206

“Teremos duros conflitos com as nossas tendências para o mal, herdadas e cultivadas. Tem de haver uma firme confiança no Capitão de nossa salvação. Ele não deixará de fazer a Sua parte”. Manuscrito 8, 1914. MM 1968, Nos Lugares Celestiais, p. 19

“Quando a graça divina toma posse do coração, vê-se que devem ser crucificadas as herdadas e cultivadas tendências para o mal”. Mensagem Aos Jovens, p. 68

“Não reconhecem a necessidade de Cristo, nem exercem fé nEle. Não venceram suas inclinações para a injustiça, herdadas e cultivadas”. Parábolas de Jesus, p. 315

Gostaria que meus irmãos de forma bem especial prestassem muita atenção, especialmente nas palavras, “subjugadas”, “eliminadas”, ‘dissipam-se”, e ‘desarraigados”.

“As tendências que controlam o coração natural devem ser subjugadas pela graça de Cristo, antes que o homem caído esteja em condições de entrar no Céu, e partilhar da comunhão com os anjos puros e santos”. Atos Dos Apóstolos p. 273

“Ao participarmos da natureza divina, são eliminadas do caráter as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e tornamo-nos um vivo poder para o bem”. Cuidado De Deus, p. 366.

“É necessária genuína conversão, não só uma vez em anos, mas diariamente. Esta conversão leva o homem a nova relação com Deus. As coisas velhas, suas paixões naturais e as tendências herdadas ou cultivadas para o mal, dissipam-se e ele é renovado e santificado”. MM Nossa Alta vocação 1962 p. 213

“As inclinações e desejos humanos não santificados devem ser desarraigados da vida como obstáculos ao crescimento cristão”. Carta 13, 1902, Evangelismo p. 347

“O batismo pode ser repetido vez após vez por si mesmo, não tendo poder para mudar o coração humano. O coração deve ser unido com o coração de Cristo, a vontade deve ser submersa em Sua vontade, a mente deve tornar-se uma com Sua mente, os pensamentos devem ser trazidos em cativeiro a Ele. Um homem pode ser batizado, e seu nome colocado nos livros da igreja, contudo o coração pode permanecer sem mudança. Tendências hereditárias e cultivadas podem ainda operar o mal no caráter”. MM 1983, Olhando Para O Alto, p. 176.

Subtítulos Importantes!

Nossa lição da Escola Sabatina expressa a opinião oficial da nossa igreja vemos claramente uma relação de propensão para o mal como sendo pecado “PURIFICAÇÃO DE TODO PECADO” p. 50 e também como sendo defeito de caráter, na p. 149 a lição usa o subtítulo, “CARÁTER PURIFICADO”. Depois desses subtítulos a lição nos mostra o texto da serva do Senhor onde ela escreve “Então somos purificados de todo pecado, de todos os defeitos de caráter. Não precisamos reter nenhuma propensão pecaminosa”.

Sempre lembrando que a mensageira do Senhor considera como sendo pecado manter tanto as tendências ou propensões, herdadas como também as cultivadas, para ela ambas são defeito de caráter que precisam ser eliminados, subjugadas pela graça de Deus.

PURIFICAÇÃO DE TODO PECADO “Precisamos compreender que pela fé em Cristo é nosso privilégio ser participante da natureza divina e livrar-nos da corrupção das paixões que há no mundo. Então somos purificados de todo pecado, de todos os defeitos de caráter. Não precisamos reter nenhuma propensão pecaminosa”. [Citação de Efésios 2:1-6] Comentários de Ellen G. White, SDABC, vol. 7, p. 943;Lição da Escola Sabatina, 2° Trim. 1990, Cristo o Único Caminho p. 50

CARÁTER PURIFICADO “Precisamos compreender que pela fé em Cristo é nosso privilégio ser participante da natureza divina e livrar-nos da corrupção das paixões que há no mundo. Então somos purificados de todo pecado, de todos os defeitos de caráter. Não precisamos reter nenhuma propensão pecaminosa”. [Citação de Efésios 2:1-6] Comentários de Ellen G. White, SDABC, vol. 7, p. 943; Lição daEscola Sabatina, 2° Trim. 1990, Cristo o Único Caminho p. 149.

Não precisamos reter uma só propensão pecaminosa. […] (Efés. 2:1-6.) […] Ao participarmos da natureza divina, são eliminadas do caráter as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e tornamo-nos um vivo poder para o bem”. SDA Bible Commentary, vol. 7, p. 943. Maranata, O Senhor Vem, MM 1977, p.223.

“Tenham medo de que sua vontade não seja mantida em sujeição a vontade de Cristo, quer seus traços de caráter herdados e cultivados dominem sua vida”. MM 2022, A Cima de Todo Nome, p. 45.

“A velha natureza, nascida do sangue e da vontade da carne, não pode herdar o reino de Deus. Os velhos caminhos, as tendências hereditárias, os hábitos antigos precisam ser abandonados; pois a graça não é herdada. O novo nascimento consiste em ter novos intuitos, novos gostos, novas tendências. Os que, pelo Espírito Santo, são gerados para uma nova vida, tornaram-se participantes da natureza divina, e em todos os seus hábitos e práticas evidenciarão sua relação com Cristo. Quando homens que alegam ser cristãos retêm todos os seus defeitos naturais de caráter e disposição, em que a sua posição difere da dos mundanos? Eles não apreciam a verdade como elemento santificador e refinador. Não nasceram de novo. […] A genuína conversão modifica as tendências hereditárias e cultivadas para o mal. A religião de Deus é uma textura firme, composta de inúmeros fios entrelaçados com tato e habilidade.”. Maranata O Senhor Vem, p. 235

“[…] A genuína conversão modifica as tendências hereditárias e cultivadas para o mal. A religião de Deus é uma textura firme, composta de inúmeros fios entrelaçados com tato e habilidade. Unicamente a sabedoria que provém de Deus pode completar essa textura. Há muitíssimas espécies de tecidos que a princípio têm excelente aspecto, mas não conseguem resistir à prova. Eles desbotam. As cores não são fixas. Sob o calor do verão elas se desvanecem e se dissipam. O tecido não suporta as asperezas do manuseio”. Maranata O Senhor Vem, p. 235

“Os que fazem isso, andam com Deus, como fez Enoque, e imperceptivelmente para eles, tornam-se um com o Pai e o Filho. Realiza-se dia a dia na mente e no coração uma mudança, e as inclinações naturais e os caminhos naturais são moldados segundo o caminho e o Espírito de Deus”. MM 1956, Filhos e Filhas de Deus, p. 296

“Tenham medo de que sua vontade não seja mantida em sujeição a vontade de Cristo, quer seus traços de caráter herdados e cultivados dominem sua vida”. MM 2022, A Cima de Todo Nome, p. 45.

 “É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja”. DTN, p. 671.

“Cristo morreu a fim de elevá-los e enobrecê-los, e os que retiverem tendências hereditárias para o erro não podem permanecer com Ele. Ele sofreu tudo quanto é possível à carne humana sofrer e resistir, para que passemos triunfantemente por todas as tentações que Satanás invente a fim de destruir-nos a fé”. Filhos e Filhas de Deus, p. 294

Sinceramente, novamente volto a frisar, eu fico incomodado, triste em ver como alguns tentam de alguma maneira, procurar argumentos para colocar em Jesus, aquilo que Deus deseja retirar de nós. Estão tentando desesperadamente puxar Jesus para o nosso nível, ao invés de rogar a Deus que nos eleve até o nível santo e incontaminado de Cristo. Estão fazendo exatamente aquilo que o Senhor rogou que não fizéssemos. Estão baixando a norma da justiça com o propósito de se acomodarem a uma vida com propensões, inclinações ou tendências pecaminosas.

“Deus requer perfeição moral em todos. Os que receberam luz e oportunidades devem, como mordomos de Deus, aspirar à perfeição, e nunca, nunca baixar a norma de justiça a fim de acomodar tendências herdadas e cultivadas para o mal. Cristo tomou sobre Si nossa natureza humana e viveu nossa vida, para mostrar-nos que podemos ser semelhantes a Ele participando da natureza divina. Podemos ser santos, como Cristo foi santo na natureza humana”. MM 1980, Este Dia Com Deus p. 30

“Nunca devemos abaixar a norma de justiça com o fim de acomodar à prática do mal, tendências herdadas ou cultivadas. Precisamos compreender que imperfeição de caráter é pecado. Todos os justos atributos de caráter habitam em Deus como um todo perfeito e harmonioso, e todo aquele que aceita a Cristo como Salvador pessoal, tem o privilégio de possuir estes atributos”. Parábolas de Jesus, p. 330

Os apetites e inclinações naturais anseiam por prazeres terrenos. Mas aqueles que amam a Jesus trarão esses apetites e inclinações em harmonia com a Sua vontade. Decidiram estar do lado do Senhor, e sua vida deve apresentar-se em vívido contraste com a busca de agradar o eu dos mundanos”. MM 1983, Olhando Para o Alto, p. 208

“Precisamos, porém, guardar bem nosso coração, pois muitas vezes nos esquecemos das instruções celestiais que recebemos e procuramos agir de acordo com as inclinações naturais de nossa mente não santificada”. Conselhos Sobre Saúde, p. 561

“A lei é uma expressão do pensamento de Deus. Quando a recebemos em Cristo, ela se torna nosso pensamento. Ela nos eleva acima do poder dos desejos e tendências naturais, acima das tentações que conduzem ao pecado”. MM 1959, Pela Fé Pela Qual Eu Vivo, p. 83

O texto a seguir revela claramente a repreensão de Deus para aqueles que usamtendências naturais”, hereditárias para o mal, como desculpa para o pecado em pensamentos e desejos impróprios. Infelizmente é o que está ocorrendo em nossos dias, muitos afirmam que pensamentos e desejos voltados para o mal não é pecado quando surgem, porque segundo eles, esses pensamentos e desejos são simplesmente uma manifestação de nossas tendências naturais voltadas. Essas pessoas estão ignorando o que a graça de Deus pode realmente fazer na vida dos que serão salvos.

“Agora, o que desejamos apresentar é: Como podeis avançar na vida divina. Ouvimos muitas desculpas: Não posso viver de acordo com isto ou aquilo. Que quereis dizer com “isto ou aquilo”? Quereis dizer que foi efetuado um sacrifício imperfeito para a raça caída, no Calvário; que não nos é concedido suficiente graça e poder para que possamos desvencilhar-nos de nossos próprios defeitos e tendências naturais; que não nos foi dado um Salvador perfeito? Ou quereis acusar a Deus? Bom, vós dizeis: Foi o pecado de Adão. Dizeis também: Não sou culpado disso, e não sou responsável por sua culpa e queda. Há todas estas tendências naturais em mim, e não mereço ser censurado se procedo de acordo com estas tendências naturais. Quem merece ser culpado? É Deus?” Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 179

“Unicamente por meio do sangue do Crucificado existe purificação do pecado. Sua graça, tão-somente, nos habilita a resistir e subjugar as tendências de nossa natureza caída”. A Ciência do Bom Viver, p. 428.

“É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele, o crente torna-se participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer todas as tendências hereditárias e cultivadas para o mal, e para gravar Seu próprio caráter em Sua igreja”. Review and Herald, 19 de novembro de 1908. (MM 1999, E Recebereis Poder, p. 13)

Triste realidade descrita no texto a seguir!

“Erguidas normas falsas”, infelizmente é exatamente isso que estão acontecendo!

“Alguns há que não dão ouvidos. Por tanto tempo preferiram seguir seu próprio caminho e sua própria sabedoria, por tanto tempo acariciaram defeituosas tendências de caráter, hereditárias e cultivadas, que se tornaram cegos, não podendo enxergar a distância. Por eles são pervertidos princípios, erguidas normas falsas, formam-se critérios que não traduzem a assinatura do Céu. […] Entre esses há os que se orgulham no Senhor, como pessoas que praticam a justiça e não abandonam as ordenanças de seu Deus. – MS 138 (1902)”. Mente Caráter e Personalidade, vol. 1, p. 38 e 39.

“Pecados que têm de tempos em tempos sido assinalados jazem à porta de muitos, pecados que o Senhor não considera como superficiais. Se os homens apenas renunciassem a seu espírito de resistência ao Espírito Santo, o espírito que tem há muito estado fermentando sua experiência religiosa, o Espírito de Deus teria Se dirigido a seus corações. Convenceria do pecado. Que obra! Mas o Espírito Santo tem sido insultado e a luz tem sido rejeitada”. MM 1983, Olhando Paro o Alto, p. 45

Se alguém acaricia e cultiva tendências hereditárias para o mal, condescendendo com inclinações, apetites e paixões carnais, não poderá jamais entrar no reino de Deus. Mas a pessoa que se esforça por reprimir as más inclinações, que está disposta a ser governada pelo Espírito de Jesus Cristo, é transformada. MM 2022, Cristo Triunfante, p. 187

A serva do Senhor não deixar margens para o tipo de pensamento em que algum tipo de tendência para pecar possa ser tolerado. Cristo é nosso exemplo, nossa norma de santidade a ser alcançada mediante o poder de Deus. É o poder infinito do Espírito Santo que está a nossa disposição, não podemos subestimar o poder de Deus.

Mostra que há na natureza divina poder para deter os sobrenaturais agentes do mal, e que a graça de Deus subjuga o egoísmo inerente ao coração natural”. O desejado de Todas as Nações, p. 481

“É Seu desígnio que lhes pertença a mais alta influência do Universo, influência que emana da fonte de todo poder.  Têm de ter força para resistirão mal, força que nem a Terra, nem a morte, nem o inferno podem dominar, força que os habilitará a vencer como Cristo venceu”. O Desejado de Todas as Nações, p. 482

“Vencer como Cristo venceu”, Cristo não viveu apenas controlando propensões herdadas para o pecado, Ele simplesmente não as teve, Suas inclinações eram sempre segundo o Espírito e nunca segundo a carne! Deus espera o mesmo de nós, pois o mesmo poder que estava a disposição de Cristo hoje também está a nossa disposição.

“Jesus não revelou qualidades, nem exerceu poderes que os homens não possam possuir mediante a fé nEle. Sua perfeita humanidade é a que todos os Seu seguidores podem possuir, se forem sujeitos a Deus como Ele o foi”. O Desejado de Todas as Nações, p. 471

“Como Cristo viveu a lei na humanidade, assim podemos fazer, se nos apegarmos ao Forte em busca de força”. O Desejado de Todas as Nações, p. 668

“É por meio do Espírito que o coração é purificado. Por Ele torna-se o crente participante da natureza divina. Cristo deu Seu Espírito como um poder divino para vencer toda tendência hereditária e cultivada para o mal, e gravar Seu próprio caráter em Sua igreja”. O Desejado de Todas as Nações, p. 671

 “O exemplo de Cristo é de autoridade para todo filho e filha de Adão. Ele representou em Sua vida a lei de Deus, dando aos homens um exemplo do que a obediência a todo preceito realizará pela natureza humana. Ele é nosso exemplo, e todo aquele que é dotado de faculdades de raciocínio está no dever de seguir-Lhe as pegadas; pois Sua vida é um modelo perfeito para toda a humanidade. Cristo é a consumada norma de caráter a que todo homem pode atingir tornando-se participante da natureza divina”. MM 1956, Filhos e Filhas de Deus, p. 137

O Salvador é novamente ferido e exposto à vergonha quando Seu povo não presta atenção à Sua palavra. Ele veio a este mundo e viveu uma vida sem pecado, para que em Seu poder Seu povo também pudesse viver uma vida sem pecado. Ele os deseja, praticando os princípios da verdade, para mostrar ao mundo que a graça de Deus tem poder para santificar o coração”. RH 1 de abril de 1902

Para vivermos como Jesus viveu nós não precisamos e não podemos tentar puxar Jesus para o nosso nível, infelizmente é isso que alguns estão fazendo, devemos sim pedir que a graça de Deus nos transforme, nos eleve a alcançar o padrão que Cristo nos deixou!

“É requerida obediência exata, e os que dizem não ser possível levar uma vida perfeita, lançam sobre Deus a acusação de injustiça e falsidade”. – Reimpressões De Review and Herald, vol. 6 p. 519. (Lição da Escola Sabatina, 2° trim. 1989, “Triunfo no Presente e Glória no Futuro” p. 48)

“A todo aquele que se rende totalmente a Deus, é dado o privilégio de viver sem pecado, em obediência à lei do céu”. RH, 27 de setembro de 1906

“A própria imagem de Deus tem de ser reproduzida na humanidade. A honra de Deus, a honra de Cristo, acha-se envolvida no aperfeiçoamento do caráter de Seu povo”. O Desejado de Todas as Nações, p. 475

“Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo”. Efésios 4:13

“Trazendo sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos”. 2 Coríntios 4:10

“E qualquer que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, como também ele é puro”.  1 João 3:3

No comments yet

Deixe um comentário