13– É Possível Deixar de Ser Pecador?

É Possível Deixar De Ser Pecador?

Se o sentido dessa pergunta for: É possível para o homem deixar de ter uma natureza susceptível ao pecado?

A resposta é não! Não é possível.

Herdamos de Adão uma natureza, decaída enfraquecida, degenerada, como resultado desse enfraquecimento e degeneração a natureza humana se tornou muito mais susceptível ao pecado.

Isso somente mudará após a glorificação, até lá continuaremos susceptíveis ao pecado.

Somente os salvos em Cristo Jesus não terão mais uma natureza susceptível ao pecado e isso, repito, após a glorificação.

Voltemos à pergunta: É possível deixar de ser pecador? Agora se o sentido da pergunta for: É possível para o homem deixar de pecar?

A resposta é sim! Sim, é possível. Cristo ao assumir nossa natureza caída e não pecar, provou ser possível para o homem, mediante o poder de Deus, ser plenamente libertado do pecado.

Novamente mostraremos textos que revelam a possibilidade real de vivermos como Cristo viveu, sem pecado, livres da escravidão do pecado. Daremos uma ênfase especial a esses textos, pois esse tipo de mensagem não é divulgada para nosso povo, adventistas do sétimo dia, como deveria ser.

 “Satanás, o anjo caído, declarara que nenhum homem podia guardar a lei de Deus depois da desobediência de Adão. Ele alegava que toda a humanidade estava sob o seu domínio”. Mensagens Escolhidas, vol.3, p. 136

“Foram tomadas amplas providências para que o homem finito e decaído possa estar tão ligado com Deus que, por meio da mesma Fonte pela qual Cristo venceu em Sua natureza humana, ele consiga resistir firmemente a todas as tentações como Cristo o fez”. Ellen White e a Humanidade de Cristo, p.166.

“Veio ao nosso mundo para manter um caráter puro e sem pecado, e para refutar a mentira de Satanás de que não era possível aos seres humanos guardar a lei de Deus. Cristo veio viver a lei em Seu caráter humano exatamente na maneira pela qual todos podem viver a lei na natureza humana se procederem como Cristo procedeu. […]”. Elle. White, e a Humanidade de Cristo, p. 166

“Cristo venceu as tentações de Satanás como homem. Toda pessoa pode vencer como Cristo venceu. […] Remiu o ignominioso fracasso e queda de Adão, e foi vitorioso, demonstrando assim a todos os mundos não caídos, e à humanidade decaída que o homem podia guardar os mandamentos de Deus pelo poder divino que lhe é concedido pelo céu. Jesus… suportou a tentação por nós, venceu em nosso favor para mostrar-nos como podemos ser vitoriosos. […]” Manuscrito 1, 1892; Ellen White e a Humanidade de Cristo, p.162

O Salvador mostrou, por meio de Sua humanidade consumada por uma vida de constante resistência ao mal, que, com a cooperação da Divindade, podem os seres humanos alcançar nesta vida a perfeição de caráter”. Atos dos Apóstolos, p. 531

“Mas ao carregar a natureza humana, Sua vida dependia do Onipotente. Em Sua humanidade, Ele se agarrava a divindade de Deus; e isso cada membro da família humana tem o privilégio de fazer. Cristo não fez nada que a natureza humana não possa fazer se ela tem parte com a natureza divina”. Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 180.

“Cristo assumiu a natureza humana para demonstrar para o mundo caído, para Satanás e sua sinagoga, para o universo do céu e para os mundos não caídos que a natureza humana, unida à sua natureza divina, podia tornar-se totalmente obediente à lei de Deus e que seus seguidores, mediante seu amor e unidade, evidenciariam que o poder da redenção é suficiente para capacitar o homem para a vitória. Ele regozija-Se ao pensar que Sua oração para que Seus seguidores fossem santificados na verdade será respondida; pela transformadora influência da Sua graça, eles serão moldados num caráter à semelhança divina”. ST, 05/11/1896; Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 178 e 179.

“O grande Mestre veio ao nosso mundo não somente para fazer expiação pelo pecado, mas também para ser um mestre tanto por preceito como pelo exemplo. Veio mostrar ao homem como guardar a lei na humanidade, de nodo que ele não tivesse nenhuma desculpa para seguir seu próprio critério imperfeito. Vemos a obediência de Cristo. Sua vida era sem pecado. A obediência durante toda a Sua vida é uma censura à humanidade desobediente. A obediência de Cristo não deve ser posta de lado como se fosse completamente diferente da obediência que Ele requer de nós individualmente. Cristo nos mostrou que é possível para toda a humanidade obedecer às leis de Deus”. ME, vol. 3, p. 135e 136.

“O Senhor Jesus veio ao nosso mundo, não para revelar o que Deus podia fazer, e, sim, o que o homem podia realizar, mediante a fé no poder de Deus para ajudar em toda emergência. O homem deve, pela fé, ser participante da natureza divina e vencer toda tentação com que é assaltado. O Senhor requer agora que todo filho e filha de Adão, pela fé em Jesus Cristo, O sirva na natureza humana que temos atualmente”. ME vol. 3, p. 140.

“A humanidade perfeita de Cristo é a mesma que o homem pode ter através da conexão com Cristo. Como Deus, Cristo não poderia ser tentado mais do que não foi tentado por Sua fidelidade no céu. Mas como Cristo Se humilhou à natureza do homem, Ele poderia ser tentado. Ele não tinha assumido nem mesmo a natureza dos anjos, mas a humanidade, perfeitamente idêntica à nossa própria natureza, exceto sem a mancha do pecado”. Ms57-1890.8

https://m.egwwritings.org/en/book/5252.2000001

“Nenhum ser humano já possuiu natureza tão sensível como o Santo de Deus, sem pecado, o qual Se manifestou como cabeça e representante daquilo que a humanidade pode tornar-se mediante a comunicação da natureza divina. Aos que creem em Cristo como seu Salvador pessoal, Ele atribui Seus méritos e comunica Seu poder”. YI, 16/08/1894; Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 167.

“Cristo venceu as tentações de Satanás como homem. Toda pessoa pode vencer como Cristo venceu. […] Remiu o ignominioso fracasso e queda de Adão, e foi vitorioso, demonstrando assim a todos os mundos não caídos, e à humanidade decaída que o homem podia guardar os mandamentos de Deus pelo poder divino que lhe é concedido pelo céu. Jesus… suportou a tentação por nós, venceu em nosso favor para mostrar-nos como podemos ser vitoriosos. […]” Manuscrito 1, 1892; Ellen White e a Humanidade de Cristo, p.162

“Cristo veio para ser nosso exemplo e nos revelar que podemos ser participantes da natureza divina. Como? – Tendo escapado da corrupção que pela concupiscência há no mundo. Satanás não alcançou a vitória sobre Cristo. Não pôs o pé sobre a alma do Redentor. Não atingiu a cabeça, se bem que tenha ferido o calcanhar. Cristo, por Seu exemplo, tornou evidente que o homem pode permanecer íntegro. É possível aos homens ter poder para resistir ao mal – poder que nem a Terra nem a morte nem o inferno conseguem dominar; poder que os colocará onde alcancem vencer, como Cristo venceu. Neles pode combinar-se a divindade e a humanidade”. Mensagens Escolhidas, vol. 1, p.409.

 “Abundante graça foi provida para que o crente possa manter-se livre do pecado; pois todo o Céu, com seus recursos ilimitados, foi posto à nossa disposição”. Mensagens Escolhidas vol. 1, p. 394

“Cristo tomou a humanidade e suportou o ódio do mundo para que pudesse revelar a homens e mulheres que estes poderiam viver sem pecado, que suas palavras, atos, seu espírito, poderiam ser santificados para Deus. Podemos ser cristãos perfeitos se manifestarmos esse poder em nossa vida. Quando a luz do Céu repousar sobre nós continuamente, representaremos a Cristo. Foi a justiça revelada em Sua vida que O distinguiu do mundo e despertou seu ódio. […] As palavras de Cristo são ditas para Seu povo em todas as épocas – para nós sobre quem o fim dos séculos é chegado. Manuscrito 97, 1909”. Olhando Para o Alto, 1983, p. 297.

“O homem caiu. A imagem de Deus nele se acha deformada. Por causa da desobediência ele se tornou depravado em suas inclinações e debilitado em suas faculdades, aparentemente incapaz de esperar qualquer outra coisa além de tribulação e castigo. Mas Deus, por intermédio de Cristo, planejou um escape, e diz a todos: “Portanto, sede vós perfeitos”. Mat. 5:48. O Seu propósito é que o homem seja correto e digno diante dEle, e assim o Seu plano não será frustrado. Ele enviou o Seu Filho a este mundo a fim de pagar a penalidade do pecado, e mostrar ao homem como viver uma vida sem pecado”. Signs of the Times, 30 de março de 1904. Cuidado de Deus, MM 1995, p. 320

“’Sede vós pois perfeitos, como é perfeito o vosso Pai que está nos Céus.’ Mat. 5:48. Este mandamento é uma promessa. O plano da redenção visa ao nosso completo libertamento do poder de Satanás. Cristo separa sempre do pecado a alma contrita. Veio para destruir as obras do diabo, e tomou providências para que o Espírito Santo fosse comunicado a toda alma arrependida, para guardá-la de pecar”. O Desejado de Todas as Nações, p. 311

Ainda pecadores!

“Os justos, em sua angústia, terão um profundo senso de sua indignidade e com muitas lágrimas reconhecerão sua completa indignidade. Como Jacó, pleitearão as promessas de Deus por meio de Cristo, feitas para tais dependentes, desamparados e arrependidos pecadores”. História da Redenção, p. 97

Infelizmente temos que estar atentos para tudo que publicamos, sabemos que o inimigo das almas tem feito com que muitos acreditem em muitas inverdades. O fato de os que serão salvos, ainda continuam como “pecadores” no tempo de angústia, não significa que eles ainda possuem pecados não confessados e não abandonados. Continuam como “pecadores” no sentido de haver ainda a possibilidade de que caso se afastem de Deus, sejam novamente dominados pelo pecado, porque ainda possuem a natureza caída. Vejam o texto a seguir que revela claramente qual deve ser a condição de vida daqueles que subsistirão no tempo de angústia.

Vivendo sem pecar, essa é a condição daqueles que subsistirão no tempo de angústia.

“Mas Cristo declarou de Si mesmo: “Aproxima-se o príncipe deste mundo, e nada tem em Mim.” João 14:30. Satanás nada pôde achar no Filho de Deus que o habilitasse a alcançar a vitória. Tinha guardado os mandamentos de Seu Pai, e não havia nEle pecado que Satanás pudesse usar para a sua vantagem. Esta é a condição em que devem encontrar-se os que subsistirão no tempo de angústia”. O Grande Conflito, p. 623

Para que não fique nenhuma dúvida a esse respeito, para que fique bem claro que “pecadores” no referido texto do livro História da Redenção p. 97 não significa que os salvos ainda estarão em pecado durante o tempo de angústia, vejam no texto a seguir que os “pecadores”, agora sim, aqueles que ainda estiverem em pecado serão “lançados fora no peneiramento”.

“A igreja talvez pareça como prestes a cair, mas não cairá. Ela permanece, ao passo que os pecadores de Sião serão lançados fora na sacudidura – a palha separada do trigo precioso. Essa será uma crise terrível, mas ela tem que acontecer”. Mensagens Escolhidas, vol. 2, p. 380. (Eventos Finais, p. 111-112).

É bastante comum ouvirmos nas orações feitas na igreja o reconhecimento de que somos pecadores. Sim devemos reconhecer esse fato, mas não devemos nos acomodar nessa condição de pecadores no sentido de continuar vivendo na transgressão da lei de Deus, ignorando a graça oferecida pelo Senhor para nos libertar da escravidão do pecado!

“Quando nos lembramos que ninguém sabe quando seu tempo de graça findará, como ousamos viver despreparados, desprevenidos para encontrar com nosso Senhor? Como ousamos continuar pecadores e maculados? Por que não temos medo? Por que não estamos perturbados? Por que não percebemos nosso perigo?… O Senhor operaria poderosamente por Seu povo, se este abandonasse as obras das trevas e se revestisse de Sua justiça”. MM 1983, Olhando Para o Alto, p. 167

Não é também difícil encontrar em uma breve pesquisa no you tube um teólogo adventista pregando contra a possibilidade de plena libertação do pecado, dizendo estar desmentindo o que eles gostam de chamar de perfeccionismo. As vezes tento ver uma dessas mensagens mas confesso tenho dificuldade de ver! É tanta coisa para ser corrigida que chega me angustiar! Gostaria mesmo é de conversar pessoalmente com eles. Fazer perguntas, mostrar textos e outras coisas mais. Triste ver esses homens guiando muitos para a perdição eterna. Esses professos mestres, e as pessoas que aceitam tudo o que eles ensinam sem questionamentos, precisam compreender o que realmente significa ser redimido.

 “Quanto mais humilde for a nossa visão acerca de nós mesmos, mais claramente veremos o caráter imaculado de Jesus. […] Não enxergar o contraste marcante entre Cristo e nós é não conhecer a nós mesmos. Aquele que não aborrece a si mesmo não pode entender o significado da redenção. Ser redimido significa parar de pecar”. – RH, 25/09/1900; Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 193.

“Não tema fazer uma completa entrega de si mesmo a Ele. Coloque-se, sem reservas, sob Seu controle. Compreenda o que significa cessar de pecar, o que significa ter um novo coração e trazer consigo a semelhança divina. Ao contemplar a Cristo, o eu será mergulhado em sua insignificância, e você será transformado ‘de glória em glória, na Sua própria imagem, como pelo Senhor, o Espírito”. 2 Cor. 3:18. MM 2013, Perto do Céu, p. 253

Cada exortação de Deus é acompanhada de uma promessa, se Ele pediu “vai-te, e não peques mais” é porque Ele concede graça e poder para que o Seu pedido se torne uma realidade na vida daquele que está disposto a obedece-Lo.

“E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais”. João 8:11

Devemos lembrar aquilo que é impossível para os homens é possível para Deus!

“Jesus, porém, olhando para eles, disse: Para os homens é impossível, mas não para Deus, porque para Deus todas as coisas são possíveis”. Marcos 10:27

“Mas ele respondeu: As coisas que são impossíveis aos homens são possíveis a Deus”. Lucas 18:27

“Porque para Deus nada é impossível”. Lucas 1:37

“Os que são adotados na família de Deus são transformados pelo Seu Espírito. A condescendência consigo mesmo e o supremo amor do próprio eu, transformam-se em abnegação e supremo amor a Deus. Homem algum herda a santidade como direito de primogenitura, nem pode, por quaisquer métodos que planeje, tornar-Se leal a Deus. “Sem Mim”, diz Cristo, “nada podeis fazer.” João 15:5. A justiça humana é qual “trapos de imundícia”. Mas com Deus todas as coisas são possíveis. Na força do Redentor, o fraco e erradio homem pode tornar-Se mais que vencedor do mal que o rodeia”. Mensagens Escolhidas, vol. 1, p. 310

“É Essencial Abandonar o Pecado”

“Aqui é onde te sujeitas à condenação, isto é, continuas a pecar. Na força de Cristo, cessa de pecar. Todas as providências foram tomadas para que a graça habite contigo, que o pecado sempre se te afigure a coisa odiosa que é: o pecado. ‘Se… alguém pecar’, não deve ele entregar-se ao desespero e falar como um homem perdido para Cristo. Carta 41, 1893. Mente, Caráter e Personalidade vol. 2. P. 456

“O grande Mestre veio a nosso mundo, não somente para fazer expiação pelo pecado, mas também para ser um mestre tanto por preceito como pelo exemplo. Veio mostrar ao homem como guardar a lei na humanidade, de modo que ele não tivesse nenhuma desculpa para seguir seu próprio critério imperfeito. Vemos a obediência de Cristo. Sua vida era sem pecado. A obediência durante toda a Sua vida é uma censura à humanidade desobediente. A obediência de Cristo não deve ser posta de lado como se fosse completamente diferente da obediência que Ele requer de nós individualmente. Cristo nos mostrou que é possível para toda a humanidade obedecer às leis de Deus”. Mensagens Escolhidas, vol. 3, p.135.

“O Grande Mestre veio ao nosso mundo para estar à frente da humanidade, para assim elevar e santificar a humanidade por Sua santa obediência a todos os requisitos de Deus, mostrando que é possível obedecer a todos os mandamentos de Deus. Ele demonstrou que é possível uma obediência que dure toda a vida. Portanto Ele dá ao mundo homens escolhidos e representativos, como o Pai deu o Filho, para exemplificarem em sua vida a vida de Jesus Cristo”. Mensagens Escolhidas, vol.3, p. 139.

O Senhor Jesus veio ao nosso mundo, não para revelar o que Deus podia fazer, e, sim, o que o homem podia realizar, mediante a fé no poder de Deus para ajudar em toda emergência. O homem deve, pela fé, ser participante da natureza divina e vencer toda tentação com que é assaltado. O Senhor requer agora que todo filho e filha de Adão, pela fé em Jesus Cristo, O sirva na natureza humana que temos atualmente”. Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 140.

No comments yet

Deixe um comentário