8 – Carta a Kellogg 1903

Ao vir, assim como [Jesus] veio, como um homem com todas as tendências más das quais o homem é herdeiro, Ele tornou possível ser esbofeteado por agentes humanos inspirados por Satanás, o rebelde que foi expulso do Céu”.

“Não prestei atenção, todavia, aos adendos feitos à mão pela própria EGW. Bem em cima da frase em questão, uma cunha (^) indica que as palavras escritas acima deviam ser inseridas. A declaração, então, ficaria assim: ‘Ao vir, assim como veio, como um homem, para enfrentar e sujeitar-Se a [Fagal suprimiu o ‘com’] todas as tendências más das quais o homem é herdeiro, Ele tornou possível ser esbofeteado por agentes humanos inspirados por Satanás, o rebelde que foi expulso do Céu’. Outro adendo feito à mão – ‘operando de todas as maneiras concebíveis para destruir sua fé’ – também precisa entrar nessa frase. Pelo seu posicionamento, parece que deve entrar depois de ‘herdeiro’.

Diferentemente da primeira leitura, esta é aberta à interpretação de que as tendências más são externas a Cristo, nas pessoas inspiradas por Satanás que se oporão a Ele, e irão golpeá-Lo e oprimi-Lo. Embora muitos ainda venham a fazer a leitura desta declaração em harmonia com a minha primeira leitura, outros chegarão à interpretação alternativa. Acho, agora, que esta declaração não resolverá a controvérsia na igreja”. Woodrow W. Whidden, Ellen White e a humanidade de Cristo, p. 199- 200

“Ao vir, assim como veio, como um homem, para enfrentar e sujeitar-Se a todas as tendências más das quais o homem é herdeiro, “operando de todas as maneiras concebíveis para destruir sua fé” Ele tornou possível ser esbofeteado por agentes humanos inspirados por Satanás, o rebelde que foi expulso do Céu”. Carta de 1903 a Kellogg; Ellen White e a Humanidade de Cristo, p.199

Concordo com Woodrow W. Whidden a respeito desse texto. Uma interpretação onde EGW estaria afirmando que Cristo possuía “todas as tendências más das quais o homem é herdeiro”, estaria contradizendo o que ela afirmou claramente em outros textos. A natureza humana que Cristo assumiu era susceptível a possuir as nossas tenências, inclinações ou propensões pecaminosas. Cristo desceu até o nível da humanidade caída, mas não foi de forma alguma afetado, ou contaminado pelo pecado. Nunca possuiu “as mesmas propensões pecaminosas e corruptas do ser humano”.

“A grande obra da redenção só poderia ser realizada ao tomar o Redentor o lugar de Adão caído […] O Rei da glória propôs humilhar-Se até o nível da humanidade caída”! –RH, 24/02/1874, Ellen White e a Humanidade de Cristo, p. 144

“Ellen White é às vezes bastante explícita sobre a diferença entre Cristo e as outras pessoas. Em 1890, por exemplo, ela escreveu que Cristo” não assumira a natureza dos anjos, porém a humanidade, perfeitamente idêntica à nossa, mas sem mácula do pecado. […] Sua natureza finita era pura e imaculada. …Não devemos tornar-nos comuns e terrenos em nossas ideias, e em nossas ideias pervertidas não devemos pensar que a possibilidade de Cristo ceder às tentações de Satanás degradou Sua humanidade e [que] Ele possuía as mesmas propensões pecaminosas e corruptas do ser humano. […] Cristo assumiu nossa natureza caída, mas não corrompida”. Ms, 57, 1890; Em Busca de Identidade, p. 124

“O grande Mestre veio ao nosso mundo não somente para fazer expiação pelo pecado, mas também para ser um mestre tanto por preceito como pelo exemplo. Veio mostrar ao homem como guardar a lei na humanidade, de nodo que ele não tivesse nenhuma desculpa para seguir seu próprio critério imperfeito. Vemos a obediência de Cristo. Sua vida era sem pecado. A obediência durante toda a Sua vida é uma censura à humanidade desobediente. A obediência de Cristo não deve ser posta de lado como se fosse completamente diferente da obediência que Ele requer de nós individualmente. Cristo nos mostrou que é possível para toda a humanidade obedecer às leis de Deus”. Mensagens Escolhidas, vol. 3, p. 135 e 136

“Cristo tomou a humanidade e suportou o ódio do mundo para que pudesse revelar a homens e mulheres que estes poderiam viver sem pecado, que suas palavras, atos, seu espírito, poderiam ser santificados para Deus. Podemos ser cristãos perfeitos se manifestarmos esse poder em nossa vida. Quando a luz do Céu repousar sobre nós continuamente, representaremos a Cristo. Foi a justiça revelada em Sua vida que O distinguiu do mundo e despertou seu ódio. […] As palavras de Cristo são ditas para Seu povo em todas as épocas – para nós sobre quem o fim dos séculos é chegado. Manuscrito 97, 1909”. Olhando Para o Alto, 1983, p. 297

“O homem caiu. A imagem de Deus nele se acha deformada. Por causa da desobediência ele se tornou depravado em suas inclinações e debilitado em suas faculdades, aparentemente incapaz de esperar qualquer outra coisa além de tribulação e castigo. Mas Deus, por intermédio de Cristo, planejou um escape, e diz a todos: “Portanto, sede vós perfeitos.” Mat. 5:48. O Seu propósito é que o homem seja correto e digno diante dEle, e assim o Seu plano não será frustrado. Ele enviou o Seu Filho a este mundo a fim de pagar a penalidade do pecado, e mostrar ao homem como viver uma vida sem pecado”.  Signs of the Times, 30 de março de 1904. Cuidado de Deus, MM 1995, pág. 320

A perfeita varonilidade é definida como sendo ‘a medida da estatura da plenitude de Cristo. Em outras palavras, a perfeição cristã é ser semelhante a Cristo. Se ‘Deus é amor, Cristo é o amor perfeitamente exemplificado. Não podemos igualar o caráter infinitamente perfeito de Cristo, mas deveríamos copiá-lo. (Ellen G. White, Testemonies, vol. 2, p. 549). Podemos refletir Seu amor e viver sem cometer pecado. (Ver Apoc. 3:21).

“As palavras, meramente, não o podem dizer. Seja refletido no caráter e manifestado na vida. Cristo pousa para ser retratado em cada discípulo. A todos predestinou Deus para serem “conformes à imagem de Seu Filho”. Rom. 8:29. Em cada um se tem de manifestar ao mundo o longânimo amor de Cristo, Sua santidade, mansidão, misericórdia e verdade”. O Desejado de Todas as Nações, p. 585

“O Espírito Santo é o sopro da vida espiritual na alma. A comunicação do Espírito é a transmissão da vida de Cristo. Reveste o que O recebe com os atributos de Cristo. Unicamente os que são assim ensinados por Deus, os que possuem a operação interior do Espírito, e em cuja vida se manifesta a vida de Cristo, devem-se colocar como homens representativos, para servir em favor da igreja. O Desejado de Todas as Nações, p. 568

Quem não possui suficiente fé em Cristo para crer quer Ele pode guarda-lo de pecar, não tem a fé necessária para entrar no reino de Deus’ Ellen G. White, Review and Herald, 10 de março de 1904”. Lição da Escola Sabatina, 3º Trim de 1995, Iluminados pelo Espírito, lição 7, p. 5.

“E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Tessalonicenses 5:23

“Guarde este mandamento imaculado, irrepreensível, até a manifestação de nosso Senhor Jesus Cristo”. 1 Timóteo 6:14 NVI

No comments yet

Deixe um comentário