Graça que Transforma e Purifica

maosdeus“Fiel e a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal.“ 1° Timóteo 1:15

Diante deste verso temos duas opções;

  1. Pensar que Paulo poderia ter se acomodado e continuado em sua situação de principal pecador crendo que mesmo assim seria salvo pelo Senhor.
  2. Paulo reconhecendo sua condição de principal pecador sabia que o Senhor poderia salvá-lo dos “seus pecados”, o libertando de sua condição de principal pecador e o transformando em um servo de Deus fiel e obediente.

Não podemos de forma alguma aceitar a primeira opção. O próprio apóstolo Paulo escreveu sobre a necessidade de uma transformação operada pelo Senhor na vida do pecador para sua salvação:

“Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados, nos quais andastes outrora , segundo o curso deste mundo , segundo o príncipe da potestade do ar, do espírito que agora atua nos filhos da desobediência; entre os quais  também todos nós andamos outrora,segundo as inclinações da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos , por natureza, filhos da ira, como também os demais. Mas Deus, sendo rico em misericórdia, por causa do grande amor que nos amou,  e estando nós mortos em nossos delitos, nos deu vida juntamente com cristo, pela graça sois salvos, e, juntamente com ele, nos solicitou, e nos fez assentar nos lugares celestiais e que cristo Jesus; para mostrar, nos séculos vindouros, a suprema riqueza de sua graça, em bondade para conosco, em cristo Jesus. Por que pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; é dom de Deus; não de obras, para que ninguém se glorie. Pois somos feitura dele, criadas em cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus de antemão preparou para que andássemos nela.” Efésios 2: 1 a 10

“Segue a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14

Chegamos então a conclusão que devemos aceitar sem dúvida alguma a segunda opção como sendo a opção verdadeira. Paulo como homem inspirado por Deus sabia que o Senhor veio a esse mundo para salvar os homens dos “seus pecados” conforme está registrado no evangelho de Mateus:

“Ela dará a luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o seu povo dos pecados deles.” Mat. 1:21

Vejamos um texto maravilhoso escrito por Paulo sobre o poder da graça de Deus transformando e purificando a vida de homens pecadores os tornando-os em servos de Deus preparados para a salvação:

“Porquanto a graça de Deus se manifestou salvadora a todos os homens, educando-nos para que, renegadas a impiedade e as paixões mundanas, vivamos, no presente século, sensata, justa e piedosamente, aguardando a bendita esperança e a manifestação da glória do nosso grande Deus e salvador Cristo Jesus, o qual a si mesmo se deu por nós, a fim de remir-nos de toda iniquidade e purificar, para si mesmo, um povo exclusivamente seu, zeloso de boas obras.” Tito 2:11-14

Foi exatamente isso que aconteceu na vida de Paulo:

“Fiel e a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo sua completa longanimidade, e servisse eu  de modelo a quantos hão de crer Nele para vida eterna. “ 1° Timóteo 1:15 e 16

“Mas, Por esta mesma razão,”, diz a Palavra do Senhor, para que Paulo fosse salvo lhe foi “concedida  misericórdia” do Senhor, para que nele “o principal pecador evidenciasse Jesus Cristo a Sua completa longanimidade” lhe concedendo a graça maravilhosa que restaura e salva. Essa transformação ocorrida na vida de Paulo era necessária para que se tornasse um “modelo” para todos que “hão de crer Nele para vida eterna.”

Paulo um modelo para todos que também desejam alcançar a transformação necessária para  se obter a salvação. Este é o motivo de Paulo ter nos feito um lindo convite:

“Sede meus imitadores, como também eu de Cristo.” I Cor. 11:1.

Paulo não era nosso modelo quando vivia como “principal pecador,”mas sim quando ele afirmou:

“Logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no filho da Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim.” Gál. 2:20

Que nós também possamos reconhecer nossa condição como principais pecadores. Este é o primeiro passo. O segundo é não nos acomodarmos a esta condição. O Senhor pode e deseja nos transformar hoje como fez na vida do apóstolo Paulo.

Mas o pecado nos prende. Somos escravo do pecado.

“Quanto ao perverso as suas iniquidades o prenderão, e com as cordas do seu pecado será detido.” Provérbio 5: 22

 “Replicou-lhe Jesus: Em verdade, em verdade vos digo: Todo o que comete pecado é escravo do pecado. João 8:34

Como nos livrar dele? Temos a maravilhosa promessa:

“Conhecereis a Verdade e a Verdade vos libertará.” João 8:32

Paulo conheceu e aceitou a Verdade e foi libertado. Não quer você também ser transformado completamente, sendo libertado de uma forma real da escravidão do pecado?

Aceite a Verdade e a Verdade o libertará! A Verdade é Jesus.

“Se, pois, o Filho vos libertar, verdadeiramente sereis livres.” João 8:36

O Senhor deseja nos libertar para nos salvar e também para fazer de nós “modelos,” exemplos de libertação para todos que o Senhor também deseja libertar e salvar.

Que o nosso maravilhoso Senhor seja louvado!

3 comments so far

  1. Ellena F on

    Hi great reading youur blog


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: