Novo Nascimento

 

Novbo Nscimento

 

Na meditação “Encontros com Deus” 2014 página 241, temos à seguinte afirmação sobre o novo nascimento: “Contudo, mesmo entre Cristo e os cristãos continua havendo uma distância incalculável, porque nem o novo nascimento elimina completamente nossa distorcida natureza básica (Rm 7)”

Será que mesmo depois do novo nascimento continuaremos dominados pela carne e vivendo como escravos do pecado conforme o homem de Romanos 7?

Compare essa afirmação pobre e acanhada sobre o novo nascimento que está nessa meditação com a seguinte declaração da serva do Senhor que está no Grande Conflito p. 468

No novo nascimento o coração é posto em harmonia com Deus, ao colocar-se em conformidade com a Sua lei. Quando esta poderosa transformação se efetua no pecador, passou ele da morte para a vida, do pecado para a santidade, da transgressão e rebelião para a obediência e lealdade. Terminou a velha vida de afastamento de Deus, começando a nova vida de reconciliação, de fé e amor. Então, “a justiça da lei” se cumpre “em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”. Rom. 8:4. E a linguagem da alma será: “Oh! quanto amo a Tua lei! é a minha meditação em todo o dia.” Sal. 119:97.’ Grande Conflito, p.468

O autor da meditação tem Romanos 7 como exemplo de como vive o homem mesmo depois do novo nascimento, já a serva do Senhor menciona Romanos 8:4,  para nos revelar como vivem aqueles que realmente nasceram de novo, uma grande diferença, nascido de novo, não andando segundo a carne, mas sim pelo Espírito, “em nós, que não andamos segundo a carne, mas segundo o Espírito”.

Vamos analisar outros textos do Espírito de profecia, sendo essa uma fonte de informação muito mais confiável, onde veremos o que significa realmente para nós nascer de novo.

“A mudança do coração representada pelo novo nascimento somente poderá ser levada a efeito pela atuação efetiva do Espírito Santo. … O orgulho e o amor-próprio resistem ao Espírito de Deus; toda inclinação natural do ser humano se opõe à transformação da altivez e soberba na mansidão e humildade de Cristo. Se quisermos porém, andar no caminho de vida eterna, não devemos escutar as insinuações do eu. Com humildade e contrição devemos suplicar a nosso Pai celestial: “Cria em mim, ó Deus, um coração puro e renova em mim um espírito reto.” Sal. 51:10. À medida que recebemos a divina luz e cooperamos com a iniciativa do Céu, somos “nascidos de novo” e livres da mancha do pecado pelo poder de Cristo. The Youth’s Instructor, 9 de setembro de 1897” Fé Pela Qual Eu Vivo, MM 1959, p. 137

“O novo nascimento consiste em ter novos intuitos, novos gostos, novas tendências. Os que, pelo Espírito Santo, são gerados para uma nova vida, tornaram-se participantes da natureza divina, e em todos os seus hábitos e práticas evidenciarão sua relação com Cristo. Quando homens que alegam ser cristãos retêm todos os seus defeitos naturais de caráter e disposição, em que a sua posição difere da dos mundanos? Eles não apreciam a verdade como elemento santificador e refinador. Não nasceram de novo. .” Maranata, O Senhor Vem, MM 1977, p. 235

“Verdadeira convicção do pecado, real dor de coração causada por pecaminosidade, morte do egoísmo, vitória diária sobre os defeitos de caráter, e novo nascimento são representados como coisas antigas, que no dizer de Paulo, “já passaram; eis que se fizeram novas”. II Cor. 5:17. Muitos nada sabem a respeito de uma tal obra. Enxertaram a verdade em seu coração natural, e continuaram como antes, manifestando os mesmos infelizes traços de caráter. O necessário agora é um testemunho claro, dado em amor por lábios tocados com brasas vivas.” Cuidado De Deus, MM 1995 p. 335

“Haverá um novo nascimento, uma nova mente pela atuação do Espírito de Deus, que purifica a vida e enobrece o caráter. Essa ligação com Deus habilita o homem para o glorioso reino do Céu. Nenhuma invenção humana pode jamais encontrar um remédio para o pecador. Signs of the Times, 11 de janeiro de 1877.” Fé Pela Qual Eu Vivo, MM 1959, p. 96

“Jesus tem amado os homens, e tomado todas as providências para que a pessoa comprada por sangue tenha um novo nascimento, uma nova vida derivada de Sua própria vida. … “Quem tem o Filho tem a vida; quem não tem o Filho de Deus não tem a vida.” I João 5:12. Os que crêem em Cristo derivam seus motivos e a textura de seu caráter dAquele em quem crêem. The Youth’s Instructor, 10 de janeiro de 1895.” Fé Pela Qual Eu Vivo, MM 1959, p. 96

Porque é importante saber o que representa nascer de novo

Muitos estão acomodados nessa condição de escravos do pecado, não acreditam na possibilidade de serem plenamente libertados pelo poder do Senhor, e por não acreditarem não desejam e não procuram em Deus essa libertação. É muito importante sabermos realmente o que representa para nós nascermos de novo, para que sintamos então o desejo de que esse milagre ocorra em nossa vida, lembrando que: “O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com o seu desejo e consentimento […]”

“O Espírito trabalha no coração do homem de acordo com o seu desejo e consentimento, nele implantando natureza nova; mas a classe representada pelas virgens loucas contentou-se com uma obra superficial.” Parábolas de Jesus pág.411

Não devemos abaixar a norma

“Nunca devemos abaixar a norma de justiça com o fim de acomodar à prática do mal, tendências herdadas ou cultivadas” Infelizmente é exatamente isso que está acontecendo, a grande maioria abaixou a norma e se acomodou no pecado, herdado e cultivado. Precisamos realmente de um despertamento, entender o que o Senhor pode e deseja realizar em nossa vida. Devemos lembrar que o nosso Deus é o Deus do impossível, Ele pode realizar esse milagre maravilhoso, nos libertar plenamente da escravidão do pecado em ocasião oportuna. Deus seja para sempre louvado!

“Deus somente aceitará os que estão decididos a ter um alvo elevado. Coloca cada agente humano sob a obrigação de fazer o melhor. De todos é requerido perfeição moral. Nunca devemos abaixar a norma de justiça com o fim de acomodar à prática do mal, tendências herdadas ou cultivadas. Precisamos compreender que imperfeição de caráter é pecado. Todos os justos atributos de caráter habitam em Deus como um todo perfeito e harmonioso, e todo aquele que aceita a Cristo como Salvador pessoal, tem o privilégio de possuir estes atributos.” Parábolas de Jesus p. 330

“[…] Não devemos andar segundo nossas próprias idéias[…]”

“Muitos há que pensam ser impossível escapar do poder do pecado, mas a promessa é de que seremos tomados de toda a plenitude de Deus. Nós pomos a mira muito baixo. O alvo é muito mais elevado. Nossa mente carece de expansão, para podermos compreender o sentido das providências de Deus. Devemos refletir os mais altos atributos de caráter divino. Devemos ser gratos por não sermos deixados a nós mesmos. A lei de Deus é a exaltada norma que a todos cumpre alcançar. … Não devemos andar segundo nossas próprias idéias, … mas sim seguir as pisadas de Cristo.” Cuidado de Deus, MM 1995, p.161

Desperta povo de Deus!!!!!

No comments yet

Deixe um comentário